Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A ARCA DE NOÉ E O TITANIC - Shabat Shalom Semanal

 A porção da Torá da semana passada conta a história de uma época em que a humanidade se corrompeu totalmente e se tornou moralmente falida: 

"D’us viu que a maldade do homem na Terra estava aumentando. Cada impulso de seu pensamento era apenas para o mal, o dia todo. D’us se arrependeu de ter criado o homem [...] e disse: ‘Vou obliterar a humanidade que criei da face da Terra’” (Gênesis 6: 5-7).

A porção desta semana da Torá é chamada Noé (Noach, em hebraico) em homenagem ao homem que o Todo-Poderoso encarregou de salvar uma fração da humanidade e as criaturas que habitavam a Terra. Noé era um homem justo; na verdade, ele é a única pessoa em toda a Torá a ser chamado de tsadik - uma pessoa justa (ibid. 6: 9).

“D’us disse a Noé: ‘O fim da humanidade está chegando, o mundo está cheio de crimes e, portanto, irei destruí-los da Terra. Faça uma Arca de madeira de cipreste’” (ibid. 6: 13-14).

O Todo-Poderoso deu a Noé instruções muito específicas sobre como construir a Arca. Talvez a maioria dos leitores não tenha ideia de como a Arca realmente se parecia, mas, por outro lado, a maioria das pessoas já viu fotos e está familiarizada com o malfadado Titanic. Portanto, preparei uma tabela comparando os dois:

TITANIC 3 Anos 15.000 269 m 32 m 9 10,40 m 46.328 5 Dias

ARCA 120 Anos 4 183 m 18 m 3 6,70 m 35.741 378 Dias

Alguns itens provavelmente se destacam, mas o mais intrigante é por que Noé levou 120 anos para construir a Arca? Nossos Sábios relatam que Noé propositalmente levou 120 anos para construir a Arca para que as pessoas lhe perguntassem do que se tratava e, esperançosamente, depois de ouvir a sua explicação, aproveitassem a oportunidade para se arrepender e corrigir seus caminhos.

Eis outro fato que talvez desconheçam: nem todas as espécies que Noé trouxe para a Arca estavam limitadas a um macho e uma fêmea. Noé trouxe animais casher adicionais. A Torá relata:



“Entre os animais puros, tome para si sete pares, um macho e uma fêmea” (Gênesis 7: 2).

Por que D’us pediu a Noé para levar mais animais casher? A humanidade ainda não tinha recebido permissão para comer carne - isso só veio depois que Noé e sua família deixaram a Arca (Gênesis 9: 1-3).

A resposta é que ao deixar a Arca, o Todo-Poderoso queria que Noé tivesse a oportunidade de trazer oferendas e os únicos permitidos para serem oferendados eram os animais casher.

Mas isso ainda é problemático. Como Rashi, o Rabino Shlomo ben Ytschak (França, 1040-1104) – um dos maiores comentaristas da Torá e do Talmud – apontou, a Arca era um lugar bastante desconfortável para se ficar: estava lotada, barulhenta, com um forte odor e quase toda escura. Para agravar esses problemas, alguns animais comiam somente durante o dia e outros, apenas à noite. Então Noé e sua muito limitada tripulação ficavam de plantão 24 horas por dia. Rashi relata que Noé estava realmente tossindo sangue com o estresse de tudo isso (Noé até orou a D’us para que a jornada na Arca fosse encurtada, mas foi recusado) (veja o comentário de Rashi em 7:23).

Então, por que o Todo-Poderoso pediu a Noé para exacerbar o problema trazendo para a Arca mais animais do que o mínimo necessário? Noé viveu mais trezentos anos após o fim do Dilúvio e poderia simplesmente ter esperado algumas décadas até que as diferentes espécies de animais casher se restabelecessem, crescessem em grandes rebanhos, e então traria oferendas facilmente. Por que a necessidade urgente de colocá-los na Arca neste momento e tornar uma situação difícil ainda mais complicada?

O Todo-Poderoso estava transmitindo uma mensagem muito importante aos sobreviventes do Dilúvio. Embora Hashem tenha ficado amargamente desapontado com o comportamento da humanidade e sua imoralidade a ponto de decidir que haviam perdido o direito de viver, Ele ainda desejava uma conexão, um vínculo com a humanidade.

Era então fundamental para aqueles que entraram na Arca saberem que o Criador desejava uma conexão e um relacionamento com eles. Todo relacionamento é baseado na comunicação e uma das primeiras maneiras de se comunicar com o Todo-Poderoso era servi-Lo com oferendas. Na verdade, as orações que fazemos todos os dias da semana foram instituídas no lugar das oferendas que eram trazidas no Templo Sagrado de Jerusalém, começando há cerca de três mil anos.

Os meios de comunicação com o Todo-Poderoso eram os animais casher que deveriam ser trazidos como oferendas ao saírem da Arca. Ao garantir aos que entravam na Arca que o Todo-Poderoso queria continuar a manter um vínculo com eles, isso fez com que não se sentissem abandonados ou sozinhos. Quando saíram da Arca, foram imediatamente capazes de se reconectar com D’us. É por isso que era fundamental trazer mais animais casher para a Arca, mesmo que significasse mais trabalho e desconforto.

Isso também traz uma mensagem duradoura para toda a humanidade: não importa o quanto alguém sinta que possa ter se afastado, D’us está esperando pacientemente por cada um de nós; e sim - Ele deseja que comecemos ou mais uma vez estabeleçamos uma conexão com Ele. Há algo mais inspirador e sensacional que isso?

Porção Semanal da Torá: Noah Bereshit (Gênesis) 06:09 - 11:32

A história de um homem correto e justo em uma geração perversa. O Todo-Poderoso ordena Noé (Noah) a construir uma Arca sobre uma montanha, longe do mar. Ele demorou 120 anos para construí-la. As pessoas zombavam de Noé, perguntando: “Por que está construindo um barco em cima da montanha?” Noé explicava que haveria um dilúvio se as pessoas não corrigissem seu comportamento. Vemos aqui a paciência do Todo-Poderoso ao aguardar que as pessoas retificassem seus atos e seguissem no bom caminho, e também a Sua genialidade ao despertar a curiosidade das pessoas para que fizessem a tal pergunta na esperança que ouvissem a resposta e começassem a agir.

Aquela geração não fez Teshuvá arrependendo-se dos seus maus caminhos, e D'us trouxe um Dilúvio que durou 40 dias. A água cobriu o planeta por 150 dias. O Todo-Poderoso criou o arco-íris, sinal do pacto que nunca mais destruiria toda a vida na Terra através da água. Por isso, ao vermos um arco-íris, é um presságio para fazermos Teshuvá – reconhecer os erros que estamos cometendo na vida, arrependermo-nos, corrigi-los e pedir desculpas a qualquer um que tenhamos prejudicado ou ofendido, e também a D'us.

Essa Porção Semanal conclui com a história da Torre de Babel e a genealogia de Shem até Abrão.

Dvar Torá: baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

Depois do Grande Dilúvio, o Todo-Poderoso disse: “Coloquei meu arco-íris nas nuvens e ele será um sinal do pacto entre Eu e a Terra (Bereshit 9:13)”. Que lição para a vida podemos aprender do simbolismo do arco-íris?

O arco-íris simboliza a paz e a unidade. Um arco-íris é composto de várias cores e tonalidades de cores e, embora sejam muito diferentes umas das outras, elas reúnem-se para formar um todo. De modo similar, as pessoas são muito diferentes umas das outras: elas vêm de ambientes diferentes e têm diferentes personalidades.

Entretanto, se elas se enxergarem como uma unidade, certamente poderá haver paz e harmonia apesar das diferenças entre si. Isto é algo básico para a existência do mundo e para o bem-estar dos indivíduos. Por esta razão o arco-íris é o símbolo do pacto entre o Todo-Poderoso e a Terra.

Toda vez que virmos um arco-íris, ou o desenho de um arco-íris, que ele possa nos servir como um lembrete para trabalharmos em direção à harmonia com as outras pessoas - mesmo que haja grandes diferenças entre nós. Embora diferenças em interesses e personalidades possam tornar difícil que nos tornemos amigos próximos de determinada pessoa, ainda assim seguramente podemos ter um relacionamento harmonioso e pacífico com ela.


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }