Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que falta para você ser feliz?

A MENSAGEM DE HOJE FOI OFERECIDA 

para a pronta recuperação de
Shlomo ben Miril
LeRefuah Shlemah
Hashem criou um lindo mundo para que pudéssemos desfrutar dele. Ele nos disse: "ושמחת בכל הטוב"- seja feliz com tudo o bem. Ainda assim, encontramos muitas pessoas que estão infelizes. Qual conselho podemos dar a elas para desfrutarem mais de suas vidas?

O Rav Zamir Cohen faz a seguinte pergunta: Será que as pessoas são naturalmente felizes, mas são as causas externas que atrapalham sua felicidade, ou será que elas são naturalmente infelizes e elas precisam de fatores externos para lhes trazer felicidade? Ele sugeriu que, ao observar crianças pequenas, nós podemos obter a resposta. Crianças são naturalmente felizes e despreocupadas. Elas choram apenas se algo acontece que as incomodam; sem fatores externos, elas são genuinamente felizes. Assim sendo, nossa natureza é sermos felizes. O que muda quando ficamos mais velhos? Por que há tantas pessoas “não naturalmente” infelizes?
 
Explicou o Rabino que há três grandes causas que atrapalham a felicidade e por serem tão predominantes, fazem parecer que a infelicidade é a regra. A primeira causa é a inveja. Uma pessoa pode ter uma ótima vida, mas quando ela vê os outros com mais, ela se sente insatisfeita com o que ela tem. A segunda causa é a decepção quando nossas esperanças e expectativas não vão de encontro com a realidade. Isto acontece, por exemplo, quando uma pessoa queria certo emprego que não conseguiu, ou esperava casar com certa pessoa e não deu certo, ou queria morar em certa casa ou local, mas não aconteceu. A terceira causa é quando uma pessoa não se sente realizada. Ela está infeliz com o que ela faz todos os dias, sentindo um vazio por dentro. Estas questões permanentes podem tirar a felicidade de uma pessoa.
 
Quão afortunados nós somos, pois a nossa Torah nos dá conselhos de como combater estas influencias negativas e viver naturalmente felizes e satisfeitos. Os dois primeiros pontos podem ser resolvidos com Emunah. Hashem manda cada pessoa para este mundo para fazer um trabalho bem específico, e fornece a cada um o background e circunstâncias exatas que cada um precisa para fazer seu trabalho, incluindo quem é sua família e quão alta a pessoa é, etc. Se elas tivessem o que a outra pessoa tem, elas não seriam capazes de cumprir seu propósito e seu tempo neste mundo seria desperdiçado.

Baruch Hashem, nós temos o que temos e os outros têm o que eles têm. Somente Hashem sabe o que cada pessoa precisa. Se nós confiarmos Nele, nós nunca teremos inveja. Afinal, nós queremos completar nossa missão.
 
Quando as expectativas não vão de encontro com a realidade, ela se sente mal porque achou que tendo o que queria, lhe traria satisfação. Mas uma pessoa com Emunah sabe que se Hashem não deu, é porque seria ruim para a pessoa obter aquilo. Nós não conhecemos o futuro, mas Hashem sim, e Ele leva tudo em conta quando decide o que dar para nós. Além do mais, quando não conseguimos o que queríamos, não é por algo que dissemos ou porque não usamos as palavras certas ou agimos na hora certa. É por causa ser esta a vontade de Hashem. Ele não queria que tivéssemos algo e é por isso que não conseguimos. Quando uma pessoa se der conta disso, ela removerá o segundo obstáculo para chegar à felicidade.
 
Finalmente, contra a terceira causa, que é não se sentir uma pessoa realizada em sua vida, nós temos a melhor e mais eficiente forma de resolver isso: melhorando nossa vida espiritual. Se uma pessoa investir mais em Torah, Mitzvot, Tefilah e Chessed (altruísmo), sua alma se sentirá preenchida. Isso removerá o sentimento de vazio, porque a pessoa estará realizando o seu propósito, o que traz a maior satisfação. Sim, há alguns “ajustes materiais” temporários, mas para podermos ter uma realização pessoal constante e duradoura, nós precisamos de espiritualidade. Tudo isto está ao nosso alcance.
 
Emunah e Torah removerão os obstáculos para vivermos uma vida feliz, do jeito que Hashem sempre desejou.
 
                                                                                  -- Rav David Ashear 
   
O material deste e-mail é propriedade de Emunah Daily 
que foram consultados e responderam positivamente para este blog.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }