Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é um Guêt?

Guêt (do Hebraicoo גט) é o nome dado ao documento de divórcio dentro do judaísmo. 
De acordo com o tratado Kidushin, do Talmud Babilônico, o Guêt é um processo legal que exige o onde o homem concede à sua mulher a liberdade para casar com outro homem por meio de um documento. A origem desta Lei está em Devarim [Deuteronômio] 24. 
A parte essencial do Guêt é muito curta; o texto é "Você fica permitida a todos os homens", o que significa que a mulher não é mais uma mulher casada e que as leis do adultério não se aplicam mais.
A lei judaica não proíbe o divorcio, pois reconhece que mais trágico do que a separação, é a infelicidade familiar; o que desmoronou espiritualmente prejudica os pais e as crianças.
A cerimônia do Guêt consiste com duas testemunhas e de um escriba. O documento é escrito à mão e lido por um rabino ou por um tribunal rabínico composto por três rabinos.
A esposa só pode se casar novamente depois de 92 dias evitando qualquer dúvida sobre paternidade.

Em Israel a vara de família é religiosa, por isso um homem que se recusa a dar o Guêt à esposa pode sofrer consequências legais. A tradição judaica diz que se um homem faz isso, busca todo tipo de intempérie em sua vida. 

A mulher não é obrigada a  casar-se pela Lei Judaica, somente o homem. Por este motivo ele, e não ela. é forçado a conceder o divórcio caso o outro não o queira mais.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }