Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Para que saber as dimensões do Universo?

A MENSAGEM DE HOJE FOI PATROCINADA POR

Fernando Rizzolo

Para que saber as dimensões do Universo?
 

O mundo é extremamente vasto. A distância da Terra à borda observável do Universo é de aproximadamente 46 bilhões de anos-luz de distância. A luz viaja a 300.000 Km por segundo. Isso significa que alguém que viajar na velocidade da luz poderá dar a volta na terra sete vezes e meia em um segundo. Para alcançar o que conhecemos do Universo tomaria 46 bilhões de anos-luz. Esses números são incompreensíveis e, no entanto, nossos Sábios dizem que por mais imenso que seja o Mundo, "הקדוש ברוך הוא מקומו של עולם"- o Mundo reside dentro de Hashem.

O Universo inteiro é apenas um pequeno "pedaço" de Hashem, que é Infinito. Não apenas Hashem tem o controle total sobre o que está acontecendo nesse Mundo em todos os instantes, mas também Ele pode resolver com facilidade os problemas e desafios das pessoas. O que nos parece um problema insuperável pode ser resolvido por Hashem em um segundo, sem nenhum esforço.

Porém nós achamos que a solução de nossos problemas é algo muito difícil de acontecer. Quando chega a solução, geralmente ela vem depois de uma longa e difícil espera. Um pai que ama seu filho não vê a hora de poder ajudar. Se ele tiver a capacidade e força necessárias, desejará ajudar o seu filho o mais rápido possível. Se Hashem nos ama mais do que os pais amam seus filhos, e Ele tem a capacidade de nos ajudar, por que Ele nos faz esperar tanto tempo para mandar a salvação?

Existem várias respostas para essa pergunta. Uma delas é óbvia, que Hashem está interessado num cenário maior. Nem sempre é benéfico que obtamos o que desejamos. Existem momentos, no entanto, quando for melhor para nós, que ainda teremos que esperar. Por que acontece assim?

Uma resposta é que quando a pessoa passa por necessidades, se esforça para superar seus problemas, e tem um sucesso imediato, ela geralmente sente כחי ועוצם ידי עשה לי את החיל הזה- "Veja o que eu fiz! Veja o que eu consegui!" Seu sucesso o distanciou de Hashem. Ele tende a pensar: "Eu não preciso de Hashem. Olhe o que eu posso fazer!"

Se a pessoa se esforçar ao seu máximo e ainda assim não for bem sucedida, ficar sem esperanças e quando chegar o momento da salvação aparentemente do nada, ela saberá que vem de Hashem. Essa consciência tem a força e o poder de nos aproximar de Hashem.

Uma das formas de acelerar o processo é que antes de colocarmos qualquer esforço em alguma coisa, acreditar profundamente que nada que façamos, nem ninguém pode nos ajudar, senão Hashem. Consequentemente, desta forma podemos atingir o propósito da espera, sem precisar esperar. Quando, então, tivermos um sucesso imediato, devemos ser tomados por um sentimento de gratidão a Hashem e agradecer-Lhe por Sua bondade, em vez de nos sentirmos orgulhosos sobre ‘nossas’ realizações.

Quando alguém tem consciência que Hashem coordena o Mundo inteiro, vive a vida de uma forma diferente. Ele pensa diferente. Ele investe seus esforços de maneira diferente e se foca em fazer o que Hashem quer que ele faça.

Um certo Rabino me contou que dá aula numa Yeshiva para meninos que necessitam de uma pequena ajuda extra. Eles começaram um programa noturno em que os meninos revisavam o que estudaram durante o dia, com um tutor particular. São 50 alunos e 50 tutores estudando todas as noites. O Diretor da Yeshiva trouxe recentemente um importante doador para observar essa atividade noturna. Ele ficou tão impressionado e disse "Além da minha doação para a Yeshiva, eu gostaria de doar uma quantia de dinheiro para ser sorteada e dada como um bônus para um desses tutores."

Eles disseram ao doador "Bem, há um tutor que é mais esforçado do que todos os outros, talvez devêssemos dar-lhe o dinheiro." O doador respondeu, "Não, sorteiem e deixem que Hashem decida quem deve ganhar."

Eles fizeram o sorteio e outra pessoa ganhou. Descobriu-se que, dos 50 tutores que estavam ali, este era o único não remunerado. Do total de 50 pais, 49 tinham condições de pagar um tutor particular aos seus filhos, e apenas uma família não podia pagar. O irmão mais velho desse aluno disse "Eu vou vir todas as noites e darei aulas para meu irmão de graça."

A esposa deste tutor, o irmão mais velho daquele jovem, tinha dito ao marido no início: "Nós realmente precisamos e poderíamos usar o dinheiro. Talvez você deva encontrar um aluno pagante e arrumar outro tutor para o seu irmão." Mas o jovem marido respondeu "Não importa o dinheiro. Hashem está vendo o que estou fazendo. Afinal, é Ele quem nos sustenta de qualquer maneira."

Depois de ter ganho o dinheiro no sorteio, ele fez o cálculo: ele recebera exatamente a mesma quantia de dinheiro que teria recebido caso fosse pago por fazer esse trabalho desde o começo. Ele tinha a clareza de quem dirige o mundo, e agiu conforme a sua convicção.

Na verdade, todos nós precisamos de ajuda. Todos nós precisamos de sucessos. A chave é sabermos de onde vem a salvação e viver nossa vida movida por essa consciência.
 
                                                                                    -- Rav David Ashear 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }