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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá da Semana de Chánuca: Mikêtz

Faraó, faraó, de você não tenho dó...
Esta parashá começa assim:

" - Então, ao cabo de dois anos o faraó sonhou e então as vacas foram ao Nilo e então..."

Então isso, então aquilo...  Esta série de "entões" vem nos mostrar a providência Divina atuando no momento necessário. Esta é uma das características típicas dos milagres: eles acontecerem na hora certa.

"Teshuát Hashem ke' eref ayin", diz o Talmud - Hashem nos tira do sufoco num piscar de olhos!

A parashá conta que Yossef ficou dois anos nas masmorras do faraó, mesmo depois de solucionar os sonhos do padeiro e o do bar-man do Faraó. A interpretação de Yossef foi uma profecia: o padeiro foi condenado e o bar-man foi solto, conforme ele havia contado.

Mal agradecido, o bar-man esqueceu (de propósito) de pedir ao faraó para soltar Yossef.

Assim tem sido durante todas as diásporas: nações do mundo se beneficiam com a sabedoria de Israel e depois fazem que não nos conhecem. Progridem quanto acolhe os judeus, mas vão à bancarrota quando os expulsam. Basta lembrar o que eram Portugal e Espanha antes e depois da expulsão dos judeus. A Espanha começou a prosperar depois de 500 anos, coincidentemente depois que o Rei Juan Carlos pediu desculpas ao povo judeu no Knesset, pelos delitos cometidos pela Inquisição espanhola.

Estes dois anos a mais de Yossef na prisão egípcia foram um castigo educacional que Hashem implementou, por ele ter pedido ao bar-man que intercedesse junto ao faraó para libertá-lo.

Sendo Yossef um Tsadik, um homem que tinha sucesso em tudo o que fazia por obra de Hashem, de acordo com a Torá ele jamais poderia depositar seu destino nas mãos de um ser humano.

Mas quando chegou a hora do Plano Divino funcionar, Hashem não demora a fazer o faraó ter o tal sonho das vacas gordas e das magras, dá um nó no pensamento dos oráculos egípcios para nenhum deles vir com uma solução e de repente, não mais que de repente, o bar-man lembrou-se de Yossef, ainda que de má vontade:

" - Seu Faraó, tem um moleque judeu que veio parar aqui vendido como escravo, que talvez possa quebrar o vosso galho real e interpretar o sonho pro senhor. Ele interpretou o meu e foi batata!"

O afável leitor notou: o energúmeno do bar-man foi mal caráter, alem de anti-semita.

Disse que Yossef era moleque - pois ainda teria descredito mesmo que acertasse no sonho.

Disse que Yossef era judeu - pois não poderia ocupar cargos oficiais caso sua sorte virasse

Disse que Yossef veio como escravo - pois um escravo tinha restrições naquela sociedade.

Mas nada disso adiantou:
Yossef era um adulto - pois tinha idade maior que bar-mitsvá.
Yossef era judeu - portanto filho de Israel, podendo ocupar qualquer cargo que Hashem designar.
Yossef era livre - pois só servia a Hashem, o Rei dos Reis dos Reis, o Santo Bendito Seja.
O Faraó sentiu isso e mandou tirar Yossef da masmorra na vula, dar-lhe um "banho-de-loja" faraônico com direito a mordomias e apresentar-se frente a corte egípcia de maneira digna.
O Faraó contou o sonho, Yossef mata a charada na chincha e lhe ainda dá conselhos de brinde.
O Faraó deu socos no ar, pulinhos de alegria de satisfação e nomeou Yossef vice-rei do Egito.
" - Somente o trono será mais alto que você" - disse o faraó.
Nossos sábios ensinam que o "trono" neste caso é o trono de Hashem.
Hashem escolhe a pessoa certa na ocasião certa para fazer o Seu Trono Celestial prevalecer entre os humanos.
Pode ser você também.
Desde que seja um Tsadik como Yossef.
Que só tenha uma preocupação na mente, dia e noite, todos os dias.
Fazer valer a vontade de Hashem, do modo exato como está na Torá.
Yossef foi o primeiro a fazer o trabalho de Mashiach: operou no plano no Nefesh (plano físico).
Moshé foi o segundo: conduziu todo o povo judeu a viver de acordo com Ruach (Espirito) da Torá.
David o terceiro. trouxe a Neshamá (alma) do mundo na construção do Templo no local determinado por D-us.
Mas esta Neshamá (alma), foi exilada após duas destruições e um exílio que está terminando aos poucos, desde o reerguimento do Estado de Israel, o Nefesh do povo, o movimento de Teshuvá - retorno a Ruach da Torá em Israel e no mundo todo, inclusive entre os não judeus;
O Mashiach derradeiro vem restaurar a Neshamá do mundo através de reconstrução do Beit Hamikdash, do Templo de Hashem em Jerusalém.
Por isso e não por acaso lemos esta parashá na época de Chanucá - a festa de reinauguração.
Para nos reinauguramos todos os dias, por dentro e por fora, pensando em D-us e confiando que Ele fará todo o Bem que pensou para o mundo chegar até cada um de nós, no momento necessário.
Vamos tentar apressar este momento cumprindo a Torá e suas mitsvót, pensando uns nos outros.
Vai chegar.
Está prometido.

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