Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Menino ou menina? - Rav Yitzchak Benroubi

Bs"d

                                             Menino ou menina? 

Grandes são os avanços tecnológicos e inúmeras são as suas vantagens no desenvolvimento da medicina moderna. No entanto, junto com suas novidades, surgem novas perguntas de como a Torah se aplica em certas áreas. Uma das questões frequentemente levantadas é em relação aos exames que ajudam a determinar certos fatos relacionados ao futuro. Será que isto se enquadraria nas palavras da Torah de não indagar o futuro? Como definir os parâmetros do uso apropriado dos benefícios científicos condizentes com a Torah?            

Rav Moshe Feinstein escreveu em uma de suas Teshuvot (responsa de Halachah) sobre a importância de exames de sangue para prevenir uma incompatibilidade dos potenciais casais que poderiam causar certas doenças raras genéticas.Este é um exemplo do uso permitido e até recomendado dos avanços da Medicina.
Por outro lado, um fenômeno recente e muito comum nos nossos dias, é o de verificar através do exame do Ultrasom qual é o sexo do feto. Muitas vezes os médicos perguntam “você quer saber qual é o sexo da criança?” Porque não satisfazer a curiosidade?

Traz o Midrash Rabah na Parashat Toledot (65:13) e também o Midrash Kohelet 11,” Nos foi ensinado que sete coisas estão cobertas do homem: o dia da morte, o dia do consolo, as profundezas do Julgamento, a pessoa desconhece quanto ela  está ganhando neste Mundo,  a pessoa não sabe o que está no coração do próximo, as pessoas não conhecem o que está na gravidez da mulher”...

Explica o Yafeh Toar que Hashem oculta tudo isto para o bem do ser humano.
E assim ele continua:...”E se eles souberem o que está no ventre de sua esposa,vão ficar chateados ou desapontados durante os meses da gravidez ao saber que não era o que eles esperavam. E mesmo se for o que eles queriam, a alegria no momento do nascimento será diminuída. De acordo com algumas opiniões, o pai não poderia dizer a Brachá "Hatov veHametiv", ao ouvir a notícia que teve um menino, pois ele já estava sabendo .
Outros explicam  que "Ein habracha metzuyah ela b’davar h’samu min ha’ayin" - a brachah se encontra somente em algo oculto dos olhos. Isto significa que onde  algo está oculto dos olhos, isto evita Ayin Hara . Há também os que sustentam que muitas vezes isto pode trazer conflitos de Shalom Bayit.Tudo isto nos demonstra que embora não exista aqui uma proibição tecnicamente dita, isto é um bom conselho.

Assim também perguntaram ao Rav Chaim Kanievsky, shlita e respondeu que não é apropriado fazer isto, citando este Midrash como fonte.

É obvio que esta resposta está somente se referindo a situações onde é pura curiosidade o fator do inquérito. Onde isto poderia ter implicações na saúde da mãe ou do feto, certamente isto seria recomendado e até obrigatório. Também seria aconselhável que a esposa de um Kohen possa saber o sexo do feto para  que caso seja menino, um jovem kohen, ela possa escolher uma maternidade  onde seria minimizado o risco de contato com o corpo de um falecido, algo proibido para um Cohen.

Assim sendo, podemos inferir que pela lógica e pela forma que Hashem escolheu conduzir o Mundo, isto é, naturalmente ocultando tais informações, seria preferível que elas permaneçam ocultas de nossos olhos. 

Nas palavras de nossa Parashah,תמים תיהיה עם הי א-לקך  - Serás íntegro com Hashem o seu D-us.  Rashi explica que esta Mitzvah significa : Seja integro com Hashem e confie Nele e não investigue o futuro. Embora os Povos busquem se utilizar dos meios para saber o futuro, aceite tudo que Ele decretar com integridade e assim estarás próximo Dele. Caso a pessoa tenha perguntado a informação ou até tenha ouvido sem perguntar, ela não transgrediu uma das Mitzvot da Torah. No entanto, Hashem está nos ensinando aqui a ter Emunah e Bitachon e viver em sintonia com a Torah, trazendo assim mais harmonia nas nossas vidas.

Shabat Shalom,
Yitzchak Benroubi

 

Os Gedolei Israel advertem sobre o uso da Internet sem filtro 

Estas questões  foram trazidas aqui como uma forma de despertar a curiosidade, a beleza e a profundidade do estudo da Halachá. Qualquer dúvida na prática deve ser consultada com uma autoridade Rabínica.

 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }