Shimon, o Justo, foi dos últimos participantes da Grande Assembléia.
Ele costumava dizer:
"O mundo se mantém sobre três coisas: a Torá, o serviço Divino e a beneficência."
O Judaísmo, em certo sentido, lembra um tripé. Retire um dos pés de apoio e a estrutura desabará. Se a pessoa for erudita mas não observante, se for caridosa mas não disposta à oração, então ela não poderá experimentar uma vida religiosa plena. Esta religiosidade incompleta está fadada a ter um equilíbrio instável e desmoronar.
- O propósito da Torá em nossa vida diária é a de nos elevar a um plano superior. Mediante o seu estudo podemos ampliar nossos conhecimentos, nossos horizontes mentais, e estender as fronteiras de nossa compreensão.
- A Avodá (serviço Divino) comanda o nosso relacionamento com D's. Ela faz com que estejamos constantemente cientes da presença do Todo-Poderoso e da nossa dependência d'Ele.
- Guemilut Chassadim (beneficência) regulamenta nosso relacionamento com nossos semelhantes. Nesta área, nos é ensinado o significado da justiça, retidão e compaixão. Nela, aprendemos a amar nosso semelhante como a nós mesmos.
Quando o judeu se envolve nesta três atividades, ele está, na verdade, envolvendo todos os níveis do seu ser no culto a D's. Ele está pensando, falando e praticando o Judaísmo.
Para a Torá, a mente; o pensamento do processo intelectual é fundamental.
Na avodá, a fala; expressão é o elemento fundamental.
Na guemilut chassadim, o feito; a ação que é importante.
Ética do Sinai
Maquete do Templo em Jerusalém |
Colaboração: Onkelos be Avraham, pelo Facebook.
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