Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Temporariedade x Perenidade

A história do povo judeu sempre foi marcada por momentos de temporariedade, como a escravidão no Egito, os quarenta anos no deserto do Sinai e o édito de Haman na antiga Pérsia, todos eventos passageiros.

Mas por outro lado, de perenidade (ao menos era esse o Plano A) com o povoamento da Terra de Israel e o erguimento do Primeiro e Segundo Templos -  assim como na Era Messiânica, quando o Templo jamais será destruído e não haverá outro exílio.

O patriarca Yaacov casou-se com duas irmãs: 

  • Lea, que deu à luz a seis filhos, mas aqui citaremos apenas Levi e a Yehudá.
  • Rachel, que deu à luz a Yossef e a Biniamin.

O temporário e o constante: Rachel e Lea.

Rachel representa a temporariedade. Ela é sepultada no meio do caminho, sozinha.

Lea representa a perenidade, a constância: ela é sepultada na Caverna da Machpelá junto a Yaacov, aos demais patriarcas e às matriarcas de Israel. 

Yossef, filho de Rachel, governa o Egito, simbolo da temporariedade, pois foi designado um prazo para a escravidão do povo judeu nestas terras. Ele também vive e morre isolado do restante da familia.

Biniamin dará descendência ao rei Shaul, que reina temporariamente sobre Israel, até David, da casa de Yehudá, de onde provem a realeza judaica até Mashiach, subir ao trono.

Biniamin também gerará a Mordechai, que lidera o povo judeu durante sua estada temporária na Pérsia, até o retorno para Israel, lugar permanente do povo judeu.

David e Salomão, ambos de Yehudá e portanto filhos de Lea, se encarregam de erguer a Casa perene de D-us no Monte Moriá.

Os Cohanim (sacerdotes), descendentes de Levi e portanto, também filhos de Lea, se encarregam do serviço no Templo, Casa Eterna de Hashem. 

Somente na era messiânica haverá igualdade entre os filhos de Rachel e Lea, no que tange à perenidade de tudo o que judaico e da sua presença na Terra de Israel.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }