Rav Yaacov Culi - autor da Antologia conhecida como Meam Loez, culminou por fazê-lo conhecido pela alcunha de Meam Loez. Foi o principal rabino da Constantinopla do século 18 (hoje Istambul).
Em 1730 iniciou a Antologia da Torá "Meam Loez", inicialmente em Ladino e seus sucessores a traduziram para o Hebraico.
Rav Culi prometeu que aquele que estudar todos os livros do Meam Loez terá sua entrada garantida no Céu por haver abrangido todos os tópicos da Torá e do Talmud.
O Rabino Culi prima pela sua capacidade em abranger toda a obra mosaica e de permear seus comentários e interpretações do texto com inúmeras parábolas e exemplos, deixando o leitor totalmente à vontade para compreender a narrativa da melhor forma possível, alem de envolve-lo totalmente no texto.
Rav Culi era um mestre em didática, como podemos ver neste pequeno trecho da Parashá Vaietzê, do primeiro livro da Torá (Bereshit), que relata sobre o conhecido sonho de Yaacov, onde anjos subiam e desciam uma escada fincada na terra e com a cume no Céu:
" Os Anjos que subiam eram os enviados para destruir Sodoma e Gomorra, e que haviam sido punidos por Hashem com 118 anos de desterro na Terra, por terem revelado a Lot que iam destruir a cidade, sem que Hashem lhes ordenasse dizê-lo.
Quando Yaakov viajava de Israel para Haran e se aproximava da região de Sodoma, os mesmos Anjos viram algo como um Sol se aproximando deles e disseram:
- Lá vem o Sol! Lá vem o Sol! - Tamanha era a luz que Yaakov irradiava.
Como recompensa, Hashem os trouxe de volta para o Céu.
E quais eram os Anjos que desciam?
De acordo com o mesmo Meam Loez, eram Anjos que ameaçavam matar Yaakov, pois ele a tez idêntica a da figura humana do plano da Merkavá Celestial.
Então Hashem ordenou a estes Anjos que descer à Terra e acompanhassem Yaakov emChutz la Aretz (fora de Israel) ao invés de matá-lo, além de protegê-lo, até ele se tornar pai da nação de Israel.
A Torá explica que quando uma pessoa deixa Israel, seus Anjos da Guarda sobem para o Céu e outros Anjos da Guarda passam a acompanhar a pessoa, porque o grau espiritual da pessoa muda quando entra em ou deixa Israel!"
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.