Rabi Israel Lipkin, mais conhecido como "Israel Salanter" (03 de novembro de 1810,- 2 de fevereiro de 1883, Königsberg ).
Foi o pai do Movimento Mussar, um famoso Rosh Yeshivá e Talmudista .
Rav Salanter primava pela linha religiosa do auto-aperfeiçoamento (Mussar), onde tornou-se conhecido por ter estendido um método completo e popularizado.
É reconhecido como o pai do movimento Mussar desenvolvido no século 19 na Europa de Leste, particularmente entre os judeus da Lituânia.
O termo hebraico Mussar (מוּסַר), a partir do livro de Provérbios 01:02, é a disciplina ou modo de conduta que um judeu deve seguir, afora seus estudos de Torá, Talmud e Leis.
O estudo da Mussar é uma parte do estudo da ética judaica.
Rabino Salanter é mais conhecido por salientar que as leis inter-pessoais são parte dos aspectos rituais do judaísmo.
Não desenvolver as relações do indivíduo com os outros e consigo mesmo era algo imperdoável.
O conceito de subconsciente aparece nos escritos do rabino Salanter bem antes de ser popularizado por Sigmund Freud.
Já em 1880, o conceito de processos conscientes e inconscientes e o papel que desempenham no funcionamento psicológico, emocional e moral do homem são totalmente desenvolvidos e elucidados pelo movimento Mussar.
Estes conceitos são referidos nas suas obras como os processos "exterior" [chitzoniut] e "interior" [penimiut], e também são referidos como os processos "claro" e "escuro".
Eles formam um bloco de construção fundamental de muitas cartas do rabino Salanter, ensaios e ensinamentos. Ele escreve ser fundamental para que uma pessoa reconhecer suas motivações subconscientes [negiot] e trabalhar em entendê-las.
Rabino Salanter ensinou que os melhores momentos para a pessoa trabalhar seu caráter em não permitir que os impulsos subconscientes impróprios o afetem são os tempos de tranquilidade emocional, quando uma pessoa está mais no controle de seus pensamentos e sentimentos.
Rav Israel Salanter |
Ele gostava de salientar que quando uma pessoa experimenta uma resposta aguda a um evento emocional, ele não está, necessariamente, no controle de seus pensamentos e faculdades e não terá acesso às perspectivas calmantes necessárias para permitir que sua mente consciente possa interceder.
Baseado em sua compreensão da motivação subconsciente, o rabino Salanter foi confrontado com um dilema. Dado que as motivações subconscientes de uma pessoa muitas vezes não são aparentes ou sob controle da pessoa, como é possível para uma pessoa controlar e modificar seus próprios atos, a fim de melhorar suas ações e agir em conformidade com os ditames da Torá?
Se a base das ações da pessoa não é controladas por ela, como pode mudá-las através do pensamento consciente?
Rabino Salanter responde que a única resposta possível para esse dilema é aprender os ensinamentos éticos com grande emoção [limud hamusar behispa'alut].
Ele ensinou que a pessoa deve escolher uma declaração ética [ma'amar Chazal] e repetir isso mais e mais vezes com muito sentimento e concentração, acerca do seu significado.
Através dessa repetição e excitação interna, a pessoa seria capaz de trazer a idéia representada no ensinamento ético para o reino de seu subconsciente e, assim, melhorar seu comportamento e Midót [traços de caráter].
ORabino Salanter sentia que as pessoas poderiam sentir-se constrangidas a estudar os ensinamentos éticos, em um local normal de estudo, então criou a idéia de uma casa de ensinamentos éticos [ beit ha'mussar] que estaria localizada ao lado de uma sala de estudo comum e que seria designada para a aprendizagem ética. Desta forma manteria certa privacidade e tranquilidade aos estudiosos.
Agradecemos ao e-Mussar que nos empresta amiúde seus textos maravilhosos para publicação
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Que interessante!
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