Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

YOM HAATSMAÚT - Dia da Independência de Israel - alguns aspectos religiosos

ISRAEL, A AREIA QUE VIROU MEL

Hoje é o décimo nono dia da contagem do Ômer, que começou um dia após a festa de Pêssach e culmina no quinquagésimo dia, na festa das Primícias, ou Shavuot.

Qual a ligação entre estas daus festas e o Dia da Indepêndencia de Israel, que na data hebraica cai no dia 5 do mês hebraico de Yiar?

A festa de Pessach celebra a saída do jugo da escravidão, da pior das diásporas.
A festa de Shavuot então celebrada no Templo em Jerusalém, celebra o mais alto nivel de liberdade: a liberdade para habitar a própria terra com total Proteção Divina.

O que temos neste interim? A contagem do Ômer. de 1 a 50, da mais dura diáspora até o mais alto posto da espiritualidade, da oferta do que temos de melhor em nossas mãos.

A data da Independência de Israel, assim como a data da libertação de Jerusalém, celebrada também no mês de Yiar, estão no meio deste caminho, como dois elos de ligação em escala ascendente.



No dia da Independência, chamado em hebraico de YOM HAATSMAUT, recitamos o HALEL,
salmos de louvor e agradecimento a D-us, que, a partir de um inicio laico-socialista, foi formando a uma identidade genuinamente judaica no decorrer das décadas, até chegarmos hoje a um país vivo, vibrante, avançado espiritual e cientificamente, um orgulho para todos nós,.

E tudo isto em pouco mais de 68 anos, se contarmos as 3 décadas do início da colonização, quando o povo judeu volta à sua terra e a encontra desolada, árida, pantanosa e despopulada.

Em menos de um século Israel passa dos 7 milhões de habitantes, tornando-se, além da única democracia do Oriente Médio, o maior povoado judaico do mundo em 2000 anos!!!!

Mazal Tov Israel, louvores a Hashem, nosso Pai, Rei do Universo. 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }