Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá ACHAREI MOT/KEDOSHIM (leia o CH como RR de carro ou J em Espanhol) - Ong Torá


Nossa Parashá foi dedicada por Alessandro e Marlene Kac Moreira em memória do seu pai e sogro recentemente falecido, que Hashem o tenha no paraíso.

Parashat Acharei Mot

Nossa Parashá nos conta sobre as instruções Divinas dadas por consequência da morte dos dois filhos de Aharon. O Ari Zal , (última palavra em assuntos cabalísticos) nos conta que Adam Harishon (o primeiro homem) "continha todas as almas do mundo. Quando ele fez o primeiro pecado , seu nível espiritual despencou e ficou nele somente somente a “Trumá” (dois centésimos) do número de almas que ele tinha antes, pouquíssimas mas de altíssima qualidade. Essas almas elevadíssimas passaram para Caim que era o primogênito e tinha nascido no Gan Eden (paraíso terrestre) depois do pecado de Adam. Essa alma elevadíssima do Caim se reencarnou nos dois filhos de Aharon que faleceram, Nadav e Avihu, eles são a ”Trumá” (a melhor parte) da alma de Adam.

O Zohar nos conta de forma genérica, que a origem da alma de Caim é o lado da impureza que a cobra colocou na Eva e Abel vem do lado de Adão (da Alma Divina de Adão) . O Ari Zal explica a intenção do Zohar: A transgressão de Adam Harishon fez com que o bem e o mal se misturassem no mundo, e tanto Cain quanto Hevel estão vinculados à árvore do bem e do mal , ou seja, os dois tinham um lado bom e um lado ruim. Sendo que Cain veio do aspecto guevurá de Adam ele era quase inteiramente ruim (impureza espiritual recebida da cobra) e um pouquinho bom (alma espiritual elevadíssima herdada de Adam) e Hevel era na sua maior parte bom (alma herdada de Adam) e um pouquinho ruim (impureza herdada da cobra). Mas a diferença entre eles era que o lado bom de Cain era extremamente superior ao lado bom de Hevel e ele herdou essa alma tão elevada por ter sido o primeiro a nascer, pegou a melhor parte da alma de Adam. 

A "impureza da cobra" 

Essa expressão espiritual à qual chamamos de "impureza da cobra" acompanha a humanidade até hoje, é ela que causa atrações eróticas estranhas em todas as suas categorias como atração íntima por animais e etc. Essa é a diferença entre o ser humano ,que recebeu a "impureza da cobra" e o animal, o animal não tem esses problemas estranhos. Dizem nossos Sábios que com o recebimento da Torá no monte Sinai a "impureza da cobra deixou o nosso povo. No monte Sinai estavam as almas de todos os judeus que iriam nascer até Mashiach chegar , e nos contou o Baal haTossafot que também estavam lá as almas de todos os que iriam se converter ao judaísmo até Mashiach chegar, e de todos essa impureza saiu com a entrega da Torá. Quando foi feita a idolatria do bezerro de ouro essa impureza da cobra voltou para o nosso povo , longe de ter a mesma intensidade de antes, fraca mas voltou.
Sendo que no início do mundo ela pegou principalmente em Adam, e os dois filhos de Aharon eram a alma (nível "nefesh") do próprio Adam , a volta parcial da "impureza da cobra" pegou principalmente neles, enfatizando espiritualmente os erros que eles cometeram. Por isso Moshe Rabeinu pediu para todo o povo de Israel se enlutar pela morte deles ,sendo que se não tivesse sido feito o bezerro de ouro eles não teriam falecido assim. 

Vort:
Disse o rav Moshe Veber , grande Tzadik que viveu em Jerusalém: O que aprendemos da união dessas duas parashiot, Aharei mot (depois de morrerem) Kedoshim (santos) ? Aprendemos que devemos falar sempre bem de qualquer pessoa que já faleceu , porque com certeza antes de ele falecer ele se arrependeu de todas as coisas erradas que fez, e as coisas boas que fez são eternas! Aharei mot Kedoshim, depois de morrerem todos são santos!!!

Parashat Kedoshim

Nossa Parashá nos conta (entre inúmeros assuntos) sobre a proibição de guardar rancor. Toda pessoa que guarda rancor contra um judeu (principalmente o cônjuge) transgride uma Mitzvá , como está escrito na nossa Parashá: "Ló titor"(não guarde rancor). Exemplo: Você pede um favor para alguém e a pessoa não quis fazê-lo. No dia seguinte, essa pessoa precisou de você e você responde: “Eu não sou como você. Eu não vou lhe negar um favor  como você fez”! Isso acontece porque a pessoa estava guardando aquele rancor e achou o momento exato para revelar isso. Em outras palavras, "jogar na cara" é proibido pela Torá.

O Baal Shem Tov explicou que nossos sábios comparam a pessoa que fica brava a alguém que está fazendo idolatria porque no momento da fúria, a fé em D-us desaparece automaticamente, e quando não se acredita em D’us consequentemente se está acreditando em outra coisa”.

Porque se ele soubesse que tudo o que acontece com ele vem de D-us, ele nunca ficaria bravo. Mesmo que uma pessoa (que tem livre-arbítrio) optou por fazer-lhe o mal, e o amaldiçoa ou bate nele ou lhe causa prejuízo monetário, e é condenada por um tribunal humano ou Divino, pela maldade da sua escolha, mesmo assim,à quem foi prejudicado já estava decretado pelos Céus que assim seria. O tribunal Divino apenas usou a pessoa ruim para cumprir o decreto, e mesmo nesse momento em que a pessoa bate em alguém ou amaldiçoa ele, o pensamento que cai na cabeça da pessoa para nos prejudicar ou o sentimento que a impulsionou a isso veio lá de cima. 

D'us faz as coisas boas acontecerem por meio de pessoas boas e as coisas ruins por meio de pessoas ruins. O agente causador do nosso infortúnio foi apenas uma ferramenta usada por D-us para cumprir o decreto Divino que veio para nos purificar de alguma coisa ruim que fizemos na reencarnação atual ou em outra. Tudo vem lá de cima e as pessoas que nos fazem o mal são os verdadeiros “bobos” que estão sendo usados para nos prejudicar e depois são castigados por terem nos prejudicado. 

Se tudo isso foi dito sobre qualquer pessoa, imagine marido e mulher ou pais e filhos que são o grupo de risco nesse assunto por terem mais intimidade entre si , quanto temos que tomar cuidado com isso. Então, não vamos ser bobos de brigar em casa!

Vort israelense: (dugri)
O rancor é comparado à fezes espirituais. Guardar rancor é prisão de ventre espiritual, você está com rancor de alguém? Baixe a descarga...........porque quanto mais acumula..........pior fica.

Pessach Sheni começa com o pôr do sol dessa terça feira 09 de Maio 2017 e continua na quarta 10 de maio. Aprendemos com Pessach Sheni que por mais que estivéssemos impuros ou distantes nunca devemos nos desanimar, sempre há uma segunda chance. A expressão "ou tudo ou nada" é o contrário da religião judaica. No judaísmo tudo encaminha pouco a pouco e por etapas, sempre acrescentamos uma coisa por vez e nunca paramos no meio do o caminho , mas sempre continuamos acrescentando. Talvez assim não cheguemos ao tudo, mas com certeza sempre estaremos bem longe do nada!!!

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }