Rabi Shlomo Yitzhaki (רבי שלמה יצחקי), mais conhecido pelo acrônimo Rashi (רש"י), nasceu em Tryes, na região de Champagne na França, sendo um de seus maiores rabinos. Ficou famoso por ter sido o autor dos primeiros comentários compreensivos sobre o Talmud, Torá e Tanach (Bíblia hebraica).
Aclamado por sua habilidade de apresentar o significado básico do texto de uma maneira concisa e translúcida, Rashi apela para estudiosos avançados e iniciantes, e seu trabalho permanece uma peça central do estudo judaico contemporâneo.
Seus comentários aparecem em muitas edições do Talmud e Torá, notavelmente o Chumash, e são companhia indispensável para ambos estudantes casuais e sérios dos textos primários do judaísmo.
O comentarista por excelência da Torá - séc. XII (1040-1105)
Sua ascendência pode ser traçada até Rabi Yochanan HaSandlar e Hilel, o Ancião - mestres do Talmud, que por sua cvez descendem do rei David. Recebeu sua primeira formação talmúdica de seu pai, Rav Yitschac. Em idade jovem foi para Worms, na Alemanha, para ampliar o seu conhecimento sob a tutela de Rav Yaakov ben Yakar. Aos 25 anos voltou sua cidade nativa Troyes.Surpreendentemente, Rashi realizou todo o seu trabalho durante o período das Cruzadas, quando a vida era extremamente perigosa para os judeus. Rashi teve três filhas, que foram grandes estudiosas por mérito próprio, mas também se casaram com homens de grandeza, e tiveram filhosconhecidos como os "baalei Tosafos", o mais famoso dos quais, Rav Yaakov ben Meir, também conhecido como Rabeinu, o mais famoso neto de Rashi. Esta época demarca uma importante safra de gênios da Torá do judaísmo ashkenazita.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.