Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Há lógica em dar Tsedacá? [fazer caridade]

       

Lá no fundo de nossos corações, quando damos tsedaká (dinheiro à caridade) - como nos sentimos em relação ao destinatário? É concebível que às vezes o doador possa se sentir um pouco incomodado ao abrir mão de seu dinheiro. No entanto, a Torá (Devarim 15:10) nos exorta: “Vocês certamente devem dar-lhe, e que seus corações não se sintam mal quando derem a ele, pois em retorno, o Todo-Poderoso, seu D'us, os abençoará em todos os seus atos e em todos os seus esforços”.
A mensagem deste versículo é que o doador não deve se sentir incomodado, pois D'us irá abençoá-lo por sua benevolência.
Surge aqui uma interessante pergunta: por que a Torá inverte os papéis? É o homem carente - desprovido de fundos e sofrendo problemas financeiros - que precisa de uma bênção. Por que, então, D'us oferece uma bênção ao homem rico? Não seria suficiente, com vistas a aliviar o incômodo do doador, se Ele simplesmente o parabenizasse por estar realizando um ato magnânimo de justiça com o carente? A lógica diria: que o Todo-Poderoso abençoe o sujeito carente, permita ao doador manter sua riqueza e provenha a ambos com todas suas necessidades!
A resposta é que a Torá está nos revelando uma verdade oculta: o ato de bondade não está sendo realizado pelo doador, mas sim pelo receptor! O raciocínio que a Torá vem nos ensinar é o seguinte: quando o doador é abençoado ao dar tsedaká - a fonte de sua bênção é o homem pobre. Se não fosse pelo receptor, nenhuma bênção viria ao benfeitor. O indivíduo pobre é a origem e a causa de D'us enviar Suas bênçãos ao homem rico.
Ao nos proporcionar ocasiões de realizar atos de bondade, D'us está nos dando a oportunidade de encontrarmos favor aos Seus olhos. Portanto, quando damos de nós aos outros, não devemos imaginar que os estamos ajudando. Pelo contrário: todas as bênçãos que o Todo-Poderoso quer jorrar sobre o benfeitor emanam do beneficiário. Como diz o Midrash: Mais do que o homem rico ajuda o pobre - o pobre ajuda o homem rico!

Baseado no livro Ohr Rashaz, do Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm e no livro Daat Torá do Rabino Yerucham Halevi Levovitz  (conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia,  1874-1936)

 Para receber o e-Mussar: emussar@terra.com.br



__._,_.___
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }