Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Livres de Dívidas!

“Hilel costumava dizer: ‘Quanto mais bens materiais, mais preocupações’ (2:8)"

A Torá nos oferece uma visão valiosa sobre a felicidade pessoal. À medida que vivemos, acabamos acreditando sinceramente que as posses materiais irão aumentar significativamente a nossa qualidade de vida. 

          Por exemplo: imagine que o senhor John vê um carro esportivo vermelho anunciado numa revista. É natural que ele diga: "Uau! Eu gostaria de ter um desses". No entanto, a sua renda atual não lhe permite comprar um carro de luxo. Mas ele diz para si mesmo: "Uma vez que me fará feliz, devo comprar este carro novo. Esperançosamente terei um aumento de salário e poderei pagar as parcelas".

          O seu desejo de ter um carro novo é compreensível, pois ele sente que isto irá fazê-lo feliz. No entanto, há outro fator nesta equação que John deveria considerar: o sucesso nos negócios não está sob o nosso controle, mas depende unicamente das bênçãos de D'us.

          Portanto, John deveria levar em consideração que a compra de um carro novo e caro não lhe garantirá necessariamente um aumento de salário. Pelo contrário, ao comprar um carro que não está dentro do seu orçamento, ele estará colocando preocupações desnecessárias sobre a sua cabeça. A longo prazo, ele seria muito mais feliz sem um carro novo e vivendo dentro do seu orçamento, do que com um carro novo e constantemente se preocupando em pagar as prestações.

          À luz disto, a nossa Mishná nos alerta: ‘Quanto mais bens materiais, mais preocupações’ – ou seja: antes de fazermos uma compra, devemos analisar se ela está dentro de nossas possibilidades. Essa perspectiva nos dá a ferramenta de equilibrar o impulso com a razão, preservando tanto a nossa felicidade como a nossa paz de espírito. Troquemos a alegria momentânea de comprar algo que não podemos pagar pela alegria duradoura de viver dentro de nossos orçamentos!





Baseado no livro Ruach HaChaim, do Rabino Chaim de Volozin (Lituânia, 1749-1821)
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }