Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Tisha BeAv - Curando os Nossos Corações

        Nossos Sábios (Talmud Yoma 9) revelaram que o Templo Sagrado de Jerusalém foi destruído por causa do pecado de sinat hinam - ódio infundado. O Talmud (Guitin 56) relata um exemplo de sinat hinam que ocorreu durante aquele período:

Um homem tinha um amigo chamado Kamtza e um inimigo chamado Bar Kamtza. Ele deu uma festa e pediu a seu servo para convidar Kamtza, seu amigo. No entanto, o servo cometeu um equívoco e trouxe Bar Kamtza. Quando o anfitrião encontrou Bar Kamtza, ele perguntou: "O que você está fazendo aqui? Saia!"
Bar Kamtza respondeu: "Já que já estou aqui, para que eu não passe vergonha, deixe-me ficar e eu pago tudo o que eu comer". O anfitrião recusou a oferta. Bar Kamtza até se ofereceu para pagar toda a festa. O anfitrião mesmo assim recusou, pegou Bar Kamtza pela mão e colocou-o para fora.

       Por dois mil anos o Templo Sagrado de Jerusalém está em ruínas e a Shehiná - a Presença Divina - não habita no santuário interno do Templo. Para que ele possa ser restabelecido, precisamos corrigir a grave transgressão de sinat hinam.
       Neste dia Nove de Av (hoje, 13, e amanhã, 14 de agosto), o dia da destruição de ambos os Templos de Jerusalém, reflitamos sobre o nosso longo e amargo exílio. 
     O povo judeu não quer nada além da redenção, como prometido pelos nossos sagrados profetas. Esta redenção trará a revelação da Shehiná por todo o universo.
       Nosso desafio é corrigir a transgressão de sinat hinam. Pensemos em uma maneira prática de como preencher nossos corações com interesse e carinho pelo próximo, trazendo a salvação final para todos!


Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br
         
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }