Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Quem cura: Hashem, os médicos ou a medicação?


Hashem [D-us] cura de diversos modos


Diz a Torá:

"Ani Hashem rofêcha" (Shemót 15:26): 
"Sou Eu, Hashem, que te traz a cura 


Mas a Torá também diz em outro lugar:


"Rapô yerapê" (Shemót 21:19). 
Em tradução livre: "A curá será feita".

Segundo Rashi* isto diz repeito a uma pessoa que feriu outra. Neste caso o tratamento médico completo corre por conta do agressor. 

Com base nestas palavras nossos sábios concluem que D-us deu permissão aos médicos para curar

Pode parecer óbvio, mas as pessoas poderiam pensar que as doenças ocorrem por culpa dos pecados do individuo e não procurar ajuda médica.

Contudo, a Torá mostra em outra oportunidade, o poder da cura associado a uma serpente de cobre colocada numa haste por Moisés, por ordem de D-us, para que todo a quele que mordido por uma cobra olhasse para a cobra de bronze e se curasse [Chucát 21:8]. 

Nossos sábios dizem que não era a cobra que curava, mas o fato de alçarem os olhares para os Céus e rogassem para que Hashem os curasse. 

Em outras oportunidades a Torá apresenta águas e plantas como agentes curativos.

Então quem é que nos cura, na verdade? 
Hashem [D-us], os médicos ou os agentes curativos?

Resposta: Os três. 

Hashem criou os médicos e os agentes curativos, as plantas medicinais e os minerios que curam; deu inteligência ao homem para que desenvolvesse a medicina, pesquisasse e manufaturasse remédios e aparelhos médicos.

Mas é a fé a verdadeira em D-us, no Poder total de Sua cura, incondicional e plena, que age dentro e fora do homem inibindo a doença e trazendo cura.

Texto com base nos ensinamentos de Rabi Nachman de Breslav.
............................................................................................................................................
* Rashi: Rabi Shelomó ben Itschak, viveu na Alsácia no século 12, era vinicultor e figura nos principais comentarios da Torá Escrita e da Torá Oral [Talmud].
Dedicado a Pérets ben Chaia Krakauer, Z"L, meu médico da infância e adultância.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }