Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é o Bezerro de Ouro no Judaísmo?

PARASHÁ DA SEMANA "KI TISSÁ"




O Talmud diz que tem 3 coisas que D-us não dá de Mão beijada:
  1. Torá - onde estão os conhecimentos dos segredos do Universo e da Vida
  2. Eretz Israel - a morada espiritual de Deus no mundo material
  3. Olam habá - o Mundo Vindouro, que se adquire somente através das Mitsvót
Se alguém te aparecer oferecendo algumas dessas 3 coisas na faixa, no fiado, só com acreditando que esta ou aquela pessoa te põe no Céu - pinica na hora!
Mas quando você vê como custou ao povo judeu observar a Torá, mesmo com o preço da comida casher mais elevado, com tantas atrações sedutoras no mundo não judaico, com tanto anti-semitismo, com tanta seita chulé tentando converter judeus - se travestindo de judeus messiânicos - ou balela semelhante, então podes crer nos caminhos da Torá.
O pecado de acreditar no bezerro de ouro não foi tanto por ser um idolo sem valor - pois poderíamos dar esse "desconto" a um povo que havia passado gerações numa terra como o Egito - mas pelo fato de não terem tido a paciência necessária à pessoa de fé, dando a Moisés o tempo requerido para trazer a Tórá do Sinai ao povo judeu. 
O mesmo se dá com relação a Israel, quando queremos que tudo por lá dê super certo sem que façamos esforço algum e logo saímos culpando a terra ou o povo que está nela pelas coisas não serem da exata forma que gostaríamos que fosse. Do Mundo Vindouro então nem se fala: como queremos te uma vida eterna boa e uma alma iluminada, sem que nos esforcemos para isso?
Quando você vê com quanta dificuldade o mundo aceita o Estado de Israel e Jerusalém como sua capital -  única terra do mundo com um registro histórico tão antigo e reconhecido por todas as religiões - podes crer daí que Israel é nosso.
Quando vê com que dificuldade se cumpre o Shabat, as festas, quanto temos que declinar para comer somente comida casher, levantar mais cedo para rezar, quando seria mais fácil acreditar num suposto ídolo para ganhar o beneficio da eternidade, então pode crer que a Torá é Verdade Divina e incontestável.
Tudo o que vem muito fácil gera dúvida.


PRINCIPIOS DA FÉ JUDAICA
A Torá diz: "comerás o pão com o suor do teu rosto".
Daí o Shulchan Aruch (código de conduta judaica) nos ensina que devemos fazer um pouco de exercício antes de comer, para melhorar a digestão. Não é bom comer quando não temos fome ou sede (Maimonides) e não devemos dormir de barriga vazia ou totalmente saciados, mas após uma leve refeição, uma fruta ou bolachinha. É ruim ficar se segurando para ir ao banheiro pois isso faz com que nosso organismo absorva novamente as toxinas que quer eliminar. Devemos sempre ir ao WC imediatamente.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }