Money Management 101
O Passuk da Parashah dessa semana, Parashat Teruma, diz "דבר אל בני ישראל ויקחו לי תרומה - Hashem diz a Moshe Rabbenu para pedir às pessoas que façam uma doação a Ele". Os comentaristas perguntam: por que o Passuk não diz simplesmente para o Povo fazer uma doação? Uma explicação é que não é possível dar qualquer coisa a Hashem; tudo já pertence a Ele - "לי הכסף לי הזהב נאום ה' - Hashem possui todo o dinheiro do mundo".
Quando alguém faz uma doação, está recebendo dinheiro de Hashem. Hashem, em Sua bondade, nos dá a oportunidade de recebermos os méritos quando decidirmos dar Tzedakah, mas é o Seu dinheiro que estamos doando. É tão importante lembrar que cada “Real” que possuímos chegou até nós única e exclusivamente por causa da vontade de Hashem. Não são os investimentos que nos rendem dinheiro; não são os clientes que compram nossos produtos que nos dão dinheiro. Somente Hashem nos manda dinheiro, e a maneira como conseguimos recebe-lo é apenas uma camuflagem. Portanto, não devemos nos envolver em especulações demasiadas. No final, se estamos destinados a ganhar dinheiro, a decisão que tomarmos vai trazê-lo.
Eu li uma história sobre o Rav Yosef Chaim Zonnenfeld. Quando ele teve um bebê, não tinha dinheiro para fazer o Brit Milah. Ele tinha um bilhete de loteria que tinha recebido de um banco na Áustria e vendeu-o a seu médico por algumas moedas de ouro, usando o dinheiro para pagar o Brit Milah.
Algumas semanas depois, o médico procurou o Rabino contando que o bilhete ganhou 100,000 moedas de ouro, uma quantia enorme de dinheiro. Ele disse para o Rabino: "O bilhete era, de fato, seu. Eu me sinto culpado. Quero lhe dar parte do dinheiro porque, tecnicamente, você merece". O Rav Zonnenfeld imediatamente respondeu: "Um bilhete não é o que ganha a loteria. A pessoa, sim, é quem ganha. Hashem quis que você ganhasse na loteria e por isso você foi premiado. Se fosse eu que tivesse com o bilhete, ele não teria sido premiado." Simples e pura Emunah.
Nosso dinheiro chega até nós apenas por causa de Hashem, não por causa dos meios que escolhemos para fazê-lo. Mas Hashem nos deixa escolher o que desejamos fazer com o dinheiro; e quando damos Tzedakah, somos nós os que mais ganhamos com isso.
Um homem me contou que teve um bebê e logo recebeu uma conta do hospital de $3200. Era um hospital que aceitava seu seguro-saúde, então ele ligou para lá questionando por que tinham cobrado tanto, tentando reduzir um pouco o valor da cobrança, mas não conseguiu nada.
O irmão desta pessoa estuda em um Kollel e, de tempos em tempos, ele doa ao Kollel um valor para ajudar a manter seu irmão. Algumas semanas após o nascimento do bebê, ele doou $500 para o Kollel. O responsável pelo administrativo do Kollel lhe disse que seu irmão tem tido umas despesas extras e imprevistas, pedindo-lhe uma colaboração um pouco maior. Ele respondeu ao responsável que gostaria muito de dar mais, mas não tinha condições, naquele momento, de pagar o valor que tinham pedido. Ele disse: "Está um pouco complicado agora, mas mesmo assim vou me comprometer a doar $250 ao mês durante o ano inteiro, além dos $500 que estou dando agora.
Três dias depois, ele recebeu uma ligação do hospital e foi informado que a companhia de seguros tinha acabado de pagar mais do que o esperado, o que zerou seu saldo devedor junto ao hospital.
O homem pensou: "Eu acabei de me esforçar doando $3250 e então Hashem me diz, 'Não se preocupe sobre a dívida de $3200, vou cuidar disso para você ". Hashem está no controle de nossas finanças.
Tudo o que temos é Dele, mas podemos pegar o dinheiro e usar para fazer o bem e ganhar uma recompensa eterna.
-- Rav David Ashear
O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah e não pode ser postado em outros sites