Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Quem cura é D-us, o remédio ou o médico?




Hashem [D-us] cura de diversos modos
Diz a Torá: "Ani Hashem rofêcha" Parashá Beshalách, Shemót 15:26]: "Sou Eu, Hashem, quem te traz cura [se você ouvir e Minha Voz e fizer o que é reto aos Meus olhos]".

Mas a Torá diz em outro lugar: "Rapô yerapê" [Parashá Mishpatim, Shemót 21:19]. Em tradução livre: "A curá será feita".

Segundo Rashi* isto diz repeito a uma pessoa que feriu outra. 
Neste caso o tratamento médico completo corre por conta do agressor. 

Com base nestas palavras nossos sábios concluem que D-us deu permissão aos médicos para curar. Pode parecer óbvio, mas as pessoas poderiam pensar que as doenças ocorrem por culpa dos pecados do individuo e não procurar ajuda médica.

Contudo, a Torá mostra em outra oportunidade, o poder da cura associado a uma serpente de cobre colocada numa haste por Moisés, por ordem de D-us, para que todo a quele que mordido por uma cobra olhasse para a cobra de bronze e se curasse [Parashá Chucát 21:8]. Nossos sábios dizem que não era a cobra que curava, mas o fato de alçarem os olhares para os Céus e rogassem para que Hashem os curasse. 
Em outras oportunidades a Torá apresenta águas e plantas como agentes curativos.

Então quem é que nos cura, na verdade? Hashem [D-us], os médicos ou os agentes curativos?

Resposta: Os três. Hashem criou os médicos e os agentes curativos, as plantas medicinais e os minerios que curam; deu inteligência ao homem para que desenvolvesse a medicina, pesquisasse e manufaturasse remédios e aparelhos médicos.

Mas é a fé a verdadeira em D-us, no Poder total de Sua cura, incondicional e plena, que age dentro e fora do homem inibindo a doença e trazendo cura.

Com base nos ensinamentos de Rabi Nachman de Breslav.
............................................................................................................................................
* Rashi: Rabi Shelomó ben Itschak, viveu na Alsácia no século 12, era vinicultor e figura nos principais comentarios da Torá Escrita e da Torá Oral [Talmud].

Dedicado a Pérets ben Chaia Krakauer, Z"L, meu médico da infância.
Compartilhar no Google+

+ comentários + 1 comentários

10 de fevereiro de 2016 às 17:05

Interessante este texto, sempre fui cético com relação a curas milagrosas, não que o Eterno possa faze lo, mas é muito distorcido como é dito por aí. De fato HaShem nos capacita em diversas ciências e no caso da medicina não seria diferente, mas devemos preservar nossa saúde evitando comidas e hábitos que debilita nosso corpo (sempre que possível) mas se ficarmos doentes devemos procurar um médico para que o Eterno através desses especialista nos trazer a cura.

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }