Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A Carta do Ramban (Nachmânides) - lições de vida.

Rabi Moshé BEN NACHMAN (NACHMÂNIDES) - Barcelona, 4955-5030 (1195-1270)

Carta endereçada por Rabi Moshé ben Nachman (Ramban) a seu filho, para fortificar-lhe a humildade.  O autor aconselha seu filho a reler esta carta todas as semanas e ensiná-la a seus filhos, para assim se acostumarem, desde tenra idade, a temer a D-us e lhe assegura que no dia que ler esta carta, todos os seus pedidos serão atendidos.

"escuta, meu filho, as lições de teu pai e não rejeites o ensino de tua mãe".

Acostuma-te a dirigir-te a qualquer pessoa, sempre calmamente. Assim fugirás da ira, defeito grave que conduz ao pecado. Nossos sábios nos disseram: "Aquele que se irrita, todas as formas de inferno sobre ele se abatem", como foi dito no Eclesiastes: "Afasta a cólera de teu coração e dissipa todo mal de tua pessoa".

Quando tiveres dissipado a cólera de teu coração, deverás cultivar a humildade, que é a melhor de todas as virtudes, como está escrito: "A humildade conduz à crença em D-us.
Porque sendo humilde, te interrogarás sem cessar sobre tua origem, sobre teu caminho e terás consciência da fragilidade de tua vida e, também, após a morte.
Te lembrarás que após a vida terrestre, deverás prestar contas diante do Rei dos reis, Bendito seja Ele...
Assim que meditares sobre estas verdades, temerás teu Criador e serás protegido de erros. Graças a estas virtudes, aceitarás e serás feliz com teu destino.
A humildade te ensinará a respeitar todas as pessoas, a considerá-las, a afastar-te do erro. A Graça Divina habitará em ti e Seu Esplendor te acompanhará através do mundo vindouro.
E agora, meu filho, saiba e reflita que aquele que sente orgulho em seu coração sobre seus semelhantes, está se rebelando contra o Rei Divino, pois se vangloria com as vestes do Rei, conforme está escrito no Salmo: "D-us é Rei, Sua veste é a Majestade".

De que o homem poderia orgulhar-se?

- Da riqueza? É D-us que herda e enriquece.
- Da honra? "A riqueza e a honra estão diante de ti".

E como irás orgulhar-te com a honra do teu Criador?

- Da sabedoria? Ele, Bendito Seja, retira a palavra dos fiéis e apreende o conhecimento dos sábios.

Assim, tudo é igual perante o Senhor. Na sua fúria ele rebaixa os orgulhosos e conforma Sua vontade, eleva os humildes. Assim sendo, rebaixa-te e D-us te elevará.
Por isso eu te explicarei como conduzir-te na virtude da humildade:
Expressa-te sempre calmamente, a cabeça encurvada, teus olhos fixando a terra e teu coração para o céu. Abaixa teu olhar perante teu interlocutor e considera todo homem como teu superior: se for um sábio ou um rico, tu deverás respeitá-lo. 
Se ele for pobre e tu mais rico ou mais sábio que ele, pensa em teu coração que ele é mais inocente e tu mais culpado. Se ele peca é por inocência, enquanto que tu pecas propositalmente.
Em todas as circunstâncias, em todas as tuas palavras, ações e pensamentos, pensa que estás diante do Todo Poderoso e Sua Graça Divina sobre ti, pois Sua Glória preenche o mundo.

Exprime-te com temor e respeito, como o escravo perante seu mestre. Envergonha-te de qualquer homem. Se uma pessoa te interpelar, não respondas em voz alta, mas calmamente como quem está diante de seu mestre.
Estuda sempre a Torá visando cumprí-la. Ao deixar o livro, procura no estudo aquilo que possas aplicar imediatamente. Examina teus atos de manhã e à noite e todos os dias da tua vida serão de introspecção. Afasta de ti todas as preocupações mundanas no momento da prece. Prepara teu coração diante do Criador e purifica teus pensamentos. Pensa nas palavras antes de pronunciá-las.
Este será teu comportamento todos os dias da tua vida e não pecarás. Assim, tuas palavras, teus atos e teus pensamentos serão corretos. Tua prece será pura, bem dirigida e aceita perante o Rei, Bendito Seja Ele, conforme está escrito: 
"Tu preparas seus corações, Tu os escutas"
***
Lê esta carta uma vez por semana, nunca menos, afim de cumprí-la e andar no caminho do Todo Poderoso. Assim, triunfarás em todos os teus caminhos e serás merecedor do Mundo Vindouro reservado aos justos. 
Todos os dias que leres esta carta, tua prece será atendida pelos Céus quando pedires por algo, para sempre. 
Amén.
Compartilhar no Google+

+ comentários + 1 comentários

19 de junho de 2016 às 08:37

Não sei que porquê nos odeiam tanto, não consigo achar nada no judaísmo de violento, e não consigo achar nada no mundo tão bom quanto o efeito do judaísmo na vida humana como um todo.

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }