Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Purim preso no trânsito: Posso ouvir a Meguilá via meu iPhone?

                                                                  Bs"d

Divrei Torah dedicados LeRefua Sheleima de David ben Eliane,נ"י

Pergunta: Alguém que estava a caminho da Sinagoga e ficou preso no transito pode começar a ouvir a Meguilah no iPhone ?
 
אחד הקורא ואחד השומע מן הקורא יצא ידי חובתו, והוא שישמע ממי שהוא חייב בקריאתה (שו''ע  
Tanto aquele que lê ou aquele que ouve de quem leu, cumprem a sua obrigação (da leitura da Meguilá) contanto que seja lida por alguém que está obrigado a lê-la ( Shulchan Aruch, 689:1)


 
  Através do princípio chamado Shomea keOne, isto é, aquele que houve a leitura da Meguilá (tendo a intenção de cumprir esta Mitzvá), será considerado como se ele mesmo a tivesse lido. Daqui o grande cuidado que devemos ter em ouvir todas as palavras, acompanhando a leitura com os olhos diretamente de uma Meguilah. No entanto para que isto possa ser efetivo, é necessário que ele ouça diretamente todas as palavras do Baal Korêque também têm intenção de isentá-lo desta Mitzvah.
                                                           
Caso as palavras sejam ouvidas através de algum aparelho artificial, como um microfone ou um telefone, por mais que a voz do Baal Korê esteja causando esta reprodução da sua voz, isto não é considerado a voz do leitor, mesmo que em tempo real.  A voz que é ouvida através de um telefone ou via Skype é uma reprodução digital dos impulsos elétricos causados pelas ondas sonoras do baal korê. O Ohr LeTzion considera isto como a voz “artificial” de alguém que não é um “Bar Chiuva” – alguém que não tem a obrigação desta Mitzvah.´Isto é, ao cumprirmos uma Mitzvah através de um sheliach, para que ele possa isentar outro Yehudi da Mitzvah este sheliach também deve ser alguém que tem a obrigação de cumprir a Mitzvah. Por isto, a voz ouvida através do telefone, é considerada a voz de alguém que não tem a mitzvah de ouvir, e assim não pode ser um “Sheliach” para isentar outro Yehudi.

Esta é a razão também pela qual não se deve dizer Amen á uma Berachá ouvida pelo telefone, seja como uma afirmação do que se ouviu, e ainda mais para isentar se de uma Mitzvah como Havdalá. 

O Talmud questiona porque não recitamos o Hallel em Purim. Uma das respostas em nome de R. Nachman é de que Kriata zo hi Hillulah – a própria leitura é um Hallel. Um dos Rishonim chamado Meiri conclui desta resposta que caso alguém se encontra numa situação sem Meguilá, ele poderia se apoiar nesta opinião e ler o Hallel no seu lugar. Embora exista uma discussão entre os Acharonim se é que podemos se apoiar nesta resposta , a conclusão trazida pelo Rav Shmuel Kamenetsky, shlita que poderíamos nos apoiar  na opinião do Meiri para recitar o Hallel sem brachá! (Kovetz Halachot Purim)

 O Massechet Sofrim traz um costume antigo de juntar a Comunidade nos dois Motzei Shabat antes de Purim e ler a Meguilah em público. Explica o Rav Shlomo Brevda,ztz´l que através deste costume as pessoas estudavam o conteúdo da Meguila e refletiam sobre ele, gerando assim o Pirsumei Nissa e a alegria de Purim quando estaremos lendo a Meguilá. Já que as tarefas e Mitzvot do dia de Purim não nos deixam refletir com profundidade sem um preparo prévio, somente assim garantimos que a leitura em Purim se compara á emoção do Hallel!

Shabat Shalom e Chodesh Tov!
Yitzchak Benroubi  


Estas questões  foram trazidas aqui como uma forma de despertar a curiosidade, a beleza e a profundidade do estudo da Halachá. Qualquer dúvida na prática deve ser consultada com uma autoridade Rabínica.
 
    
Mishna Brura Yomi - Hilchot Meguilá
   Diariamente ás 6:30 / Shacharit 7:00 - Domingos 7:30 / Shacharit 8:00
     Seguido de delicioso Café da Manhã !

Netivot HaTorá - R. Dr.Veiga Filho,404
Patrocine o envio por email e a discussâo no Café da Manhã de um assunto da Mishna Brura Yomi, seja Leiluy Nishmat ou por ocasião de uma Simchá (180 reais) entrando em contato com mby.netivot@gmail.com


Sugestões e Comentários serão bem-vindos!
 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }