Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que são PEOT? O que é BLORIT?

Peot (em hebraico פאות, é o plural da palavra hebraica pe'ah, isto é "borda" também chamada de Peíes em ídiche) designa os cachos de cabelos laterais característicos dos judeus ortodoxos, que cumprem este mandamento devido à ordenança de não raspar os lados da cabeça.

(Levítico 19:27: "Não raparás em torno de tua cabeça, nem tirarás as bordas da tua barba").

Na verdade, não é necessário deixar peót tão longas, bastando apenas não raspar com lâmina de barbear os cantos da face, sendo permitido faze-lo com uma máquina de barbear.

Esta proibição inclui uma adicional [Talmud, Nazir 39]: não deixar aquele tufo no alto da cabeça que cresça para trás e fica trançado, como faziam os magos e feiticeiros, que se chama BLORIT.

O maior exemplo que a Torá dá para isso é representado na novela Os Dez Mandamentos pelo personagem de BILÁM [Balaão], cujas laterais da face foram totalmente raspadas me um tudo foi deixado até a nuca,

Em contrapartida, e para diferenciar entre a KEDUSHÁ [Santidade] e a TUMÁ [Impureza espiritual], a Torá instrui o judeu para que aja de modo diametralmente oposto, como na figura abaixo.





Fontes: Rav Adin Steinzaltz, Rede Record, Wikipedia..
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }