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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Ressurreição e Reencarnação nesta porção da Torá - Vaielêch

בס''ד
וילך - פסוק- ט"ז
"וַיֹּאמֶר ה' אֶל מֹשֶׁה הִנְּךָ שֹׁכֵב עִם אֲבֹתֶיךָ וְקָם הָעָם הַזֶּה

Encontramos na nossa Parashá um dos cinco versículos que são excessão de regra na leitura da Torá. Sendo que o Sefer Torá não tem pontos, nos baseamos nos sinais de música chamadosTeamim que vem desde a época de Moshe Rabeinu para saber aonde começa ou acaba um versículo . O motivo de precisarmos saber isso é porque não podemos dizer meio versículo quando há nele o nome de Hashem para não falarmos o nome de D'us em vão, então, para sabermos aonde terminou o versículo nos baseamos no sinal de música chamado etnachta que representa um ponto e vírgula, ou no sinal sof passuk que representa um ponto final . A Guemará em Yoma nos conta que Issi ben Yehudah nos ensinou que cinco versículos na Torá inteira saem dessa regra . Um deles está na nossa Parashá . O versículo diz:- "E disse D'us à Moshe você se deita com seus pais e levanta esse povo e.....etc. (Nesse versículo Hashem comunica à Moshe que esse é o dia da morte dele). O etnachta se encontra na palavra "seus pais", aparentemente determinando que lá termina o assunto (mas que nesse caso não vai determinar por causa da excessão de regra). Dizem nossos sábios na Guemará em Sanedrin que desse nosso versículo :- "Você se deita com os seus pais e levanta", ultrapassando o ponto e  vírgula aprendemos a ressurreição dos mortos pela Torá escrita . O Ari Zal nos explica que , sendo que esse versículo não tem determinação e se aplica tanto ao antes do etnachta (Moshe) e ao depois (esse povo) , aprendemos que tanto Moshe quanto esse povo se reencarnam
e se tornam à última geração

   Diz o Ari ZaL que Moshe Rabeinu e toda sua geração eram a
"Dór Deáh" (geração do conhecimento) e a raíz das almas deles era o lado oculto da Sefirat Daat que é chamado no "Etz Haim" de "Leáh" . A geração paralela chamada "erev rav" também tinha a raíz na Daat mas era afetada pela mistura do bem e do mal nesse mundo. Moshe se reencarna e se torna Mashiach e a geração dele também se  reencarna e se tornam a geração do Mashiach . Até a "erev rav" também se reencarna por também ser "dór deáh" e à ela se refere o final do versículo que diz:-  "esse povo vai se levantar e ....(......)".  O sinal dessa última geração, diz o Ari ZaL, é o fato de as mulheres mandarem nos maridos , porque na reencarnação anterior , no deserto, os maridos deram os anéis para fazer o bezerro de ouro e as mulheres não quiseram dar, por isso elas mandam neles. Chegamos à conclusão que essa geração é a nossa

Diz o Maguid de Mezritsh que uma característica da "dór deáh" é que o assunto principal deles era o conhecimento que se expressa pela fala e eles não tinham a característica da ação, e até o próprio Moshe para abrir o mar vermelho levantou o cajado mas não bateu no mar. Quando Moshe chegou perto da Terra Santa na qual o trabalho principal seria a ação das Mitzvot , Hashem disse para ele falar para a pedra para que a água volte mas ele bateu na pedra para começar o trabalho da próxima geração (ação). Hashem queria que ele falasse com a pedra para elevar a próxima geração (da ação) ao nível elevado da geração dele (do conhecimento, da fala). Toda aquela geração com Moshe e a "erev rav" tiveram que falecer no deserto e esse é o trabalho de Moshe, voltar como Mashiach e elevar toda a "geração do conhecimento" (incluindo a erev rav) por meio do estudo Torá e o cumprimento das Mitzvót, "fala e ação" .
O Rebe de Lubavitch disse que essa geração somos nós

Agradecemos à Paula Cohen que está dedicando essa Parashá no ilui Neshamá do seu falecido marido Alberto (Avraham) Cohen

Fomos surpreendidos pela morte repentina do Sr Ezra Ben Frida
Ao qual também dedicamos essa Parashá leilui Nishmató

Horário de Acendimento das velas de Shabat em SP 17h47
Shabat Shalom

Rabino Gloiber
sempre correndo
mas sempre com você
www.ongtora.com

                                              
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