Mmas
para os judeus, o shofar não é apenas um instrumento "musical".
É
um instrumento tradicionalmente sagrado.
Na
tradição judaica, lembra o carneiro sacrificado por Avraham (Abraão) no lugar
de Yitschac (Isaac) através da história da Akedá (sacrifício de Isaac),
lida no segundo dia de Rosh Hashaná.
A palavra shofar é mencionada pela primeira vez em conexão à
Revelação Divina no Monte Sinai, quando "a voz do shofar era por demais
forte e todo o povo do acampamento tremeu".
Assim, o shofar em Rosh Hashaná (ano novo judaico) tem o dever
de lembrar aos judeus suas obrigações para com seus serviços religiosos.
O shofar também era tocado durante as batalhas contra inimigos
perigosos.
Portanto, o shofar de Rosh Hashaná serve como um grito de guerra
contra o inimigo interior, impulsos maus e paixões.
O shofar é feito de um chifre de animal casher (considerado
puro).
Qualquer
chifre pode ser usado para o shofar, exceto vaca ou touro, pois estes chifres
são chamados em hebraico de keren e não shofar, e também porque seu
chifre poderia remeter ao Bezerro de Ouro que os filhos de Israel fizeram no deserto,
ao deixarem o Egito.
O
shofar é tocado em Rosh Hashaná após a leitura da Torá,
antes e durante a prece de Mussaf.
Embora uma mitsvá não deva ser adiada, havia
uma boa razão para adiar o toque do shofar para depois da leitura da Torá. Isso
aconteceu numa comunidade judaica cercada por inimigos, em que o shofar foi
tocado de manhã bem cedo.
Os inimigos pensaram que
os judeus estivessem convocando para uma rebelião contra eles, então os
cercaram e os mataram. A partir daí decidiu-se por tocar o shofar após a
leitura da Torá, pois quando os inimigos viam que os judeus já haviam feito
parte de suas preces pacificamente, percebiam que era uma reunião pacífica para
a oração, e não uma rebelião contra eles.
Rashi explica que houve um tempo quando os judeus foram
proibidos de tocar o shofar. Guardas eram postados para vigiá-los até que o
serviço da prece de Shacharit estivesse concluído.
Os judeus por isso tocavam o
shofar mais tarde, durante o serviço Mussaf, e assim permaneceu esta regra, de
tocar o shofar após o serviço de Shacharit.
Existe ainda outra razão: pois
naquele época os judeus já eram coroados com mitsvot, os preceitos entre os
quais tsitsit, Shemá, e a leitura da Torá: então vem o shofar e lhes traz o
perdão.
Base:
Wikipedia
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