Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A importância do encorajamento

PIRKEI AVÓT - ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
         Hilel disse: ‘Seja como os discípulos de Aharon: Ame a paz e procure a paz. Ame as criaturas e as aproxime da Torá (1:12)”.
 
        A seguinte história do Talmud (Taanit 22a) ilustra as bênçãos incomparáveis ​​que a pessoa recebe pelo cumprimento da mitsváde “amar a paz e amar as pessoas”.

       Certa vez o rabino Beroka estava na praça do mercado quando o Profeta Eliahu (Elias) chegou. O rabino perguntou-lhe: “Quem entre as pessoas aqui no mercado é merecedor de uma porção no Mundo Vindouro (Gan Eden)?” Eliahu respondeu: “Ninguém aqui está destinado ao Mundo Vindouro”.

Passaram-se alguns minutos e mais pessoas chegaram ao mercado. Aí o profeta falou: “Aquelas duas pessoas conquistaram a sua parte no Mundo Vindouro!”

      O rabino aproximou-se dos dois e perguntou-lhes o que faziam na vida. Eles disseram: “Nós fazemos as pessoas felizes! Sempre que vemos uma pessoa triste, nós a animamos!”

       Aliviar as pessoas de seus problemas é uma das maiores e mais importantes mitsvót. É o cumprimento do grande princípio da Torá: “Ame ao próximo como a si mesmo” e proporciona grande satisfação ao Todo-Poderoso!

      Imagine um pai cujo filho está no exterior, e o rapaz está enfrentando grandes problemas e preocupações. O pai anseia que alguém conforte o seu filho, encorajando-o que suas dificuldades serão passageiras e em breve não mais existirão.

      O Todo-Poderoso é o nosso Pai Celestial. Se um de seus filhos está preocupado, Ele sente grande prazer quando o confortamos e encorajamos. Aproximemo-nos de uma pessoa que está com problemas e a encorajemos. Os resultados serão fantásticos!
 
 

Baseado nos comentários do Chafêts Chaim, o Rabino Israel Meir Kagan
 (Polônia, 1839-1933) sobre Pirkei Avót

Fonte: E-mussar
Para receber o e-Mussar: 
mande para (to): emussar@terra.com.br
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }