Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashót Vaiakel - Pekudei: ONG TORÁ.

ONG TORÁ NEWSLETTER- 1.113 inscrições
Nossa Parashá foi dedicada pelos sócios da empresa Neeman Despachantes aduaneiros, Abdala e James Feldman.
Não deixe o seu container afundar na praia, chame a Neeman!
Se você quiser dedicar uma Parashá entre em contato
RabinoGloiber@OngTora.com


Nesse Shabat leremos Parashat Vayakhel e Pekudei terminando o livro de Shemot que é o segundo livro dos cinco que compõe o Sefer Torá

Terminamos a leitura com "Hazak" e depois, em um segundo Sefer Torá (aonde for possível) leremos Parashat Pará
 
Vayakhel

Parashat Vayakhel (e reuniu) nos conta que Moshe Rabeinu reuniu todo o povo de Israel para ensinar a Mitzvá do Shabat.
 
Essa linguagem aparece pela primeira vez na Torá na Parashá anterior quando o povo se reúne em volta de Aharon Hacohen para obrigá-lo a fazer o bezerro de ouro , nos sinalizando que o Shabat nos purifica até da pior coisa do mundo que é a idolatria.
 
Poderíamos pensar que para nos purificar de uma coisa ruim que fizemos o único jeito seria sofrer um pouco por causa disso, e aqui vemos que o capricho no cumprimento das Mitzvót são um meio de purificação maior do que qualquer sofrimento do mundo

A Parashá nos conta que é  proibido acender fogo durante o Shabat.
 
Sendo que está escrito que o Shabat tem que ser um prazer, nossos Sábios decretaram a obrigação de deixar a comida do Shabat pronta e quente.
 
Como manter a comida do Shabat aquecida se é proibido acender fogo no Shabat?
 
Para isso foi inventada a famosíssima ”Plata de Shabat”!
 
A chapa de Shabat que chamamos de plata é uma placa de alumínio que pode ser encomendada em qualquer fabriquinha de calhas (peça um material grosso para não entortar com o fogo nas 25 horas em que ela vai estar em cima do fogo baixo) de acordo com a medida do seu fogão
 
Você deve pedir para fazer uma dobradinha de um centímetro nas extremidades para ela não ficar cortante e deve ser dobrada uns 8 centímetros na frente para cobrir os botões do fogão.
 
Então acenda um fogo baixo , coloque a plata em cima dele e as panelas com a comida pronta em cima da plata.
 
A quantidade de água dentro da panela deve ser planejada de acordo com o número de horas que ela vai ficar em cima da plata. (Se não souber calcular esse tempo faça uma experiência no meio da semana)
 
Uma janela deve estar um pouquinho aberta para entrar ar e todos os cuidados devem ser tomados para que o fogo não se apague sozinho no meio do Shabat e não haja vazamento de gás (não deixe panos ou plásticos perto dela para não pegar fogo).
 
Centenas de milhares de judeus fazem assim no mundo inteiro e com o tempo você pega experiência.
 
Se o seu gás é de botijão você pode comprar uma balança de banheiro e colocá-la fixa embaixo do botijão para calcular quando ele vai acabar e por precaução trocar o botijão antes do Shabat.
 
A eletricidade foi classificada como fonte de fogo e por isso acendemos a luz da sala cozinha e banheiro e tudo o que precisa estar aceso no Shabat antes de acender as velas (não podemos apagar fogo ou eletricidade durante o Shabat a não ser em caso de perigo de vida).
 
 
O Baal HaTanya diz que pelo fato de as leis de Shabat serem muitas é bom revisá-las constantemente.
 
Para ajudar nessa revisão acesse ao nosso site:

https://ongtora.com/shabat/
 
🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷
 
A Torá nos conta que Moshe Rabeinu ensinou em Pessach as leis de Pessach Sheini que aconteceria um mês depois de Pessach e daqui aprendemos que trinta dias antes da festa começamos a estudar as leis da festa.
 
Vale a pena lembrar que trinta dias antes de Pessach acontece a festa de Purim nos ensinando que todos os preparativos Pessach devem ser feitos com muita alegria e agilidade como fizemos com os “Mishluchei Manot” de Purim!
 
As crianças devem ter boas recordações dessa época do ano, quando eles lavam os brinquedinhos e ajudam a mamãe, e D’us nos livre de não causar um ”trauma de infância” para ele ouvindo a mamãe gritar para todos os lados . Pessach está na porta: “muita calma nessa hora”
 
Lembre-se que no ”Leil Hasseder” todos chegamos juntos e você vende o Chametz antes de Pessach. Se alguma criança escondeu algum biscoito para ele não ”sumir” na bediká não é um fim de mundo sendo que esse Chametz não é mais seu porque você vendeu ele para o não judeu com antecedência.
 
Autoridades haláchicas decretaram que autorizações online para vender o Chametz são aceitáveis. A prática tradicional e preferida, porém, é a autorização para a transação ser feita em pessoa com o rabino local.

O Beit Chabad Central é um dos lugares que torna este serviço disponível gratuitamente para dar a todo judeu a oportunidade de ter seu chamêts vendido para Pêssach.
 
Para vender o Chametz clique no link abaixo
   
e sua as instruções
 
Você também pode vender diretamente online pelo link
   
Se você não vai estar no fuso horário de Brasília em Pessach acesse ao link
   
Não se esqueçam de comprar as Matzot antecipadamente
 
Sendo que os detalhes de Pessach são muitos, é importante se programar antecipadamente e esse também é o motivo que lemos Parashat Pará neste Shabat que vem nos lembrar da purificação que deveria ser feita antes de Pessach para que pudéssemos fazer o “Korban Pessach”
 
Hoje que ainda não temos o Terceiro e último Beit Hamikdash (que em breve estará aqui) continuamos lendo Parashat Pará antes de Pessach nos lembrando que todos os preparativos de Pessach, até a purificação total que envolve a Pará Adumá , devem ser feitos com antecedência
 
Para as listas de produtos Kasher LePessach e mais detalhes sobre essa grande festa que se aproxima acesse ao nosso site
   
🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷

Parashat Pekudei nos traz a conta de todas as doações feitas para a construção do Mishkan e seus artefatos, nos mostrando que todos os assuntos públicos devem ser feitos com total transparência.

Guia de sobrevivência de Pessach:

Nossa diretora Bátya Odessa já começou a postar as delícias de Pessach no nosso site , não deixem de olhar!

https://www.ongtora.com/kashrut/receitas-de-pessach/

Nas primeiras duas noites de Pessach "Leil Hasseder" temos que tomar quatro copos de vinho. Você que mora em uma cidade aonde os vinhos casher ainda não chegaram pode fazer um suco de uva verdadeiro "bore pri hagafen" e cumprir a Mitzvá de tomar os quatro copos de vinho sendo que pela Halachá um suco de uva verdadeiro também é considerado vinho e serve para o Kidush.
 
Essa receita pode ser usada também para fazer o seu suco de uva "bore pri hagafen" para todos os Shabatot do ano principalmente se você tem crianças em casa (eu também faço assim)

Modo de preparo

1- Compre uma panela de pressão nova para Pessach (e guarde ela para ser usada só em Pessach) todos os utensílios usados para o preparo desse suco para Pessach também devem ser "Kasher Lepessach" , ou seja, devem ser novos ou eram novos quando você comprou e você usou eles somente para Pessach.

2- Compre uvas de qualquer tipo, lave bem as uvas, separe elas dos galhos e coloque elas dentro da panela.

3- coloque a mão sobre as uvas e adicione água e açúcar . Essa água e açúcar tem que preencher somente os espaços entre as uvas e você coloca a mão em cima para elas​ não flutuarem em cima da água com açúcar sendo que a água com açúcar tem que preencher somente os "buraquinhos" entre as uvas mas não pode cobrir elas por cima nem se acumular separadamente no espaço de baixo caso elas flutuem.

4- Tampe a panela de pressão , acenda o fogo e deixe começar a ferver desligando no primeiro vaporzinho da pressão.

5- Peneire o conteúdo da panela para uma jarra apertando e amassando totalmente as uvas dentro da peneira com uma colher até que todo o suco passe pela peneira e sobre dentro da peneira somente uma polpa . A uma peneira nova ou em uma que você usa somente para Pessach.

6- Coloque o suco em garrafas (como dissemos antes, todos os utensílios dessa receita devem ser kasher Lepessach)

7- Mantenha o suco na geladeira . Se você fizer ele alguns dias antes de Pessach coloque ele no freezer e só descongele na véspera de Pessach. Mesmo assim mantenha ele na geladeira e só retire para as refeições.
 
Caso ele tenha ficado fora da geladeira e começado a fermentar não se preocupe, ele não virou "chametz", sendo que chametz só é a fermentação dos cinco cereais  trigo aveia centeio cevada e espelta, mas em alguns casos ele perde a Brachá "bore pri hagafen" e vira um "shehacol".

Nossos agradecimentos ao Reb Avraham Arbeter da fábrica de vinhos kasher "Guefen" pela receita
 
Nosso objetivo é preparar uma linda festa, mas o resultado não justifica os meios. Lembre-se novamente, cada etapa dos preparativos de Pessach deve ser feita com muita alegria!
 
🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷
 
Nosso projeto ONG TORÁ ISRAEL continua precisando de um apoio especial
 
Nossos agradecimentos à Yehuda e Laura Carmi que já apóiam esse projeto!
 
Se você também quiser ter o mérito de participar, entre em contato diretamente com a nossa voluntária que está cuidando dele  Full time

Ednah Winter
Voluntária na Ong Torá
ednawinter@gmail.com
ongtoraisrael@gmail.com
https://ongtora.com/
whatsApp 21 98085-8658
 
🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷
 
Agradecemos à Fernanda e Elias Messer que por meio da sua empresa Line Life apóiam a  nossa ONG TORÁ

Nossos agradecimentos também à querida família Nasser, às famílias Gueler e Rabinovich, à empresa Neeman despachantes aduaneiros à Francis e Fábio Grossmann (grupo Facislito) ,à Roger Ades e família, à querida família Guttmann, e à família Worcman grupo  hotel Rojas
 
À Família Grinszpan, à Samy Sarfatis Metta , à Paola Yael Marino ,à Lígia Marieh,
à empresa Adar Tecidos , à nossas voluntárias e à todos vocês que lêem a nossa Parashá.
 
Que Hashem dê à eles e à todos vocês muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família!

Para o horário das velas de Shabat acesse ao site

http://pt.chabad.org/calendar/zmanim_cdo/aid/900177/jewish/Horrio-Halchico.htm
 
Shabat Shalom
Rabino Gloiber
Sempre correndo (e ainda mais agora)
Mas sempre rezando por vocês
Copyright © 2018 ONG TORÁ, All rights reserved.
Você está recebendo este email porque está na lista da Parashat Hashavua ONG TORÁ

Our mailing address is:
ONG TORÁ
Rua Três Rios 137
Bom Retiro
Sao PauloSP 01123-001
Brazil

[//ongtora.us8.list-manage.com/vcard?u=5368703905152b8fd7f297d9e&id=b5b7bd0d43]Add us to your address book


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by MailChimp
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }