Rabbi Israel Brunna
(Circa 5160-5240; 1400-1480)
By Nissan Mindel - www.chabad.org
Cerca de cinco centenas de anos atrás, quando os judeus em quase todos os países da Europa sofreram perseguições, agressões físicas e expulsão, havia ainda grandes estudiosos e rabinos, cuja aprendizagem e nobreza de alma eles ganharam lugares de destaque na "Galeria dos nossos grandes. " Um dos rabinos proeminentes da época era Israel ben Haim Brunna. Recebeu este sobrenome por causa da cidade de Brunn, ou Brno, na Morávia [entre Praga e Bratislava], onde ele nasceu e onde pela primeira vez atuou como rabino.
Rabino Israel Brunna estudou com os grandes rabinos de seu tempo, o rabino JacobWeil em Ehrfurt e Rabbi Israel Isserlein em Neustadt, perto de Viena. Ele era um estudante brilhante, que se, de corpo e alma dedicado ao estudo do Talmud. Seus rabinos ordenou eo elogiou muito. Rabino Israel Brunna foi eleito rabino em sua cidade natal.
Poucas pessoas tiveram uma vida mais agitada e problemática do que o rabino Israel Brunna, especialmente na última parte de sua longa vida. Quando ele passou seu aniversário de cinquenta anos, os judeus de Brunna foram expulsos, depois de muitos anos de perseguição. Rabino Israel Brunna vagou por diante em 'busca de um novo paraíso. Ele passou por Praga e, finalmente, chegou à cidade de Regensburg (Ratisbona). Tendo já ganhou grande reputação como um grande estudioso, foi eleito rabino nesta antiga cidade na Alemanha. Mas a paz eo descanso que ele procurou não deviam ser dele. O local, Rabbi Anschel Segal, que estava conduzindo uma yeshivá naquela cidade, sentiu que a situação deveria ter sido dele, e que o recém-chegado deve se instalaram em outro lugar.
A comunidade foi dividida, alguns seguindo rabino Anschel, outros reconhecendo apenas o rabino Israel Brunna como seu rabino. Infelizmente, entre os seguidores do rabino Anschel havia alguns homens sem escrúpulos que decidiram tornar a vida miserável para o rabino de refugiados. Eles recorreram a truques e sem coração abuso de irritar o novo rabino. Assim, eles pintaram a palavra "herege" em sua sede, na sinagoga, e quando ele pregava, eles organizam uma greve da sinagoga. Rabino Israel Brunna, no entanto, levou os ataques e insultos com humildade. Com a morte de seu rival, ele foi aceito por toda a conummity. Sendo uma das maiores autoridades talmúdicas de seu tempo, rabinos e estudiosos de várias cidades e países mandou suas perguntas sobre todos os assuntos relacionados com a lei judaica.
Rabino Israel Brunna pode finalmente ter encontrado a paz que ele desejava, mas o infortúnio era vencê-lo novamente. Foi nessa época que o imperador Frederico voltou de Roma como o chefe do império Rornan-alemã, e exigiu dos judeus um montante coroa de impostos a um terço de toda a sua riqueza e posses. Agora, os judeus de Regensburg estavam naquele momento, sob a proteção do duque Ludwig de Landsberg. Para ele, os judeus pediu ajuda.Ludwig pensava que os judeus eram de sua propriedade, e ele ordenou que as cidades-pais de Regensburg para não permitir que o imperador roubar "seus" judeus. O imperador, porém, ameaçou os judeus com terríveis consequências, a menos que pagou os coroa-impostos que ele impostas.Além disso, ele teve o rabino Israel Brunna preso obrigá-lo a usar sua autoridade em favor do imperador. Depois de 13 dias de prisão, ele conseguiu recuperar a sua liberdade, mas não por muito tempo. Um judeu renegado, que se converteu ao cristianismo, acusou o velho e fraco Rabino de ter assassinado uma criança cristã.Naqueles dias, muitos cristãos, e até mesmo clérigos, acreditavam na horrível "libelo de sangue", pensando que os judeus obrigados sangue para aPáscoa Matzoth! Bispo Henry e outras autoridades da Igreja declarou o velho rabino culpado, e exigiram sua morte. Felizmente, a cidade-pais temiam que o imperador, que prendeu os responsáveis pela vida do Rabi, pois sem a ajuda do rabino, o imperador não podia esperar para recolher os impostos. Mas o agitador havia incitado a população, que clamava pela morte do rabino. Assim, os cityfathers oferecê-lo em uma cela na prisão.
Nesse meio tempo, os judeus apelado para o imperador, Frederick III, como também ao rei de Ladislav Boheinia, para salvar o rabino inocente. Tanto o imperador eo rei declarou o rabino inocente, pois o libelo de sangue havia sido encontrado para ser falso há muito tempo, e que ordenou que o rabino ser libertado da prisão. Este, a cidade-pais tinham medo de fazer, temendo que ele seria atacado e assassinado pela população. Mais uma vez o imperador ordenou a libertação do Rabi, advertindo as cidades-pais que eles seriam responsabilizados se algo acontecesse com ele.
Só havia uma coisa que resta para as cidades-pais fazer para sair do dilema: para expor o verdadeiro vilão, Hans Vagol, o convertido, e sua falsa acusação.Hans foi apreendido e levado para a ponte de pedra no centro da cidade. Aqui, o carrasco estava pronto com seu machado afiado, enquanto o mais velho da cidade-pais falou severamente ao renegado.: "Nós sabemos que você inventou a acusação contra o inocente velho rabino, e quase trouxe desgraça na nossa cidade Agora você está indo para morrer. Esta é sua única chance de conffess seu crime! "
Hans Vagol quebrou e confessou que não havia verdade em sua acusação, e que o velho rabino não era culpado de qualquer derramamento de sangue; que era só por causa dele, Hans ', ódio aos judeus e seu rabino que ele fabricou a acusação.
Em seguida, as cidades-pais condenou o acusador para ser queimado até a morte, eo imperador confirmou o veredicto.
Rabino Israel Brunna, em seguida, cerca de 74 anos, foi finalmente lançado, depois de prometer que não iria pressionar qualquer pedido de compensação pela falsa acusação contra ele.
Rabino Israel Brunna faleceu na idade madura de oitenta. Após sua morte, muitos de sua responsa foram coletadas e impresso, pela primeira vez em Salônica (5558/1798) e mais tarde em Stettin (5620/1860). Sua resposta, que são aprendidas respostas às perguntas da lei judaica conectado vida com-judaica naquela época, são de grande interesse para este dia.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.