Lá no fundo de
nossos corações, quando damos tsedaká (dinheiro à caridade) - como nos
sentimos em relação ao destinatário? É concebível que às vezes o doador possa
se sentir um pouco incomodado ao abrir mão de seu dinheiro. No entanto, a Torá
(Devarim 15:10) nos exorta: “Vocês certamente devem dar-lhe, e que
seus corações não se sintam mal quando derem a ele, pois em retorno, o
Todo-Poderoso, seu D'us, os abençoará em todos os seus atos e em todos os seus
esforços”.
A mensagem
deste versículo é que o doador não deve se sentir incomodado, pois D'us irá
abençoá-lo por sua benevolência.
Surge aqui uma
interessante pergunta: por que a Torá inverte os papéis? É o homem carente -
desprovido de fundos e sofrendo problemas financeiros - que precisa de uma
bênção. Por que, então, D'us oferece uma bênção ao homem rico? Não seria
suficiente, com vistas a aliviar o incômodo do doador, se Ele simplesmente o
parabenizasse por estar realizando um ato magnânimo de justiça com o carente? A
lógica diria: que o Todo-Poderoso abençoe o sujeito carente, permita ao doador
manter sua riqueza e provenha a ambos com todas suas necessidades!
A resposta é
que a Torá está nos revelando uma verdade oculta: o ato de bondade não está
sendo realizado pelo doador, mas sim pelo receptor! O raciocínio que a Torá vem
nos ensinar é o seguinte: quando o doador é abençoado ao dar tsedaká - a
fonte de sua bênção é o homem pobre. Se não fosse pelo receptor, nenhuma bênção
viria ao benfeitor. O indivíduo pobre é a origem e a causa de D'us enviar Suas
bênçãos ao homem rico.
Ao nos
proporcionar ocasiões de realizar atos de bondade, D'us está nos dando a
oportunidade de encontrarmos favor aos Seus olhos. Portanto, quando damos de
nós aos outros, não devemos imaginar que os estamos ajudando. Pelo contrário:
todas as bênçãos que o Todo-Poderoso quer jorrar sobre o benfeitor emanam do
beneficiário. Como diz o Midrash: Mais do que o homem rico ajuda o pobre - o
pobre ajuda o homem rico!
Baseado no livro Ohr Rashaz, do Rabino Simcha Zissel
Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm e no livro
Daat Torá do Rabino Yerucham Halevi Levovitz (conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia, 1874-1936)
Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br
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