Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá: Lech Lechá - Meor Hashabat


Dvar Torá: baseado no livro Love Your Neighbor, do Rabino Zelig Pliskin

Avraham viaja para a Filístia e apresenta Sara como sua irmã. Avimelech, o rei, rapta Sara com a intenção de casar-se com ela. O Todo-Poderoso aparece a Avimelech em um sonho e lhe diz que Sara é uma mulher casada e que ele vai morrer caso se case com ela. Avimelech retorna Sara a Avraham e exige uma explicação do porque ele ter dito ser irmão dela. A Torá relata: “E Avraham disse, 'Porque não há temor a D'us neste lugar e eles me matarão por causa de minha esposa” (Gênesis 20:11).
O Malbim, Rabino Meir Leibush (Polônia, 1809-1879), esclareceu que Avraham disse a Avimelech que indivíduos ou nações podem parecer grandes filósofos e humanistas, podem até ter boas maneiras e bons traços de caráter. No entanto, uma vez que sua moralidade é baseada em sua própria lógica, nunca podemos ter a certeza de que quando o seu desejo de fazer o mal estiver forte, sua lógica será capaz de superar e conter esse desejo.
Há apenas uma contenção ou obstáculo em que podemos confiar para impedir que a pessoa cometa um crime: o temor a D'us. Quando a pessoa tem um desejo incontrolável de fazer algo errado mas percebe que o Todo-Poderoso está ciente de todos os seus atos ocultos, ela terá vergonha de cometer o delito. Avraham, por isso, disse: “Mesmo que você seja íntegro, uma vez que não tem temor a D'us, temo que vá me matar para tomar a minha esposa”.
É interessante notar que os filisteus não eram pessoas sem escrúpulos morais. Eles não se casariam com a esposa de outro homem. No entanto, não tinham nenhum problema em matar o marido a fim de tornar sua esposa livre para se casar. Tal é o poder da “ética” quando deixada aos desejos e lógica da sociedade.

Horário de Acender Velas de SHABAT: (3 de novembro)
S. Paulo: 19:01 h   Rio de Janeiro 18:47   Recife 16:55   Porto Alegre 19:30  Salvador 17:15 Curitiba 19:15
   B. Horizonte 18:45  Belém 17:42  Brasília 18:55 Jerusalém 16:09  Tel Aviv 16:27 Miami 18:19  N. Iorque 17:32

Pensamento da Semana:

“D'us não pergunta a ninguém se irá aceitar a vida.
Esta não é a escolha.
A única escolha que temos enquanto passamos pela vida é como iremos vive-la!"
Bernard Meltzer (EUA, 1914-2007)

Shabat Shalom e que todos tenham um excelente 5778!
Rabino Kalman Packouz
 
Contate-nos via Internet: gmeor18@gmail.com
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }