Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Qual a origem do KIDUSH?

Nos Dez Mandamentos, a Torá nos ordena a "lembrar (zachor) o dia de sábado para santificá-lo.
Isso nos ensina que estamos a declarar verbalmente o sagrado Shabat, quando fazemos kidush.

O termo zachor está associado ao vinho em vários lugares nas Escrituras Assim, os sábios instituíram que esta mitsvá será feito sobre o vinho. (Este é também o motivo para o vinho da havdalá.)

Vinho como sinal de celebração

O vinho que é uma bebida-também de comemoração serve para mostrar que a refeição que se está prestes a comer não é apenas mais uma refeição regular, mas alegre e festiva.
(Esta é a principal razão para a utilização de vinho no kidush do dia também.

Além disso, os rabinos ao longo dos tempos têm oferecido mais razões pelas quais o kidush é recitado especificamente para o vinho.

Vinho traz alegria

O vinho tem um poder especial para alegrar os corações dos homens. E quando ele é usado para um propósito sagrado, como para celebrar o Shabat, ele também alegra a D-us

Celebração do casamento

O Zohar descreve o Shabat como a "noiva" do povo judeu. Assim como o noivado (chamado de kidushin, ou seja,santificação) é recitado sobre o vinho, o kidush também é recitado sobre vinho.


Retificando o fruto proibido

Os sábios dizem-nos que Adão e Eva comeram do fruto proibido na sexta-feira à tarde.
Devido à honra do sábado, foi concedido um adiamento do julgamento de ambos, até depois Shabat.

De acordo com muitas opiniões rabínicas, o fruto proibido era a uva.
Nós corrigimos este pecado quando fazemos uma bênção sobre o vinho que é feito à partir da uva para cumprir uma mitsvá em torno do mesmo tempo em que o pecado aconteceu.

(Tecnicamente também se  pode aceitar o Shabat no final da tarde sexta-feira.)

N,T, - Importante lembrar que degustar o vinho deve servir apenas para perfumar o espírito e jamais para embebedar-se, sob a escusa de estar cumprindo um preceito bíblico.

Fonte: www.chabad.org - condensado
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }