Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Semana do Maharal de Praga - 28 de Elul - מהר"ל


UM MARCO NO PENSAMENTO RABÍNICO


Relogio judaico de Praga
Rav Yehuda Loew, o Maharal (1525-1609).
Nasceu em Posen, Polônia, na noite do Seder de Pessach, de uma distinta família de rabinos que traçou sua linhagem do rei David. 
Foi o caçula de quatro irmãos.


O Maharal casou-se com 32 anos com Pearl. Teve seis meninas e um menino que recebeu o  nome do pai do Maharal,Betzalel.

Em 1553 foi eleito rabino de Nikolsburg e da província da Morávia, onde permaneceu por 20 anos. Em 1573 se mudou para Praga, onde abriu uma yeshiva. Em 1592 o Maharal aceitou a posição de rabino em Posen, retornando a Praga em 1598 para servir como seu rabino.
Maharal criticou os métodos de ensino de sua época em que os rapazes eram ensinados numa idade muito jovem e insistiu que as crianças devem ser ensinadas, de acordo com sua maturidade intelectual.

Ao mesmo tempo, ele era completamente familiarizado com o conhecimento científico de sua época, bem como amigo de eminentes cientistas contemporâneos Seu discípulo, David Ganz, trabalhou no observatório de Tycho Brahe, um distinto o astrônomo.
Foi um escritor prolífico, e seus trabalhos incluem: Israel sobre a grandeza de Torah e mitzvot; Netivót Olam, sobre a ética; Be'er Hagolah, um comentário sobre ditos rabínicos; Netzach Israel, sobre exílio e redenção, e Chadash, sobre o livro de Ester; Ner Mitsvá, em Chanucá, Gevurot Hashem, sobre o Êxodo; e muitos outros.
Rav Kook afirmou que o "Maharal era o pai da abordagem do Gaon de Vilna, por um lado, e o pai da Chassidut, por outro lado. "Foi descrito como um cabalista que escreveu em trajes filosóficos".
Seu túmulo fica na cidade de Praga, no quarteirão judaico. Vale a pena visitar!! Tive este privilégio em Adar 2 de 5774 [Março de 2014].
Um de seus principais discípulos foi R. Yom Tov Heller, autor do clássico comentário mishnaico, Tosafot Yom Tov, que, em sua introdução nos informa que o Maharal encorajou grupo de estudo da Mishná. Fonte: Many Saltiel - yahrzeits@anshe.org
______________________________________________________________

Judá Loew ben Betzalel (1520 – 17 de setembro de 1609) também escrito como Yehudá ben Betzalel Levai [ou Loewe, Löwe], foi uma importante referência no estudo de Talmud, Cabalá (mística judaica) e filósofo que serviu como rabino-chefe em Praga (agora na República Tcheca) a maior parte de sua vida. 
Foi enterrado no Cemitério Judaico Antigo em Josefov, Praga. Seu túmulo, com a lápide ainda intacta, pode ser visitada.
Seu nome Löw ou Loew, deriva do alemão Löwe que significa leão (a palavra Yiddish Leib tem a mesma origem), é um nome kinnuy (apelido) para o nome Judá ou Yehuda, a tribo de Judá é tradicionalmente associada como a figura do leão. No livro de Gênesis (49:9)2 , o patriarca Jacó se refere ao seu filho Judá como Gur Aryeh, um jovem leão, quando o abençoa. Figuras de leão estão presentas na sua lápide assim como escudos heráldicos.
Ele é conhecido pela vasta maioria de sábios do judaísmo como o Maharal de Praga, ou simplesmente como o Maharal (מהר"ל - MaHaRaL é o acrônimo hebraico de Moreinu haRav Loew, "Nosso Professor o Rabino Loew"). Os sobrenomes de seus descendentes incluem Loewy e Lowy.
Dentro do mundo de Torá e estudo talmúdico, ele é conhecido por seus trabalhos sobre filosofia judaica e misticismo judaico e seu supercomentário sobre os comentários de Rashi na Torá conhecido como Gur Ariê al HaTorá.
O Maharal é particularmente conhecido pela história do Golem, que aparece pela primeira vez impressa próximo de 200 anos após a sua morte. De acordo com o conto, o rabino criou um ser vivo a partir do barro, usando poderes místicos baseados nos conhecimentos esotéricos de como Deus criou Adão, mas não existem evidências da veracidade do evento. De acordo com a lenda, ele fez isso para defender os judeus do gueto de Praga de ataques antissemitas contra eles; particularmente libelos de sangue emanando de certas áreas preconceituosas da cidade.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }