Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá Bamidbar - Bêit Hassofer.


Assuntos Principais da Parashá Bamidbar


O Censo dos Judeus no Deserto do Sinai (1:1-46)

No dia primeiro do mês de Yiar, no segundo ano após a saída dos Filhos de Israel do Egito, Hashem ordena a Moshé que conte os Filhos de Israel, homens adultos acima dos vinte anos de idade, um mês após a inauguração do Mishkan (em primeiro de Nissan). Agora que a Presença Divina paira sobre a nação judaica, Ele os conta novamente como mostra de Seu amor pelo Seu povo.

Os Doze Príncipes das Tribos de Israel, cujos nomes são lembrados pela Torá auxiliaram Moshé nesta tarefa.  A Torá divulga o total de homens em cada tribo:

  • Reuven: 46.500
  • Shimon: 59.300
  • Gad: 45.650
  • Iehudá: 74.600
  • Issachar: 54.400
  • Zevulun: 57.400
  • Efraim (Iossef): 40.500
  • Menache (Iossef):  32.200
  • Biniamin: 35.400
  • Dan: 62.700
  • Asher: 41.500
  • Naftali: 53.400

Total: 603.550



A tribo de Levi (1:47-54)

A tribo de Levi, eleita para servir Hashem no Mishkan, não é recenseada junto aos demais Filhos de Israel. São encarregados de desmontar o Mishkan, transportá-lo em todas as jornadas dos judeus pelo deserto e erigi-lo novamente em cada permanência. Também tinham como função guardar o Mishkan da entrada de estranhos.



A ordem dos acampamentos e das jornadas (2:1-34)

Hashem ordena a Moshé e a Aharon que estabeleçam a ordem como os judeus acamparão cada vez que estacionarem no deserto, divididos em quatro agrupamentos, de acordo aos quatro pontos cardeais, cada tribo segundo seu estandarte:

No lado oriental acampava a tribo de Iehudá, acompanhada de Issachar e Zevulun.

No lado sul acampava a tribo de Reuven, acompanhada de Shimon e Gad.

No lado ocidental acampava a tribo de Efraim acompanhada de Menache e Biniamin

No lado norte acampava a tribo de Dan acompanhada de Asher e Naftali

A tribo de Levi tinha um acampamento independente, junto ao Mishkan.

Seguindo a mesma configuração de suas paradas, os Filhos de Israel levantavam acampamento cada vez que as nuvens de glória se levantavam: a tribo de Iehudá era a primeira a partir, seguida das duas tribos que a acompanhavam, e atrás deles, todas as demais.


A genealogia dos sacerdotes (3:1-4)

Com a finalização do censo dos israelitas, a Torá conta sobre a família dos Cohanim. Aharon, irmão de Moshé encabeça a lista a família. Seus filhos foram Nadav e Avihú, que também haviam sido ungidos para servir a D-us como sacerdotes morrendo sem filhos após terem ateado um fogo estranho não fora ordenado por D-us, Itamar e Elazar, que deu origem a Pinchas, nascido após a unção de Aharon e seus filhos e que não foi mencionado como descendente na linhagem dos Cohanim. Somente mais tarde Hashem o nomeia Cohen pelo mérito de seu ato de bravura como descreve a parashá que leva seu nome, Pinchas.   


A função dos Levitas e dos Cohanim (3:5-13)

Á tribo de Levi ficou reservado um papel singular no povo judeu. Os Levitas, que não são sacerdotes, ficam responsáveis pela segurança do Mishkan, enquanto a família dos Cohanim fica encarregada do serviço das oferendas.

A Torá relata que na verdade, os primogênitos deveriam servir no Mishkan, pois o Altíssimo os havia ‘adquirido’ ao separá-los dos primogênitos egípcios durante a praga dos primogênitos. Mas por haverá cometido o pecado do bezerro de ouro junto aos demais israelitas, perderem seu posto para os Levitas, que não haviam participado deste pecado.


O censo da tribo de Levi (3:14-39)

Como dissemos, o censo dos Levitas não fora feito junto ao do resto da nação israelita e agora a Moshé é ordenado recensear os Levitas do sexo masculino com mais de trinta dias de idade. Junto a este censo a Torá relata o lugar e a ordem do acampamento das três linhagens de Levitas – Guershon, Kehat e Merari –  assim como a função de cada ramificação desta tribo:

A linhagem de Guershon contava 7.500 membros com mais de trinta dias de idade, acampados do lado ocidental do Mishkan e sua função era transportar durante a jornada dos judeus pelo deserto as lonas do Mishkan, as estacas do pátio e seus acessórios.

A linhagem de Kehat contava 8.600 membros, que estacionavam ao lado sul do Mishkan e tinham como responsabilidade transportar a Mesa, a Menorá, os Altares e os utensílios sagrados.

A linhagem de Merari contava 6.200 membros, estacionava ao lado norte do Mishkan e transportava as vigas do Mishkan, suas argolas e encaixes, assim como todos os utensílios para o seu serviço, durante a jornada pelo deserto.

O recenseamento dos Levitas totaliza 22.300 pessoas, mas a Torá fornece um total de 22.000...! Esta soma objetivava contabilizar os primogênitos de Israel frente aos Levitas que substituiriam sua função (como a Torá relata à continuação). Como 300 dentre os Levitas eram primogênitos e de qualquer forma estariam obrigados a servir no Mishkan, a Torá não os conta no total do censo.  

Diante do Mishkan, do seu lado oriental, ficavam Moshé, Aharon e suas famílias, destacados do restante da tribo de Levi e acampados em separado, apesar de pertencerem à linhagem de Kehat, pai de seu pai, Amram.


A remição dos primogênitos – Pidion Bechorót (3:40-51)

Moshé faz o censo de todos os primogênitos de Israel com mais de trinta dias de idade e chega a um total de 22.273. Como 22.000 Levitas os substituem no serviço do Mishkan (sem contar os 300 Levitas primogênitos), 273 primogênitos devem ser remidos por dinheiro – 5 Shekalim de prata por cada um. Moshé faz um sorteio entre os primogênitos, do qual saem os 273 primogênitos que devem ser remidos pela soma ditada pela Torá.


A guarda dos filhos de Kehat (4:1-20)

Como dissemos, a função de Kehat era transportar os utensílios mais sagrados – os Altares, a Menorá, a Mesa onde ficava o Lechem Hapanim (pão da proposição) e os utensílios sagrados. Para esta função eram selecionados somente os homens com mais de trinta anos de idade e que ainda não haviam atingido os cinqüenta anos.

Visto tratar-se dos utensílios mais sagrados do Mishkan, lugar cuja entrada era permitida somente aos Cohanim, os filhos de Kehat não os podiam transportar do modo como se encontravam. Por isto Aharon e seus filhos precisavam cobri-los, e somente depois de desmontado o Mishkan, os Levitas filhos de Kehat poderiam carregar os utensílios, desde que cobertos.  D-us deposita a responsabilidade da segurança e o destino dos filhos de Kehat sobre seus irmãos Cohanim – que deveriam cuidar para cobrir de forma adequada os utensílios sagrados, evitando assim a sua morte, chalila.

(esta parashá contém 159 versículos).

-- 
R.Shmuel Lancry
    -989312690-
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }