Ainda sobre Aharon HaCohen e sua índole pacificadora:
Quando duas pessoas brigavam, Aharon entrou,sentou-se com um deles e disse-lhe:
"Meu filho, saiba que seu amigo disse: 'Tenho vergonha, porque pequei contra ele.'"
Aaron sentava-se com ele até que tivesse dissipado o mal-estar do seu coração. Então Aaron ir sentar-se com o outro e dizer a ele: "Sei que o seu amigo está dizendo: 'Ai de para mim! Como posso levantar os olhos e olhar para o meu amigo? Estou envergonhado diante dele, porque eu pequei contra ele '. "
Aharon sentava-se com ele até que tenha dissipado o mal-estar do seu coração. Quando os dois amigos mais tarde se encontravam, eles se abraçavam e se beijavam (ibid. 12:3).
Havia milhares de Israel que foram chamados pelo nome de Aharon, pois se não fosse por Aharon, aquela pessoa não teria vindo ao mundo. Aharon promovia a paz entre marido e mulher, para que eles se unissem após uma briga. Por isso muitos davam seu nome à criança que depois nascia (ibid. 12:3).
Aharon ia de tenda em tenda em Israel. Para quem era ignorante ele ensinou Kriat Shema e aoração, e para quem não podia estudar Torá ele ensinava Torá (Tanna d'Bei Eliyahu Rabbah, ed. Meir Ish Shalom).
Quando Moisés falava, Aharon dobrava a orelha para ouvir com temor as Escrituras e considerar como se as tivesse ouvido diretamente do Santo, Bendito seja Ele (Mechilta Bo 3).
Em um ano, três pessoas justas morreram: Moshe, Aharon e Miriam.
Três presentes preciosos que tinham sido dados pelo mérito deles foram cancelados: o maná, que pelo mérito de Moshe, a coluna de nuvem, pelo mérito de Aharon, e poço ambulante pelo mérito de Miriam. Todos eles foram retirados no mesmo mês (Sifri Devarim 305).
Que o mérito do Tsadik Aharon HaCohen proteja a todos nós, amém.
Fonte: Lista RabbiShimon.com-Tzadikim
E-mail Comentários e sugestões para: zion@rabbiShimon.com
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.