Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Porção Semanal da Torá: Pinchas - Meor Hashabat

 Pinchas     Bamidbar (Números) 25:10 - 30:1

            Pinchas agiu com fervor na Porção da Torá da semana passada ao impedir uma exibição pública de imoralidade. Cessou, com isso, a praga que estava matando milhares de pessoas. Ele é recompensado, tornando-se Cohen (a tribo dos Sacerdotes) por decreto Divino.
            O Todo-Poderoso ordena Moshe a atacar os Midianitas em retaliação ao plano imoral perpetrado contra o Povo Judeu. Um novo censo é realizado entre os Israelitas, revelando que há 601.730 homens em idade de servir o exército. Dus orienta a divisão da Terra de Israel entre as 12 tribos. Os Levitas são contados.
            Moshe pede a Dus que aponte um sucessor e o Todo-Poderoso designa Yehoshua (Josué). A Porção Semanal conclui com as várias oferendas que o Povo de Israel deveria trazer: a oferenda diária, a de Shabat, Rosh Hódesh (início do mês) e nas festividades.




Dvar Torá:         baseado no livro Love Your Neighbor, do rabino Zelig Pliskin

            A Torá relata o pedido de Moshe ao Criador ao saber que logo iria morrer: “Que o Todo-Poderoso, D’us de todas as criaturas, aponte um líder sobre a congregação (Bamidbár 27:16)”. Qual a essência de um verdadeiro líder Judeu?
            O Midrásh Bamidbár Rabá, uma coletânea de explanações sobre a Torá, em seu capítulo 21, versículo 15, relata os detalhes da conversa entre D’us e Moshe. Falou Moshe: “O Senhor sabe que a mente de um individuo não é igual à de outro. Aponte, por favor, um líder para a congregação que seja capaz de tratar cada um conforme sua própria mentalidade”.
            O Rabino Haim Shmielevitz escreveu que, embora um orador público possa ter um papel muito importante em influenciar os outros, ainda assim ele não é um verdadeiro líder. Um verdadeiro líder é aquele que entende cada pessoa individualmente e lida com cada uma de acordo.
            E o Midrásh (Bamidbar Raba 21:2) traz o seguinte adágio: “Da mesma forma que o rosto de todas as pessoas são diferentes, assim também são seus corações (a maneira como pensam e sentem)”.  Por este motivo Moshe pediu a D’us que escolhesse uma pessoa capaz de lidar com cada individuo de forma individualizada.
            As discussões e brigas são iniciadas por diferenças de opiniões e pela falta de tolerância com a visão dos demais. O rabino Menachem Mendel de Kotzk (1787-1859), um dos grandes líderes chassídicos do século XIX, ofereceu o seguinte conselho para não cairmos nesta armadilha: “Prestem atenção e assimilem o ensinamento do Midrásh acima (‘Da mesma forma que o rosto de todas as pessoas são diferentes, assim também são os seus corações’). Por que ninguém jamais ficou aborrecido pelo fato de os demais habitantes do planeta não terem seus traços faciais? Da mesma forma, devemos aceitar com naturalidade o fato de que duas pessoas nem sempre concordarão em todos os assuntos. Na verdade, a variedade e a individualidade apresentam muitos benefícios.

Ao agirmos assim, poderemos entender melhor os demais e evitar desacordos e confrontos!

Contato via email: meor18@hotmail.com
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }