Foto do Arquivo da Rede Record |
A Torá diz que Moisés precisou colocar uma espécie de máscara ou véu, tamanha a luminosidade do seu rosto quando desceu do Monte Sinai com as Tábuas da Lei - Luchót Hebrit - em mãos.
Para saber melhor sobre o tema é preciso saber mais sobre a palavra FACE em hebraico, também conhecido como o Idioma Santo - Lashon Hakodesh.
Panim, face em Hebraico, se escreve do mesmo modo que Penim, interior ou lado de dentro, com estas mesmas letras: פנים .
A face de Moisés refletia o seu lado interior, totalmente espiritual, devotado e submisso à vontade Divina, único ser humano que se viu com D-us face a Face!
A intensidade da luz era forma de D-us mostrar ao povo de Israel a que nível Moisés já tinha alcançado na sua escalada pessoal e no seu encontro direito com o Criador.
Outro motivo: Moisés havia pedido a D-us para que Ele mostrasse a Sua Face, impossível de ser vista por um ser de carne e osso. Ao mostrar a face de Moisés resplandecente, Hashem mostra em termos da compreensão humana, algo "palpável" e visível, da Sua própria Luz
Todos nós podemos almejar alcançar este nível se decidirmos seguir os passos de Moisés, ou seja, cumprindo os Mandamentos Divinos e estudando a Sua Torá.
Representação Lúdica: a face de Moisés resplandecendo.
+ comentários + 1 comentários
segundo o Zorah.. Moshé, não estava na terra quando recebeu a Torah.. e sim nas regiões celestiais....
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.