Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

PARÁBOLAS DO BEN ISH CHAI - o leão, a raposa e as charadas

               Com a aproximação de Rosh Hashaná traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente e merecermos ser inscritos para um Ano Novo bom e doce.
 Os animais da selva estavam com muito medo, pois o leão, o rei, ficou furioso com todos eles e ameaçou puni-los com grande severidade. A raposa notou o pavor que recaiu sobre seus companheiros da floresta e disse: “Não tenham medo. Eu irei com vocês ao rei leão e vou acalmá-lo”. “Mas como fará isto?”, perguntaram-lhe seus companheiros. “Eu tenho 300 charadas inteligentes”, disse a raposa, “Vou contar-lhe as charadas e ele vai rir. Isto irá deixá-lo de bom humor e irá perdoá-los”, disse a raposa. Os animais concordaram com o plano e dirigiram-se à tenda do leão com a raposa liderando o grupo.
Quando andaram um quarto de milha, a raposa parou subitamente. “O que aconteceu?”, eles perguntaram. “Esqueci 100 das charadas”, respondeu a raposa. “Tudo bem”, disseram, “vamos em frente. Mesmo 200 charadas irão deliciar o rei”. Seguiram outro quarto de milha e ela parou novamente. “Agora o que foi?”, eles perguntaram. “Esqueci mais 100 charadas”, disse a raposa. “Ainda está ok. Você pode entretê-lo bem com uma centena de charadas”, disseram seus amigos. Andaram mais algum tempo e ela parou de novo. “Esqueci todas as minhas charadas!”, lamentou a raposa.
Todos os animais começaram a tremer de medo. “Olhem”, disse a raposa, “chegamos à tenda do leão. Vocês não têm outra escolha a não ser clamar e implorar por suas vidas com lágrimas e súplicas, e implorar por misericórdia e perdão”. Todos começaram a chorar por suas vidas até que o leão teve misericórdia e os perdoou.


Assim, também, a pessoa comete muitos erros e equívocos durante o ano, tanto nos relacionamentos interpessoais como em seu serviço a D'us. Ela diz a si mesma que precisa melhorar, mas seu impulso negativo lhe diz para esperar até o mês (hebreu) de Elul. Quando Elul chega, ela diz a si mesma que precisa se arrepender. No entanto, seu impulso negativo a convence a esperar até Rosh Hashaná. Quando Rosh Hashaná finalmente chega, ela quer se arrepender, mas o impulso negativo a convence a aguardar até Yom Kipur. Aí, quando chega Yom Kipur, ela percebe que seu julgamento está prestes a ser selado. Então permanece na sinagoga o dia inteiro em jejum e implorando por sua vida. E o Todo-Poderoso, em Sua grande misericórdia, aceita as nossas orações e perdoa-nos neste dia sagrado.
É extremamente importante e apropriado refletirmos e tomarmos boas decisões nestas horas antes de Rosh Hashaná. Porém, lembremo-nos também da importância do arrependimento realizando durante todo o ano, para que possamos encontrar graça aos olhos de D'us a cada momento.


Shaná Tová a Todos!



* Ben Ish Hai é um dos livros escritos pelo Rabino Yossef Haim (Bagdá, Iraque, 1833-1909)

Para receber o e-Mussar: mande para (to): emussar@terra.com.br
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }