Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Israel e as Nações - Nefesh Hachaim

Nefesh Hachaim é um conhecido compêndio de cabalá escrito pelo famoso rabino Chaim de Volozhin, maior Ieshivá da Europa no século 19.

Uma das maiores autoridades rabínicas do seu tempo, foi rabino do Netziv, que por sua vez foi rabino do Rav Avraham Kook, primeiro rabino chefe do Israel moderno.

A obra Nefesh Hachaim tem por finalidade incrementar a fé no Criador e na Sua providência, qual tal,  toda obra e qualquer verídica de Cabalá.

Neste livro Rav Chaim responde uma pergunta que inquietava seus alunos diante de tanta perseguição contra os judeus: "De onde os povos tiram tanta força e tanto ódio contra Israel?"

Resposta: na Torá está escrito: "Façam para mim um santuário e habitarei em vós".
Quando a Presença Divina está entre o povo judeu, ninguém tem força contra Israel.

Pelo contrário, até mesmo antigos inimigos passam a ser os nossos maiores aliados.

Somente se e quando esta Presença de afasta dos judeus, os setenta lobos, como são chamadas as nações do mundo, cercam Israel e tentam destruí-lo. Alguns quase conseguiram, mas a intervenção Divina sempre aparece para que o Seu povo não seja dizimado por completo e possa voltar a Israel.

Fatores que aproximam a Presença Divina: bondade, coleguismo, resiliência, prática das mitsvót com entusiasmo, estudo da Torá com afinco, respeito pelo próprio, pelo que é do próximo e pela opinião alheia, rezar com amor, abrir a mão para os necessitados.

Fatores que afastam a Presença Divina: raiva, inveja, rancor, vingança, impaciência, rebeldia, distância das mitsvór e do estudo da Torá, egoísmo e falta de consideração com os demais.

Rezemos para o Eterno esteja sempre habitando entre nós!




Este artigo foi escrito no dia 1 de Tamuz, dia do falecimento de Yossef Hatzadik, 
mais conhecido como José do Egito sendo dedicado à sua memória.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }