Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A TÔNICA DE ROSH HASHANÁ



imagem meramente ilustrativa




A TÔNICA DE ROSH HASHANÁ




- Aí, garção, para mim com limão espremido e duas de gêlo, please. Sem rum.
Como assim, "espremido e duas de gêlo", afável leitor?
- Seu Tropicasher, vocês não escreveram lá em cima "A Tônica de Rosh Hashaná?"
Sim, escrevemos, mas não se trata disto e sim da tônica no sentido do sentido geral da coisa.
Esta parashá nos pede para fazer Teshuvá, isto é, emendarmos nosso caminho de acordo com a vontade de Hashem e que isto não é nada de outro mundo, nem é preciso esticar aos mãos aos Céus para alcançar altos segredos Divinos e nem atravessar oceanos para buscar sabedoria e ação:
"Porque isto está bem perto de ti, para fazê-lo com o coração e com a bôca"
O judaísmo prima pela ação. O que importa é a Mitsvá que a gente faz, mais que a intenção. Mas esta intenção tem que ter um início. Este início é a vontade de estar perto de Hashem, de praticar o bem, de crescer espiritualmente, de ter um ano novo melhor. Esta vontade nasce no coração, que está dentro e perto da gente. Mais perto impossível.
Daí a gente vê que D-us não de nós exige malabarismos religiosos ou rituais complexos.
Pois a partir da vontade do coração tem de seguir uma ação. E a primeira ação deve ser o compromisso com nossa alma. Este compromisso se faz por intermédio da reza, de uma palavra amiga que dizemos a alguém, de um perdão que pedimos ou que concedemos.
Fazemos isto com nossa fala, que além de pacificar-nos com o próximo é usada para a recitação de um Kidush no Shabat, de Festas etc... Até o casamento judaico é consagrado pelo processo da fala: o noivo coloca o anel no dedo indicador da noiva e diz: "Com este anel você está consagrada... etc"
Sentir e falar são coisas que fazemos o tempo todo.
Nesta parashá Hashem instrui Moisés para que diga ao povo judeu que tudo o que Ele quer é que direcionemos para o Bem o que está mais perto e acessível a nós: nossos sentimentos e nossa fala.
Depois de Iom Kipur, o dia do ano que usamos mais o coração e a fala, vem Sucot e Simchát Torá, para festejar, comer, beber, confraternizar, dançar, cantar, se alegrar, embelezar a vida e ficar de bem com o futuro. Agora sim, pode servir a Tônica. Para mim misturada com suco de maracujá, please. Tropicasher.
Shaná Tová!

curiosidade: Água tónica é um refrigerante que originalmente continha apenas soda e quinina.
A agua tónica contem até 85 mg/l de quinina, que foi inicialmente adicionada como sendo um composto com efeitos benéficos contra a malária. Contudo hoje em dia a água tónica contêm uma quantidade insignificante de quinina em termos médicos e é somente usada pelo seu sabor (amargo). É ,consequentemente, menos desagradável e também frequentemente adocicada. Alguns produtores também produzem água tónica diet.
A água tónica é muito usada como uma bebida de mistura para cocktails, especialmente os que são feitos com gin (por exemplo gin tónico). A água tónica com adição de limão ou lima é conhecida como bitter lemon, " pina de limão" ou bitter lime, respectivamente.
A água tónica fica fluorescente se colocada sob luz ultravioleta por causa da presença da quinina.


Apoio

Banner
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }