Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Uma lição de Emuná - Shiduchim: emunahtododia.com

A MENSAGEM DE HOJE OFERECIDA 
 
LeIIui Nishmat
Simon Nissim ben Victoria z"l
PATROCINE O EMUNAH TODO DIA
Você pode fazer parte desse mérito de espalhar mensagens de Emunah para centenas de pessoas, clique abaixo:
                    


MENSAGEM #218

 

Na hora!..Muito "Da hora"
 

As pessoas que são solteiras com idade mais avançada se perguntam se elas se casarão algum dia. Alguns não saíram com ninguém há meses, outros há anos. Mesmo quando abrem-se algumas possibilidades, elas não parecem promissoras. Será que existe um momento em que elas devessem apenas dizer "Esqueça isso. Já faz tanto tempo. Esse dia nunca vai chegar"?

O Sforno comenta sobre o Passuk que descreve como Yossef foi expulso da prisão depois de doze longos anos, "כדרך כל תשועת ה' הנעשית כמו רגע"-Este foi apenas mais um exemplo do modo como Hashem sempre traz Suas salvações – de um minuto para o outro, sem aviso prévio.
 

Não importa se a pessoa não teve um ‘encontro’ há seis meses ou dois anos. Quando Hashem decide que a hora da salvação chegou, ela virá rapidamente e sem nenhum aviso. Devemos sempre esperar que esse momento chegue.

O Rav Yitzchak Zilberstein contou uma história que aconteceu anos atrás em Londres. Havia lá uma jovem de uma família muito respeitada e de ótima formação. Ela tinha todos os atributos, era bonita, tinha boas Midot, Yiraat Shamayim (Temente), etc. Todo mundo achava que ela iria se casar rapidamente. Ela se encontrou com os meninos mais qualificados, das melhores Yeshivot, mas não deu certo.

Os anos se passaram e ela já havia completado vinte e oito anos. Durante quase dez anos ela tentou conhecer alguém que desse certo, porém sem sucesso. Seus pais tinham quase desistido. Os Shadchanim (casamenteiros) praticamente pararam de procurá-la. Mesmo quando um encontro era marcado, ninguém mais tinha expectativas de que daria certo. Todas as suas amigas já tinham se casado, algumas com quatro filhos, outras com cinco. E ela ainda estava sozinha.

Seus pais tinham vários empregados, incluindo vários trabalhadores não- Judeus. Um dia, uma dessas empregadas se dirigiu aos seus pais e perguntou, "Posso conversar com vocês por um minuto? Antes de vir para sua casa nesta tarde, eu trabalhei na limpeza da casa do Fulano e da Fulana. Eles são Judeus muito religiosos, como vocês, e têm um filho de trinta anos que está tentando se casar. Dizem que ele é o melhor garoto. Com base no que vejo nas duas casas, eu acho que ele combina bem com sua filha."

Os pais se sentiram insultados. "Onde nós chegamos?", eles pensaram, "nossas opções estão vindo agora de nossa faxineira. O que ela conhece sobre isso?" Evidentemente, eles agradeceram educadamente e disseram a ela que iriam considerar a ideia.

Resolveram pesquisar sobre o garoto, e descobriram que ele morava a poucos quarteirões de distância da casa deles, mas eles nunca tinham ouvido seu nome antes. Todos que o conheciam falaram muito bem dele, então eles decidiram que não custava nada tentar. Eles conheceram o garoto e ficaram muito bem impressionados. Ele era um dos melhores alunos da Yeshivah e possuía todas as boas qualidades que procuravam em um genro. Não muito tempo depois o casal ficou noivo.

Na festa de noivado, o pai da noiva pegou o microfone e começou a chorar. Com uma voz quebrada, ele disse, "Meus caros amigos e família, vocês não vão acreditar o que aconteceu aqui. Durante os últimos dez anos nós estivemos procurando no mundo por um Chatan para nossa filha. Conversamos com Shadchanim, Rabinos, amigos e conhecidos. Praticamente todos da Cidade sabiam da nossa situação. Recebemos centenas de sugestões, mas nenhuma delas deu certo. Agora, apenas quatro minutos de nossa casa, encontramos o homem pelo qual tanto esperávamos. Ele nos foi sugerido, não por um Rabino, não por um amigo, mas por uma de nossas faxineiras que tinha começado a trabalhar conosco apenas algumas semanas antes. Devemos aprender daqui que Hashem está no comando. Ele é quem nos manda nossos Shiduchim. Precisamos parar de passar semanas e meses da nossa vida sofrendo, culpando a nós mesmo e aos outros pelo fato dos nossos filhos não terem se casado, mas devemos nos entregar a Hashem e dizer, "Você é o Único que tem algo a dizer. Quando Você sabe que o momento certo chegou, você trará a salvação da maneira que considera melhor." Ela pode vir de formas que nós, literalmente, jamais podemos esperar. Antes da hora certa chegar, nada do que alguém possa fazer pode nos ajudar. Contudo, quando chega a hora certa, nós experimentamos 'ישועת ה' כהרף עין' - A salvação de Hashem num piscar de olhos."
 
                                                                                  -- Rav David Ashear 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }