Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A Paciência Vence: 1. O objetivo de cada pessoa neste mundo

Meu estimado/a!
É preciso que você saiba que a paciência é a mola mestre da vida e que sem ela é impossível fazer nossa jornada neste mundo; pois não há criatura alguma que não tenha sofrido tribulações ou crises e se não nos fortalecemos com a virtude da paciência, podemos por tudo a perder.
A paciência é à medida que faz o nosso sucesso, tanto no campo material quanto no espiritual. Quem deseja prosperar financeiramente – quando abre um negócio ou atividade similar, precisa munir-se de paciência, pois sabe que leva algum tempo até os primeiros clientes surgirem e o seu negócio tomar impulso.
Se um comerciante desiste logo ao surgirem os primeiros problemas, mina suas chances de ver seu negócio dar frutos. Mas quem tem nervos de ferro, é persistente e diz a si mesmo: "Nada nem ninguém vai me fazer desistir", verá seu negócio prosperar. Isto com relação ao sucesso material.
No campo espiritual a paciência é exponencialmente mais relevante, pois se o homem quiser atingir níveis nos quais possa sentir toda a santidade Divina e sentir que o próprio D-us está ao seu lado, precisa adquirir para si a virtude da paciência.
É preciso saber sofrer, aguentar e suportar o fardo da vida a cada dia que passa, acorrendo à sinagoga pela manhã, à tarde e à noite para rezar, cobrir-se com o Talit e colocar os Tefilin, consumir somente alimentos casher, observar as leis do Shabat, rezar para Hakadosh Baruch Hu, pedir por Ele, bendito seja para preencher todas as suas necessidades, confiando que receberá tudo o que solicitou; pois tudo o que pedimos para D-us – Ele nos concede.
Por que, então, vemos gente que reza uma, duas, infinitas vezes e depois desistem alquebradas? Porque elas simplesmente não têm paciência.
Se realmente tivessem paciência - a paciência dos Tsadikim –, que tem paciência de ferro elas saberiam que "a paciência vence"; pois no final de tudo, quando o homem se fortalece em suas orações, buscando todos os dias pelo Altíssimo e despejando seu coração para Ele, bendito seja – no final triunfará e se tornará um recipiente da Luz Divina.
O mesmo se dá no estudo da nossa sagrada Torá, que de início parece ser tão difícil de ser compreendida, e sobre isto dizem nossos Sábios (Kidushin 30): "Disse o Todo-Poderoso: criei o Iétser Hará, mas [em compensação] criei a Torá com antídoto".



O Altíssimo criou o Iétser Hará para que o homem tenha liberdade de escolha e sobrepujar seus testes, pois não fosse o Iétser Hará, e todos pudessem sentir de perto a revelação da Luz Divina sem qualquer impedimento, não haveria a necessidade de criar um ser humano e colocá-lo dentro de um mundo material e físico como este, pois o Altíssimo tem a Seu serviço hostes de anjos que são puro fogo celestial, almas sem corpo, que estão sempre na Sua Presença, sentindo de perto toda a espiritualidade Divina.
Mas o Todo-Poderoso fez o homem e o pôs num mundo material e físico, repleto de problemas e incidentes, temores e falhas, revestindo o homem com um Iétser Hará enorme, que queima dentro de si, atraindo-o para todo o tipo de luxúria e bobagens e, contudo, o homem consegue dar a volta por cima e retornar a Ele, bendito seja – esta é a escolha que foi dada ao homem e aqui reside a grandeza de cada judeu, pois ele foi dotado de livre escolha.
Mas para podermos vencer o Iétser Hará, é preciso estudar Torá, pois a Torá é a Suprema Sabedoria Divina. Quando um judeu tem o mérito de estudar diariamente: Chumash, Mishná, Guemará, Midrash, Halachót e Agadót, isto refina o seu espírito e aos poucos ele começa a assimilar a Sabedoria Divina, até tornar-se um recipiente receptor da Luz do Ein Sof, Baruch Hu (O Infinito, bendito seja).
No início tudo é tão difícil, porque o Iétser Hará faz de tudo para que esta pessoa não estude Torá, pois ele sabe que do momento em que ela assimila o estudo das coisas sagradas, consegue vencê-lo com facilidade. Por isso, no campo espiritual, é preciso saber que só "a paciência vence".
Se você não desistir, estudando todos os dias, obstinadamente, um pouco de Chumásh, um pouco de Mishná, de Midrash, algumas Halachót e Agadót, no final terá concluído todo um ciclo do estudo da Torá e se tornará um Chacham (sábio), aceito e apegado ao Altíssimo; mas para isto é preciso ter muita paciência, do contrário – não terá sucesso.
É preciso inculcar bem esta idéia dentro da mente, sabendo que: "Se eu quiser vencer o Iétser Hará que arde dentro de mim, se eu quiser ter sucesso no novo negócio que abri, no emprego que assumi, então eu preciso adquirir a preciosa virtude da paciência", pois "a paciência vence" – tanto no plano material quanto no espiritual.
Este é o principal fundamento de todo aquele que deseja triunfar tanto neste mundo, quanto no Mundo Vindouro.
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }