No dia 18 de Yiar contamos 33 dias do Ômer, representados em Hebraico pelas letras Lamed e Guimel, que formam a sigla LA"G e cujo valor numérico é 33. Daí o nome de Lag Baômer.
Em 5776 (2016) cai de Quarta para Quinta 25-26//05. É um dia de festa, que interrompe o luto observado até este dia por causa da epidemia que matou os 24 mil alunos de Rabi Akiva.
Neste dia faleceu Rabi Shimon bar Iochai, que não morreu na epidemia e foi aluno de Rabi Akiva.
Bar Iochai escreveu o Zohar, livro base da Cabalá, a parte oculta da Torá.
Aqueles 24 mil sábios pareciam alguns poucos religiosos de hoje que ostentam barba e capota, sabem fazer discursos que arrebatam "óóóhs" da platéia mas que são fracos de espírito. Alguns são até contra Israel e o Sionismo, para se ter uma idéia.
Hashem é mais rigoroso com os Tsadikim (justos) do que com leigos, por isso os castiga veementemente quando passam por cima de uma lei da Torá.
— Então não estudo mais Torá, assim não levo na cabeça.
— Ledo equívoco. Isso é o mesmo que dizer que não vai à escola para não ser reprovado nos exames, ou que não trabalha para não ser despedido. A Torá é o veículo de evolução espiritual do Judeu nesse mundo. O que estudamos e praticamos aqui, colhemos no Mundo Vindouro.
O "castigo" é uma espécie de favor que Hashem faz para o Tsadik, fechando a conta para ele neste mundo. Assim ele recebe na íntegra todo o benefício que Hashem reserva a ele no Mundo Vindouro (Olam Habá).
Se você vê que uma pessoa não se esforça para evoluir espiritualmente, melhorar sua conduta, se aproximar de Hashem, e esta pessoa vive no bem bom, isto pode ser mau sinal.
Hashem pode estar dando a ela o seu Mundo Vindouro aqui neste mundo.
Rabi Shimon Bar Iochai viveu a sua vida estudando Torá, cumprindo mitsvót e boas ações.
Por isso, decretou que no dia de sua morte (Yurtzeit em Ídish e Hilulá em Hebraico) os judeus deveriam cantar e dançar, para que saibam que se uma pessoa leva uma vida dedicada a HaShem, sua morte não é um separação deste mundo, mas uma junção ao Mundo Espiritual, onde HaShem se revela e tudo se sabe.
"LAG" é uma sigla de duas letras em Hebraico (L"G):
"Lamed" - cujo valor numérico é 30,
"Guimel" - cujo valor numérico é 3.
Então o valor numérico de LA"G = 33.
Costumes de Lag BaOmer:
* Fazer fogueira e assar uns cacarecos casher comíveis na fogueira, com a rapaziada em volta entoando cantigas hebraicas.
* Brincar de arco e flecha. O arco representa a Torá, e a flecha, as mitsvót.
(de Elisheva Oren)
Hoje é dia de Rabi Shimon Bar Iochai (4x)
Saudades deste Tsadik, puro da cabeça aos pés...
Tesouro, você vale ouro...
Agradeço Hashem porque te fez...
Hoje é dia de Rabi Shimon Bar Iochai (2x)
eu disse... Hoje é dia de Rabi Shimon Bar Iochai (4x)
ESTE TROPICASHER É DEDICADO A RABI SHIMON BAR IOCHAI
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.