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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é a Havdalá?

O significado da havdalá 
Quando o Shabat inicia-se na sexta-feira ao entardecer, o recebemos com muita honra e alegria. Durante mais de 25 horas nos é concedida uma alma adicional e o espírito ímpar de Shabat; agora que se aproxima o momento de sua partida, não podemos deixá-lo sair desapercebido. Sua retirada também é anunciada com vinho e bênçãos.

O Shabat chega ao fim quando três estrelas são visíveis no céu, a olho nu. Entretanto, antes de ser permitido fazer qualquer trabalho deve-se verbalizar o início da nova semana com as palavras:
"Baruch, hamavdil ben côdesh lechol" ("Bendito é Ele que separa entre o sagrado e o comum.")
Depois que terminar o Shabat é dita a havdalá para marcar a distinção entre o "sagrado e o comum", entre o Shabat que finda e os dias da semana que se iniciam. 

A havdalá é pronunciada sobre um cálice de vinho, com uma bênção (suco de uva, cerveja e alguns outros líquidos também podem ser utilizados). Além desta, mais três bênçãos são recitadas. A primeira é dita ao aspirar a fragrância de especiarias que têm o poder de revigorar espíritos alquebrados; quando o Shabat parte, junto com ele se retira a alma espiritual adicional, e é nessa hora que nosso estado de espírito precisa ser estimulado e revivido.

A segunda é a bênção do fogo, recitada sobre à luz de uma vela trançada (combinando diversos pavios ou, na falta desta, juntando as chamas de duas velas ou dois fósforos). Uma das razões desta oração é a lembrança do fogo que foi aceso por Adam (Adão), esfregando duas pedras, quando vivenciou pela primeira vez a escuridão que ocorreu na noite do primeiro Shabat. 

Normalmente, quando uma bênção é pronunciada, esta deve ser seguida por um ato. Assim, após a bênção do fogo, erguemos as unhas à luz, para perceber o contraste da luz e da sombra refletido na palma da mão. 

A última bênção é a havdalá – o reconhecimento da separação entre os opostos.

A havdalá: O ritual que finaliza o Shabat

Segura-se na palma da mão direita um cálice de vinho ou cerveja (contendo no mínimo 86 ml), e recita-se a havdalá, de pé, em voz alta:

Hinê E-l yeshuati; evtach velô efchad, ki ozi vezimrat Y-a, A-do-nai, vayhi li lishuá. Ush’avtêm máyim bessasson, mimaayenê hayshuá. L’A-do-nai hayshuá; al amechá birchatêcha, sêla. A-do-nai Tseva-ot imánu; misgav lánu, E-lo-hê Yaacov, sêla. A-do-nai Tseva-ot, ashrê adam botêach Bach. A-do-nai hoshía; ha’Mêlech yaanênu veyom cor‘ênu. 

(Os presentes costumam recitar o seguinte versículo em voz alta e o condutor o repete:) Layhudim hayetá orá, vessim-chá, vessasson, vicar; ken tihyê lánu.

Eis que D'us é minha salvação; confiarei e não temerei, pois o Eterno é minha força e canção, e Se tornou minha salvação. Portanto, hauri com alegria água das fontes de salvação. A salvação cabe ao Eterno; Tua bênção está sobre Teu povo, para todo o sempre. O Eterno dos Exércitos está conosco; o D'us de Yaacov é nossa fortaleza, para todo o sempre. O Eterno dos Exércitos, louvado é o homem que confia em Ti. Salva, ó Eterno; responde-nos, ó Rei, neste dia em que chamamos. (Os presentes costumam recitar o seguinte versículo em voz alta e o condutor o repete:) Para os judeus houve luz, alegria, júbilo e glória; que assim seja para nós.

Cos yeshuot essá, uvshêm A-do-nai ecrá. Savri maranan: Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech hao-lam… quando sobre vinho: …borê peri hagáfen (quando sobre cerveja: …shehacol nihyá bidvarô).

Elevarei o copo da salvação, e em nome do Eterno chamarei. Atenção Senhores: Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo… quando sobre vinho: …que cria o fruto da vinha (quando sobre cerveja: …que tudo vem a existir por Seu verbo).

Passa-se o cálice com o vinho para a mão esquerda e, na direita, segura-se a caixa contendo especiarias (como cravo e/ou canela), recitando a seguinte bênção:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, borê minê bessamim.

Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que cria diversos tipos de especiarias aromáticas. 

Depois de cheirar as especiarias, o condutor passa-as para os presentes. Cada um recita a bênção das especiarias antes de cheirá-las.

Um dos presentes segura uma vela trançada acesa (ou, na falta desta, duas velas simples de modo a fazer uma só chama dos dois pavios) e o condutor, com o cálice novamente na mão direita, recita a bênção do fogo:

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, borê meorê haesh.

Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que cria as chamas do fogo.

O condutor coloca o cálice na mesa e dobra o polegar da mão direita debaixo dos quatro dedos, mirando o contraste da luz e da sombra refletido na palma da mão, provocado pelas chamas da vela. Ele repete o processo com os dedos da mão esquerda. Os homens presentes fazem o mesmo (as mulheres geralmente não o fazem). Em seguida, o condutor pega novamente o cálice na mão direita e termina a havdalá.

Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu, Mêlech haolam, hamavdil ben côdesh lechol, ben or lechôshech, ben Yisrael laamim, ben yom hashevií leshêshet yemê hamaassê. Baruch Atá A-do-nai, hamav-dil ben côdesh lechol.

Bendito és Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que distingue entre santo e corriqueiro, entre luz e trevas, entre Israel e as nações, entre o sétimo dia e os seis dias de trabalho. Bendito és Tu, ó Eterno, que distingue entre o santo [Shabat] e o comum [os dias da semana].

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