Em hebraico, a astrologia foi chamado hokmat ha-nissayon, "a sabedoria de prognóstico", em contraste com hokmat ha-hizzayon (sabedoria de estrela-seeing, ou astronomia ). Embora não seja um judeu prática ou ensino como tal, astrologia fez o seu caminho para a comunidade judaica, e tornou-se especialmente predominante em alguns livros de Cabala . |
Zodáco do século 6 - piso da Sinagoga Beit-Alfa em Israel
A Astrologia não é especificamente mencionada na Torá , mas há dois mandamentos que têm sido utilizados por algumas autoridades como base para proibir a prática.
Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus, te dá, não aprenderás a imitar as práticas abomináveis das nações. Que ninguém se achará entre ti quem ... é uma verruma, um adivinho, um adivinho, um feiticeiro, um lança feitiços ..... pois quem faz estas coisas é abominável ao Senhor ... "( Deuteronomio 18:9-12)
Estes mandamentos são compreendidos por algumas autoridades rabínicas como proibindo a astrologia, enquanto outros o limitam a outras formas de adivinhação, e assim a astrologia seria permissível.
A palavra hebraica Mazalot , que significa literalmente "constelações" ou "Zodíaco", é usada duas vezes na Bíblia hebraica .
Constelações específicas também são mencionados, como Orion (chamado "Kesil" "כסיל", literalmente: "enganar" , possivelmente etimologicamente relacionado com "Kislev", o nome para o nono mês do calendário hebraico (ou seja, novembro-dezembro), que, por sua vez, pode derivar do KSL raiz hebraica como nas palavras "Kesel, Kisla" (כֵּסֶל, כִּסְלָה, esperança, positividade), isto é, a esperança de chuvas de inverno), que é mencionado três vezes: Job 9: 9 ( "Ele é o criador do urso e Orion"), Job 38:31 ( "você pode soltar Orion de cinturão? ") e Amos 5: 8 (" Aquele que fez o Pleiades e Orion ").
Alguns historiadores sustentam que a astrologia lentamente fez o seu caminho para a comunidade judaica através de um sincretismo com a antiga cultura helenística . Os oráculos sibilinos elogiam a nação judaica, porque "não meditam sobre as profecias dos adivinhos, mágicos e ilusionistas, nem praticam astrologia, nem procuram os oráculos dos caldeus, nas estrelas", embora o autor do artigo Encyclopaedia Judaica sobre astrologia afirma que essa visão é equivocada.
Alguns cabalistas tecem comparações entre os signos do zodíaco e as tribos de Israel.
Judá por exemplo, é Leão, mês que governa Av, o mês mais sangrento da História Judaica, quando foram derrubados ambos Templos Sagrados em Jerusalém e quando ocorreu a expulsão da Espanha. Similarmente, este mês tem o maior potencial para a revelação do Messias, sabidamente da tribo de Judá.
Adar é relativo a peixes e a Moisés, que partiu o mar vermelho, nasceu e faleceu no dia sétimo deste mês.
Na Era Moderna, o Estado de Israel nasceu no mês de Yiar, mês da consagração de Israel como povo no Sinai, após a saída da escravidão no mês de Nissan e a caminho da Torá, em Sivan.
Sivan por sua vês é o signo de gêmeos, alusão às duas Tábuas da Lei, e à Torá Escrita e Oral.
|
Quem sou eu
- Paulinho Rosenbaum
- Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)
+ comentários + 1 comentários
Procuro tantas respostas, e encontro mais e mais questionamentos.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.