Eliahu ben Shlomó Zalmán Kremer - em hebraico: ר' אליהו בן שלמה זלמן.
Conhecido como o Gaón (gênio em Torá) de Vilna ou o Gra (Ha-Gaón Rabí Eliyáhu), Vilna, Lituânia, 23 de abril de 1720 - Vilna, 9 de octubre de 1797.
O Gaon, como é simplesmente chamado, foi uma das maiores autoridades haláchicas da historia do judaísmo. Seu pensamento esteve entregue por completo ao estudo da Torá, do Talmud e da erudição cabalística, assim como de certas seculares (como a gramática hebraica, geometría, álgebra e astronomía). O Gaón considerava o conhecimento "secular" um adjunto vital ao estudo da Torá e era bem informado em quase todos os campos seculares. Apesar de estar em desacordo com o Movimento da Hascalá Judaico em seus princípios, ainda assim promoveu a reflexão sobre a relação e o equilibrio entre modernidade e assimilação à cultura europeia e à hebraica.
O Gaon de Vilna |
Obras
Foi um autor prolífico. Existem poucos livros hebraicos antigos sobre os quais ele não escreveu algum comentário, que em grande maioria eram aulas ditadas a seus alunos.
No entanto, nenhum escrito seu foi publicado em vida.
Sua explicação ou comentário, especialmente que, para compreender um texto difícil é adicionada para esclarecer o Talmud babilônico e o Shuchan Aruch (Código de Leis da Torá e do Talmud), também conhecidos como o Biur Ha-Grá ("Esclarecimento do Gra").
Seu trabalho de investigação sobre a Mishnah é intitulada Shenot Eliyahu (Os Anos de Elías).
Vários trabalhos de Cabalá contém os seus comentários.
Suas interpretações sobre o Pentateuco se intitulam Adereth Eliahu (Esplendor de Elías).
Seus comentários sobre Provérbios e outros livros do Tanach foram escritos mais tarde em sua vida.
Também escreveu sobre matemática, conhecia os trabalho de Euclides, havendo estimulado seu aluno rabino Baruch de Shklov a traduzir os trabalhos deste grande matemático ao hebraico.
Um trabalho matemático chamado Áyil Meshulash (Carneiro de Três Partes), um referencia ao "Convenio Entre las Partes" de Gênesis 15:9), também lhe foi atribuído.
Fonte: Wikipedia
Fonte: Wikipedia
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.