Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Entrevista escritor Paulinho Rosenbaum

  1. Escritor Paulinho Rosenbaum, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que o motivou a escrever “O que é Judaísmo?”

Shalom,
Comecei no ensino do Judaísmo na década de 80, fazendo dinâmicas de grupo e organizando debates em Israel. De lá para cá estudei em algumas Yeshivót (centro de estudos talmúdicos e rabínicos. Plural = Yeshivá) tanto em Israel como no Canadá onde me dediquei a maior parte do tempo ao estudo autodidata das fontes judaicas clássicas e ao ensino da Torá em Espanhol para imigrantes latino-americanos em Toronto. Mergulhar conhecimento religioso no bom humor judaico e na cultura brasileira deu forma ao “Tropicasher, Torá com Sabor Tropical”. O livro atual é o terceiro desta série, sob forma de perguntas e respostas. 

  1. Apresente-nos a obra (sinopse)

“O que é Judaísmo?” é uma sinopse colhida de milhares de textos e comentários bíblicos e pós bíblicos sob a ótica judaica, não raro bem diferente da romano-laica.
Desde que começamos com o site www.tropicasher.com.br e os grupos de estudo nas redes sociais, o calhamaço de perguntas e questionamentos tem sido tão graúdo que chegou o momento de escrever o primeiro de uma possível trilogia, com o intuito principal de abrir uma janela para dentro da Civilização Judaica. Estão todos convidados a dar uma espiadela fenestra adentro e deslumbra-se com aquilo que descobrirem. Nada aqui é ponto final e sempre haverá lugar para mais.


  1. Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura desta obra literária?

Nesta obra faço o possível para lograr o impossível: selecionar milênios de saber e prática ético-religiosa num livro básico e atual, profundo, mas de fácil leitura, que não tem a pretensão de responder todas as perguntas, mas que pode elucidar algumas. Na Era em que vivemos, temos o privilégio de poder acessar tanto conhecimento, de tantos lugares, no idioma que quisermos e tão rapidamente. Mas isso também nos obriga a ser concisos, seletivos e práticos.


  1. O que mais chamou a sua atenção ao escrever o livro?

O quanto o conhecimento judaico pode nos ajudar a abrandar dúvidas que nutrimos no nosso viver cotidiano, independentemente da nossa orientação religiosa. No Judaísmo a fé faz parte de um povo e não o contrário. Ser judeu é étnico, cultural, nacional e religioso. Você é judeu porque sua mãe é judia, mesmo sendo ateu. E você não é judeu se sua mãe não for judaica, mesmo que saiba falar hebraico, adore Israel e poste fotos bizarras nas redes sociais paramentado como judeu. Há judeus que praticam e os que não praticam, que praticam assim ou assado, que se identificam desta ou daquela forma como judeus. Nenhum judeu acha que segue uma religião, mas sente que faz parte de um povo. Achei legal colocar isto em forma de um livro do tipo “O que é...?”

  1. Apresente-nos alguns tópicos do sumário

Akarát Hatóv – Gratidão – a base do Judaísmo; Quem é o verdadeiro Cabalista?
Todo o Judaísmo num pé só; Quem não é judeu vai pro Céu? O karma no Judaísmo

  1. A quem indica leitura?
Crianças e adultos que saibam ler.

  1. Estás participando da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Conte-nos onde, em que dia, horário, podemos encontrá-lo por lá.



  1. Onde podemos comprar o seu livro? (Podes deixar até 3 opções para compra).

Na própria Bienal do Riocentro (Barra da Tijuca, 02/09/2019 à partir das 13hs); nos sites da principais livrarias e da editora Autografia, e pelos sites www.tropicasher.com.br e www.oqueejudaismo.blogspot.com.br


  1. Quais os seus principais projetos literários?

O livro traz toda a listagem na última página mas podemos destacar a série Parashá Para Já (comentários da Torá no estilo Tropicasher) e logo mais teremos uma obra revolucionária de ensino da Cabala segundo suas fontes sagradas originais, mas com aquele saber tropical que o brasileiro gosta: A Cabala Tropical!

  1. Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Paulinho Rosenbaum. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Mais uma vez obrigado pela oportunidade. A mensagem que todos queremos receber é sempre a do amor. Tudo o que se faz com amor e com bom humor, aproxima corações e quebra barreiras, derruba estranhamentos e faz bem à saúde.
Este livro é apenas uma tênue iniciativa neste sentido.

Paulinho Rosenbaum

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }