Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Quantos Anos Novos Há por Ano ? ------> Shabat Shalom BESHALACH (19 de janeiro)

Você sabia que as árvores não apenas fazem aniversário, mas também têm seu próprio Ano Novo? Segunda-feira, dia 21 de janeiro, inicia-se Tu B’Shevát  (o décimo quinto dia do mês hebreu de Shevát) e o dia do Ano Novo para as árvores!

Árvores em Israel - Haifa
            Nos tempos do Templo Sagrado de Jerusalém esta data era usada com referência para o cálculo do dízimo que seria retirado das frutas das árvores. O Talmud nos relata que as árvores paravam de absorver água da terra e se nutriam de sua própria seiva nesta data. A data para o cálculo da idade das árvores para efeitos de Orlá (Vaikrá 19:23) – em que as frutas das árvores só podem ser comidas de árvores que tenham pelo menos 4 anos de idade – é em Rosh Hashaná.
Como celebramos Tu B’Shevát? Comendo frutas – especialmente as frutas pelas quais a Torá louva a Terra de Israel: “Uma terra de trigo, cevada e uvas, e árvores de figo e romãs; uma terra de oliveiras e mel (de tâmaras)” (Devarim 8:8).  E também: “... e deverão comer e se satisfazer e abençoar o Todo-Poderoso, seu D’us, pela boa terra que Ele lhes deu” (Devarim 8:10). O Povo Judeu se alegra com as frutas, com a Terra e com o Todo-Poderoso que nos deu vida.
Os cabalistas da cidade de Tsefat (Safed), em Israel, compilaram no século 16 um ‘Seder’ de Tu B’Shevát algo parecido com o Seder de Pessach, com meditações e explicações sobre as dimensões espirituais das frutas, junto com suas bênçãos, músicas e seus significados mais profundos. Você pode encontrar tudo isto em http://www.aish.com/h/15sh/ho/48965616.html.
Em nossa casa nós fazemos uma ‘mesa de frutas’ – inclusive e especialmente com aquelas mencionadas acima pelas quais a Terra de Israel é louvada. É um momento de agradecimento por tudo o que o Criador nos dá e que poderíamos pensar que é óbvio que temos direito.
O homem é comparado a uma árvore. No livro Pirkei Avót (Ética de Nossos Antepassados) está escrito o seguinte: “Uma pessoa cuja sabedoria excede seus bons atos é comparada a uma árvore cujos galhos são numerosos, porém com poucas raízes. Um vento forte bate e acaba arrancando a árvore de seu lugar. Entretanto, uma pessoa cujos bons atos excedem a sua sabedoria é comparada a uma árvore com poucos galhos, mas cujas raízes são numerosas. Mesmo se todos os ventos do mundo a açoitarem, não conseguirão movê-la de seu lugar (Pirkei Avót, capítulo 3, mishná 22)”.
Como numa árvore, nossas ‘raízes’ são a fonte de nutrição para nossas vidas. A nutrição judaica é a Torá - a sabedoria e os significados para criarmos nossa conexão com o Todo-Poderoso. O Maharal de Praga, Rabino Yehuda Loewe (República Checa, 1526-1609), ensinou que da mesma maneira que uma árvore desenvolve galhos, flores e frutas para cumprir o seu propósito, o homem precisa trabalhar para produzir conquistas morais, intelectuais e espirituais para cumprir o seu propósito de vida. Estes são os frutos de nossa existência!
Da mesma maneira que uma árvore necessita de solo, água, ar e luz solar, assim as pessoas precisam estar espiritualmente enraizadas e conectadas a uma fonte de nutrição. Água para as árvores, sabedoria da Torá para nós, como Moisés proclamou: “Possam meus ensinamentos gotejar como o orvalho” (Devarim 32:2). Ar para as árvores e espiritualidade para nós, como declara a Torá: “D’us soprou a vida nas narinas do Homem” (Bereshit 2:7). Luz solar para as árvores e o calor da amizade e da comunidade para os seres humanos. O Rabino Shraga Simmons escreveu um belo artigo intitulado “Man is a Tree” (O Homem é uma Árvore), desenvolvendo mais sobre este tema, cuja íntegra (em inglês) pode ser lida em http://www.aish.com/h/15sh/i/48960526.html.
Tu B'ShvatHá muito mais disponível em nosso site, no endereço www.aish.com/tubshvat (em inglês) ou www.aishlatino.com/h/15sh (em espanhol).


FELIZ ANO NOVO DAS ÁRVORES A TODOS!

Porção Semanal da Torá:       Beshalách      Shemót (Êxodus)  13:17 - 17:16

            O Povo Judeu parte do Egito. O Faraó se arrepende de tê-los deixado partir, persegue-os, liderando sua cavalaria de elite e um grande exército. Os Judeus se rebelam e gritam com Moshe: Não foi suficiente o que sofremos no Egito? Por que você nos trouxe aqui, para morrermos no deserto? O Yam Suf, o Mar Vermelho, se abre, os Judeus o atravessam, os egípcios os perseguem, o mar se fecha e afoga todos os egípcios. Moshe e os homens, Miriam e as mulheres, em separado, cantam louvores de agradecimento ao Todo-Poderoso.
            Eles chegam a Mará e se rebelam por causa da água amarga que lá havia para se beber. Moshe joga uma determinada árvore dentro da água, transformando-a em água potável. O Todo-Poderoso, então, fala aos Israelitas: Se vocês obedecerem ao Todo-Poderoso, seu D’us, e fizerem o que é correto aos Seus olhos, cuidadosamente observando os Seus mandamentos e cumprindo todos os Seus decretos, então não os afligirei com todas as doenças que Eu trouxe ao Egito. Eu sou D’us, Aquele que os cura. (É por isto que a Hagadá de Pessach tenta provar que houve mais de 10 pragas no Egito – quanto maior o número de aflições que lá ocorreram, maior o número de doenças das quais estamos protegidos).
            Depois os Israelitas se rebelam novamente, alegando falta de comida; D’us lhes envia codornizes e o maná (Uma porção dupla era dada às sextas-feiras para ser comida também no Shabat. No Shabat usamos duas halót para comemorarmos as duas porções de maná que D’us nos mandava naquela época). Moshe os instrui sobre as leis do Shabat. Na localidade de Refidim rebelam-se novamente, exigindo água. D’us ordena Moshe a bater numa pedra, que então jorra água para saciar a sede do povo. Finalmente, a porção conclui com a guerra contra Amalêk e o mandamento de exterminar a lembrança de Amalek da face da Terra.

Dvar Torá:     baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara: "E os filhos de Israel chegaram a Mara e não puderam beber água em Mara porque elas eram amargas" (Shemót 15:23). Por que a Torá usa a expressão "elas eram amargas” ao invés de especificar "as águas eram amargas"?
O Kotzker Rebbe, Rabino Menachem Mendel de Kotzk (Polônia1787-1859), explicou que "elas eram amargas" se refere às próprias pessoas. Quando alguém é amargo, tudo fica amargo. Para uma pessoa amarga, nada na vida é positivo. Ela torna-se extremamente infeliz e os que a rodeiam sofrem. Ela acha que tem razões válidas para o seu amargor, mas a razão está dentro de si mesma.
Nossa lição: Assumamos a responsabilidade por nossas próprias vidas! Trabalhemos para enxergar o lado positivo - mantenhamos uma lista de coisas positivas pelas quais devemos agradecer, grandes e pequenas, e depois priorizemo-las. Isso irá nos ajudar a focar no lado positivo. ‘Suavizemos’ a nossa visão e viveremos em um mundo muito mais doce!







Horário de Acender Velas de SHABAT (18 de janeiro)
S. Paulo: 19:38 h  Rio de Janeiro 19:23  Recife 17:25  Porto Alegre 20:10  Salvador 17:47  Curitiba 19:52 B. Horizonte 19:20  Belém 18:10  Brasília 19:29 Jerusalém 16:22  Tel Aviv 16:39  Miami 17:34  Nova York 16:38

Pensamento da Semana:
Você pode reclamar porque as rosas têm espinhos, ou
Pode se alegrar porque os espinhos têm rosas!”

Shabat Shalom!!    
Rabino Kalman Packouz
 

Contate-me via Internet: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre este texto a seus familiares! 
Ele é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L 
e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L


ESTE FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Aharon Dov Ben Hannah Lea - Avraham ben Guila – Baruch ben Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Ester - David ben Sara – David ben Rachel – Eliahu Aharon ben Hana Braindi - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim Avraham Tzvi ben Golda – Hersh ben Sara - Itschak Shalom Halevy ben Hannah Rivka - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Zalman Arie ben Nessia Feigue - Pessach ben Sima Rachmiel ben Etel – Reuven Avraham ben Ester - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Golde – Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Azriel ben Roize – Rabino Israel ben Rachel - Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Shmariau Yossef Nissim ben Batia - Rabino Shlomo ben Hodie Hadassa - Rabino Israel Avraham ben Sheina Rachel (Skulaner Rebe)
Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava – Hava Reizel bat Bracha Rivka - Mashe bat Shoshana - Mashe bat Beile Guice - Orovida bat Yaziza - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea - Tzivia Chava bat Rivka e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: YECHIEL MENDEL BEN SARAH, EFRAIM FISHEL BEN ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
SANDRA ESTHER BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat, Hagai ben Linda Ilana, Reuven ben Elisheva

E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham, Meir ben Sara, Natanel ben Rivka
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }