Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá VAICRÁ - Ong Torá.


Vaykrá

Nossa Parashá começa com a palavra Vaykrá (e chamou) fazendo com que essa palavra se torne tanto o nome da nossa Parashá quanto o nome desse nosso terceiro livro do "Pentateuco". Algumas letras no Sefer Torá tem que ser escritas obrigatoriamente maiores do que o normal e algumas são escritas obrigatoriamente pequenas. Uma dessas letras aparece na nossa Parashá, uma letra "Alef" pequena que é a última letra da palavra Vaykrá. Quando o terceiro Rebe de Lubavitch era uma criança e fez três aninhos de idade , seu avô , o "Baal HaTanya" o levou ao "cheider" (escola de meninos menores de 13 anos) e pediu para o "Melamed" (professor ​dos meninos) estudar com ele como é o costume a primeira parte da Parashat Vaykrá . Depois de estudarem , a criança perguntou ao avô :- Porque​ a letra "Alef" da palavra Vaykrá é pequena? A pergunta da criança despertou no Baal HaTanya um  profundo entusiasmo de devoção , e depois de alguns instantes explicou :- A Torá tem letras normais , tem letras pequenas como essa da nossa Parashá e letras grandes como a letra "Alef" da palavra "Adam" (no divrei haiamim) Tanto o Adam do "Alef" grande, quanto Moshe Rabeinu do "Alef" pequeno  foram pessoas que não existiram como elas. Adam foi criado pessoalmente por D'us e dele saiu toda a humanidade , Moshe Rabeinu foi o que recebeu a Torá diretamente de Hashem , falou com D'us "face a face" . Mas Moshe Rabeinu , mesmo tendo toda essa grandeza a Torá testemunha sobre ele que ele era o mais humilde de todas as pessoas do mundo. Moshe Rabeinu era filho de Amram , o líder da geração, D'us se revelou para ele na ocasião das "sarça ardente" (talvez seja melhor dizer "arbusto incandescente" para não ficar um português muito "eclesiástico") , D'us o chamou para subir ao monte Sinai, etc etc etc , e como com tudo isso como ele conseguiu se manter humilde? Moshe imaginou que qualquer outra pessoa que estivesse nessas mesmas circunstâncias que ele estava e tivesse tido essas mesmas oportunidades que ele teve teria feito muito melhor do que ele, chegaria à níveis muito mais elevados e aproveitaria essas dádivas Divinas de uma maneira muito melhor. Por isso , nesse versículo que está expressando o carinho que D'us tinha por Moshe "e chamou Moshe", a letra Alef é pequena mostrando a humildade de Moshe Rabeinu. (Temos que usar esse raciocínio de Moshe Rabeinu para nós também)

A festa de Pessach vem nos ensinar exatamente isso. A Matzá é um pão que não fermentou e vem simbolizar a humildade, o chametz é um pão fermentado, um pão que "estufou" e representa a arrogância. A verificação do chametz vem nos ensinar que devemos verificar todas as nossas atitudes para ver se alguma delas não contém um pouquinho de "arrogância estufada" e tirar totalmente a prepotência da nossa personalidade! Os próprios preparativos de Pessach são um grande treino para se chegar à humildade. A gravidade de se comer chametz em Pessach (comer chametz em Pessach é uma transgressão a nível de "caret" com todas as suas consequências) e os rigores de Pessach que não se encontram em nenhuma outra festa judaica colocam muitos de nós em um estado de "PessachFobia" com acréscimo de traumas acumulados de Pessach anteriores , e depois de limpar a casa inteira ainda é capaz que uma criança corra atrás da outra para os quartos limpos com um pacote de biscoitos na mão esfarelando tudo no meio do caminho deixando os nervos dos pais à flor da pele. Nessa hora devemos despertar o aspecto "Moshe Rabeinu" da nossa alma e manter a alegria em todos os instantes. Lá vão algumas dicas para você sobreviver com muito amor e carinho a festa de Pessach 5777 que está comemorando 3329 anos da saída do Egito.

  Manual de sobrevivência de Pessach :
1-Em primeiro lugar, agora mesmo acesse a um desses sites :

http://www.chabad.org.br/datas/pessach/procuracao/formulario.htm

http://www.morasha.com.br/nossas-festas/pessach-1/formulario.html

e dê a sua permissão aos rabinos para venderem o seu chametz.
Lembre-se que a partir da hora que o rabino vende o seu chametz o biscoito perdido no quarto da estória acima que não for encontrado já não será mais seu em Pessach , e mesmo se for encontrado em Pessach não tem problema porque ele está vendido e não é mais seu (mas não se esqueça de avisar as crianças para não comerem nada que for encontrado em Pessach sem mostrar para a mamãe). Então , não perca a paciência com as crianças e dê à eles todo o amor e carinho para eles associarem os preparativos de Pessach às boas lembranças da infância.

2-Não deixe a cozinha para última hora:
O principal da limpeza para Pessach é a cozinha. Os rabinos de Israel costumam dizer : "pó não é chametz e as crianças não são korban Pessach" . Ou seja, você não tem que se desgastar aonde não precisa e depois despejar a sua fúria encima das crianças . Vale a pena adiantar algumas coisas para não entrar em pânico de última hora, como por exemplo , se você tem o freezer da geladeira e outro freezer a parte, passe as coisas do freezer da geladeira para o outro freezer e já deixe o freezer de geladeira limpo para Pessach.

3- Armários: Há quase quatro anos atrás minha esposa estava internada no hospital antes de Pessach e eu fiquei responsável por limpar a casa com a ajuda de uma nova ajudante não judia que nunca tinha visto uma limpeza de Pessach na vida. Entramos no primeiro quarto. Minha querida esposa antes de ir para o hospital tinha deixado o quarto limpo e arrumado e a ajudante não tinha entendido o que mais precisa limpar. Eu expliquei para ela que precisamos limpar o quarto para Pessach. Mas o que vem a ser isso? Simples! Tirei absolutamente tudo que tinha nos armários , coloquei encima das camas e pedi para ela limpar o armário por dentro e colocar de volta somente todas as coisas que não são comestíveis e qualquer coisa comestivel encontrada levar para a cozinha. Avisei antecipadamente que para Pessach a gente dá um bônus sendo que o trabalho é mais difícil. Por incrível que pareça haviam lá doces chametz que escondemos e esquecemos que tínhamos escondido!  Mas também se você não fizer dessa maneira mas só limpar os armários de maneira genérica e verificar bolsos e bolsas já é o suficiente, principalmente pelo fato de você ter autorizado o rabino à vender o seu chametz.

4- Carro: dá para adiantar isso também e lavar o carro muito bem lavado , principalmente por estarmos fazendo as compras de Pessach e levando nele.

5- Compras para Pessach: Não se esqueça de comprar roupas novas para a sua esposa e filhos porque isso faz parte da Mitzvá do Yom Tov  de Pessach , também devemos comprar uma (semi) jóia para a esposa , hoje que a variedade é grande é melhor dar o dinheiro para ela comprar para ela poder escolher o que ela prefere.

E o principal, os alimentos , que podem ser comprados de acordo com os produtos liberados na lista que se encontra anexa no lado direito no site

http://www.bdk.com.br/produtos_,,,,,,,,1,,,,,.htm

As carnes podem ser encomendadas no site do Livenn

http://www.livenn.com.br

Mesmo os estabelecimentos Casher estarão vendendo produtos Casher Lepessach e também não Casher Lepessach até domingo, quando você faz as compras de Pessach verifique se o produto que você está comprando é Casher Lepessach especificamente.

6-Trabalho: Você tem seu próprio negócio? O chametz dos seus colaboradores não é seu, mesmo assim encaminhe esta página para os seus colaboradores judeus e peça para eles entrarem no site de venda do chametz e autorizarem o rabino à vender o chametz deles . Na semana de Pessach , na quinta feira 13 de abril e na sexta  14 de abril quando o trabalho é permitido (mas o chametz continua sendo proibido) tente levar para os seus colaboradores judeus comida Kasher Lepessach. Se você é o dono do seu próprio negócio a Bedikat Chametz (verificação do chametz) tem que ser feita no negócio também, mas se você não vai conseguir fazer a bediká tanto em casa quanto no trabalho no anoitecer do domingo 9 de abril , dá para fazer a bediká no trabalho sem Brachá na noite de quinta feira 6 de abril ou no sábado 8 de abril depois da havdalá.

7-Vale a pena adiantar e conseguir uma pena de ave, uma colher de pau, uma vela de cera de abelha e um pacote de papel (que você vai usar para fazer a Bedikát chametz no domingo 9 de abril)

O importante é fazer tudo com alegria e a tranquilidade lembrando à todos à sua volta que Pessach é uma festa e não um pesadelo.

Agradecemos profundamente à Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life apóiam a nossa ONG TORÁ.
Nossos agradecimentos à família Gossmann (grupo Facislito) , à família Guttmann, hotel Rojas , aos sócios da empresa Adar , à família Mamprim , à família Jonas Grinspun e à todos vocês que estão nos apoiando, que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família!!

Para o horário de acendimento das velas de Shabat na sua cidade acesse ao nosso site www.ongtora.com

Nossa Parashá é oferecida em memória de
Mazal Bat Esther Nasser z"l (5 de Sivan de 5741)
Haim Ben Shafia Nasser z"l (17 de shevat de 5762)
Esther bat Olga 11 Kislev



 
Copyright © 2017 ONG TORÁ, All rights reserved.
Você está recebendo este email porque está na lista da Parashat Hashavua ONG TORÁ

Our mailing address is:
ONG TORÁ
Rua Três Rios 137
Bom Retiro
Sao PauloSP 01123-001
Brazil
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }