Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Behar - Behukotai - Shabat Mevarchim! Ong Torá - פרשת בהר בחקתי - שבת מברכים



Behar
Nossa Parashá nos conta que Hashem falou com Moshe no monte Sinai e lá nos deu uma Mitzvá chamada "Shemitá". Todas as Mitzvót (Mandamentos Divinos) foram dadas no monte Sinai , não só a Shemitá , mas sendo que a Shemitá foi dada no monte Sinai com todos os seus detalhes  e não foi revisada e explicada por Moshe Rabeinu no sefer Dvarim (quinto livro da Torá aonde foram acrescentados mais detalhes sobre as Mitzvót) por isso ela  aparece aqui como tendo sido dada unicamente no monte Sinai. Mas o que é Shemitá? Simples! Você compra uma fazenda linda com vinhedos que produzem uvas carésimas, não deixa suas crianças se aproximarem dos cachos de uva para não estragá-los, por seis anos você vende as uvas por preços não convencionais e não deixa ninguém mexer nelas, e no sétimo ano você descobre que a terra era sua só por seis anos e agora ela volta a pertencer ao dono verdadeiro que é muito bonzinho e deixa você e todo mundo pegar as uvas de graça! E ninguém, (nem você) pode vender essas uvas, mas podem pegar só o que vão comer, e totalmente grátis! 

Para entender como isso funciona temos que nos lembrar que D'us nos deu a terra de Israel que foi dividida entre doze tribos das treze que existiam no nosso povo (a tribo de Levi e os Cohanim que tiveram origem nela não participaram da divisão da terra). Essa terra foi passando por herança até você aparecer e achar que comprou ela e que por isso ela é sua..... E aí você descobre que não é o verdadeiro dono! E não só isso, mas quando você coloca tudo no papel você vê que , não só que não teve prejuízo mas que ainda saiu no lucro porque a terra produziu no sexto ano (que deveria ser o ano mais fraco) uma quantidade que produziria em três anos! E também descobre não só que existe alguém dirigindo o seu negócio mas também que ele está fazendo isso muito melhor do que você!

 Mas porque D'us nos coloca nessa situação que parece que estamos perdendo e no fim saímos ganhando ? A resposta é simples! Para nos lembrar que esse mundo é de D'us e é ele somente que dirige o mundo e não nós , e mesmo que a nossa participação fazendo um trabalho para ganhar dinheiro e pagar as contas é uma ordem Divina, mesmo assim não podemos nos "endeusar" e achar que tudo depende de nós! Aí vem a Mitzvá da Shemitá para nos lembrar que esse mundo não é nosso mas tem alguém dirigindo ele e só deixando nós, crianças pequenas , segurarmos na direção e pensarmos que estamos dirigindo o carro do papai ! 

Aprendemos com essa Mitzvá a ultrapassar todas as crises nos lembrando a cada instante que só D'us dirige o mundo , que D'us é a essência do bem e a natureza de quem é bom é fazer o bem e que D'us ama cada um de nós mais do que o amor de um casal que teve um filho único com cem anos de idade tem por esse filho, e cuida de nós com todo o amor e carinho!

Behukotai

Parashat Behukotai nos conta que quando estudamos Torá e cumprimos as Mitzvót (Mandamentos Divinos) Hashem (D'us) nos dá a chuva na hora certa e na quantidade adequada , a linguagem da Torá é : "a terra dará seus produtos e as árvores darão seus frutos". E a pergunta é: Se a terra dará a seus produtos isso já inclui os frutos das árvores​, então, quais são essas árvores que darão seus frutos como consequência do nosso estudo de Torá e do cumprimento das Mitzvót? O Midrash Sifra nos conta que essas são as árvores estéreis que nos tempos do Mashiach elas darão frutos! 

Ou seja, hoje nosso estudo de Torá é comparado a um pai muito sábio que ensina a sua sabedoria para uma criança pequena, a sabedoria do pai desce ao nível da criança , ele ensina a criança que é proibido roubar e etc. Ou seja, a Torá que estudamos hoje está em um nível de "não roube" e etc , (e mesmo assim vemos muitos "marmanjos​" que não estão morrendo de fome roubarem quantias que nunca vão conseguir gastar na vida). E mais, nosso nível de cumprimento de Mitzvót ainda é limitado  por não podermos cumprir as Mitzvót ligadas ao Beit Hamikdash,  e mesmo a Mitzvá da Shemitá hoje , de acordo com a maior parte dos "Posskim"(legisladores que determinam a aplicação da lei judaica) a Shemitá é "Derabanan" (decreto dos Sábios de Israel usando a autoridade que a Torá lhes deu para fazê-los​) e não "Deoraita" (Mitzvá direta da Torá) por que dez tribos de Israel estão temporariamente perdidas e as Mitzvót relacionadas à terra de Israel só voltarão a ser cumpridas em todos os seus aspectos quando cada tribo de Israel estiver nas partes​ da "Terra Santa" relacionadas à sua herança, e isso só vai acontecer nos tempos do Mashiach. 

Nosso estudo de Torá e cumprimento de Mitzvót hoje é o suficiente para a terra dar os seus frutos convencionais. O estudo da Torá nos tempos do Mashiach é comparado a um pai muito sábio ensinando segredos muito profundos​ à um filho muito sábio. Hoje só conseguimos "provar" um pouquinho disso estudando a parte oculta da Torá que antes era revelada somente para um "petit comité" e hoje, de acordo com o Ari Zal, é uma Mitzvá revelar essa sabedoria, e mesmo assim a quantidade desse estudo é limitada. E mesmo que nas últimas gerações foram revelados muitos assuntos profundos por meio da "Chassidut", mesmo assim em relação às revelações dos tempos do Mashiach quando o mundo inteiro de encherá com o conhecimento Divino em quantidade e qualidade , o que estudamos hoje ainda não é o suficiente para as árvores estéreis darem os frutos exóticos que elas darão no futuro. 

Conclusão: vamos pedir todo dia para Hashem mandar o Mashiach imediatamente e usufruir todas as maravilhas desse futuro próximo !

Para uma regra da Torá ter uma exceção a própria Torá tem que trazer essa exceção. Na nossa Parashá encontramos uma linguagem muito pesada em relação ao​ que pode acontecer se não estudarmos Torá e não cumprirmos as Mitzvót. A linguagem da Torá é "Se vocês não escutarem a mim" . O Midrash Sifra nos conta que essa palavra "a mim" vem especificar que todas essas tragédias que a Torá descreve depois disso recaem sobre a pessoa que conhece D'us e tem a intenção de fazer conscientemente contra o pedido Divino, e como exemplo o Midrash traz Sodoma e Gomorra, que conheciam D'us e faziam intencionalmente o contrário do que ele pediu , assassinando, roubando e etc. 

O Ari Zal nos dá um exemplo das pessoas que trocaram intencionalmente o judaísmo pela idolatria na época do primeiro Beit Hamikdash. A destruição não veio naquela geração porque a bondade Divina determina um longo período para que a pessoa possa fazer Teshuvá, naquela reencarnação ou em outra, mas quando​ chegou a "deadline", o prazo final, aquelas almas se reencarnaram na época das cruzadas e da inquisição e tiveram a sua purificação , se precisassem morrer queimados em praça pública mas não fazer idolatria eles davam a vida, se precisassem fugir da Espanha e de Portugal  deixando os pertences para trás e não fazer idolatria eles fugiam , e cada um de acordo com o nível de obsessão pela idolatria que ele teve na época do primeiro Beit Hamikdash quando trocou a sua religião, mas quem já nasceu em uma família Judia idólatra não entra nessa categoria como vemos no Midrash mas é considerado como alguém que não conhece D'us e não tem intenção de fazer algo propositalmente. A "linguagem pesada" da Torá também vem para dar um ênfase na gravidade do assunto , como um pai bondoso que explica para o filho as consequências de certas coisas.  Entãos, vamos aproveitar o desconto estudar muita Torá e fazer muitas Mitzvót!!

Agradecemos profundamente à Fernanda e Elias Messer que por meio de sua empresa Line Life apóiam a nossa ONG TORÁ.

Nossos agradecimentos à família Nasser, à Francis e Fábio Grossmann (grupo Facislito) , à família Guttmann, ao hotel Rojas , às famílias Gueler e Rabinovich , à empresa Neeman despachantes aduaneiros, à família Mamprim , à família Grinspun e à todos vocês que estão nos apoiando, que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família!

Se você quiser dedicar uma Parashá entre em contato conosco

OngTora@OngTora.com

Para o horário de acendimento das velas de Shabat na sua cidade acesse ao nosso site www.ongtora.com

Nossa Parashá é oferecida em memória de 
Mazal Bat Esther Nasser z"l (5 de Sivan de 5741)
Haim Ben Shafia Nasser z"l (17 de shevat de 5762) 
Esther bat Olga z"l (11 Kislev)
Mordechai ben Sarah


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }