Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Assuntos Principais da Parashá Vaishlach: Iaacov x Essav


Iaacov se prepara para o encontro com Esav (32:4-13)

            Iaacov e sua comitiva estão cerca de voltar para casa, mas um assunto ainda demanda uma solução: Esav, o irmão ávido por vingança. Iaacov envia emissários à terra de Seir, aos campos de Edom, para que transmitam ao irmão uma mensagem de paz e para sentirem suas intenções. Os emissários retornam contando que Esav está saindo ao seu encontro com um regimento de quatrocentos homens.
            Iaacov teme uma guerra fratricida. Ele não quer ser morto e também não quer matar. Como recurso tático de defesa separa sua família e todo os que o acompanham em dois agrupamentos, além de preparar-se adequadamente para o confronto. Iaacov acompanha os preparativos com orações dirigidas ao Altíssimo para que o salve das mãos de Esav, lembrando a promessa que Hashem lhe havia feito.


Uma delegação e presentes de apaziguamento (32:14-22)

            Como mencionamos, Iaacov se prepara para a luta, mas não deseja chegar a este ponto. Envia então uma delegação de servos com rebanhos, gado e camelos que serão presenteados a Esav. Iaacov abre um espaço entre um rebanho e outro para incrementar o valor do presente e instrui seus enviados sobre o que dizer a Esav.


O embate com uma figura misteriosa (32:23-33)

            A delegação sai a caminho e o acampamento de Iaacov se organiza para um pequeno descanso noturno. Antes da aurora, Iaacov atravessa o rio Yabok com toda a sua família. Quando volta à outra margem do rio para apanhar alguns objetos que havia deixado para trás, vê-se a sós e às voltas com um homem misterioso que começa a lugar com ele. Este homem não é senão o anjo celestial que pertence à raiz espiritual de Esav e ele tenta ferir Iaacov. Mas Iaacov luta com bravura e o combatente consegue quando muito tocar sua antecoxa.
            A aurora chegara e o misterioso homem-anjo suplicava a Iaacov para que o deixasse partir para o seu serviço diário. Iaacov impôs que o anjo antes lhe desse uma benção, e o anjo concordou em abençoá-lo. Além disso, deu-lhe um novo nome: “Israel”, que doravante será o nome representativo de Iaacov e alcunha de seus filhos por todas as gerações. Segundo as palavras do anjo, este nome expressa as qualidades de Iaacov, “pois lutaste contra o anjo de D-us e os homens e venceste”.
            Iaacov caminha manco de volta a seu acampamento por haver sido ferido na parte principal da antecoxa – o nervo ciático. Em lembrança disto, os filhos de Israel não comem o nervo ciático da carne até o dia de hoje.



O encontro histórico (33:1-20)

            Após 34 anos de contato totalmente interrompido, toma lugar o encontro histórico entre os dois irmãos. Iaacov alça os olhos e vê Esav e quatrocentos homens vindo ao seu encontro. Organiza então à sua família na retaguarda e sai de encontro ao irmão. Para sua alegria e surpresa, Esav irrompe de seu acampamento e corre em sua direção, abraçando-o e beijando-o, estando os dois aos prantos.
            Iaacov apresenta sua grande família ao irmão e insiste para que aceite os presentes que lhe enviara. Esav que o recusou a princípio, aceita a oferta e sugere a Iaacov que venha com ele até sua morada na terra de Seir. Iaacov argumenta que seus filhos, ainda jovens, e seu rebanho ainda não são fortes o suficiente para suportarem uma jornada longa e dura como esta. Sugere então a Esav que parta enquanto ele e os filhos viajam a seu ritmo. 
            Esav se despede de Iaacov e retorna à sua terra sua morada. Iaacov ergue um acampamento num local chamado Sucot. Dezoito meses após a parada em Sucot Iaacov chega aos limites de Canaã, estacionando em Shechem. Ali ele adquire um quinhão de terra e implanta seu acampamento. Ergue também um altar para agradecer a Hashem que o fez retornar em paz a Israel.


O episódio de Dinah e Shechem (34:1-31)

            Dinah, filha de Iaacov e Lea, almeja ampliar seus horizontes e sai a passeio. Shechem, filho de Chamor, então governante daquela região, a encontra e estupra. Dinah volta para casa e conta o acontecido. Iaacov decide esperar pelo retorno dos seus filhos que haviam saído para pastorear no campo.
            Quando retornam do pastoreio, os filhos de Iaacov encontram Shechem e Chamor, que vieram fazer uma ‘cordial visita’, trazendo uma proposta: Dinah se casaria com Shechem. Segundo sua oferta, a família de Israel se mesclaria à população da cidade e desfrutaria do reconhecimento social do enlace, alem de um gordo dote.
            Os filhos de Iaacov fervem de raiva, mas reprimem seus sentimentos e respondem aos visitantes com astúcia: “estamos inclinados a aceitar a oferta, conquanto vocês e todos os habitantes da vossa cidade sejam circuncidados, como é usual e compulsório entre os nossos”.
            Shechem, ávido por obter Dinah, agrupa todos os habitantes de sua cidade e os convence a aceitar o ditame dos filhos de Iaacov. No terceiro dia após a circuncisão geral, todos os homens da cidade estão convalescendo em suas camas, sofrendo dores insuportáveis. Shimon e Levi, filhos de Iaacov, tomam espadas e saem em jornada de vingança contra Shechem. Matam Shechem, Chamor e todos os homens do local. Suas mulheres e filhos são levados como prisioneiros.
            Iaacov teme que um ato como este levantaria contra si todos os homens de Canaã, mas os irmãos são firmes em sua decisão de que não se pode deixar um ato criminoso como este passar em branco.


Retornam a Beit-El (35:1-15)

            D-us se revela a Iaacov e o manda subir a Beit-El, local onde Hashem havia se relevado a ele quando fugira de Esav, para lá se assentar e cumprir sua promessa de erguer um altar de gratidão naquele lugar. Iaacov ordena a todos os membros de sua família que se purifiquem e se preparem para a subida àquele local sagrado.
            A jornada desde Shechem a Beit-El transcorre em paz. Os habitantes da terra, para quem as tribos de Israel eram vistos como invasores e conquistadores, foram tomados por um pavor de D-us sobre as cidades e seus arredores, permitindo que eles fizessem seu trajeto em segurança.
            Iaacov ergue um altar em Beit-El. D-us se revela a ele, abençoa a si e a seus numerosos filhos com a herança daquela terra, ratificando a troca do nome de Iaacov pelo novo nome de ‘Israel’, que lhe havia sido dado anteriormente pelo anjo. Iaacov constrói um monumento, despeja sobre ele vinho e o unge com azeite.
           

O nascimento de Biniamin e falecimento de Rachel (35:16-29)

            Iaacov deixa Beit-El, prossegue em sua jornada atravessando Efrat, em direção a Keriát Arba, morada de seu pai Itschak. No caminho a caravana é obrigada a estacionar, pois Rachel está prestes a dar à luz o décimo-segundo filho, o caçula de Iaacov. O parto havia sido especialmente difícil. No final nasce Biniamin, mas como conseqüência sua mãe Rachel vem a falecer. Iaacov sepulta Rachel naquele mesmo local, no meio do caminho entre Ierushalaim e Chevron, erguendo um monumento (Matsevá) sobre o tumulo de Rachel.
            Tempos depois, Iaacov chega a Chevron, ao encontro de Itschak seu pai. Neste contexto, a Torá relata o falecimento de Itschak, aos 180 anos de idade. Na verdade, sabemos que seu falecimento veio a ocorrer anos depois, após a venda de Iossef aos egípcios.


As famílias de Esav (36:1-43)

            Todo este capitulo, até o final da parashá, relata resumidamente as famílias de Esav e sua história, dos chefes dos clãs aos reis que os descenderam. Durante a narrativa, a Torá conta sobre o abandono de Canaã por Esav, por causa do irmão Yaacov.
            Desta forma, Esav admite que a herança de Eretz Israel, que havia sido prometida a Avraham e a Itschak, fora destinada a Iaacov-Israel e seus filhos.

Esta parashá contém 154 versículos.
                         


-- 
R.Shmuel Lancry
    -989312690-
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }