Nossa Parashá nos conta sobre a descida do nosso patriarca Avraham ao Egito. Os egípcios antigos eram obcecados por mulheres e Sarah, nossa matriarca era uma mulher linda. A estatística egípcia de maridos assassinados por terem mulheres lindas seria considerada hoje "risco não segurável" ! Avraham pede à Sarah dizer que é sua irmã por motivos de perigo de vida e para ganharem presentes . Essas duas coisas não fazem parte do perfil de Avraham que estava em um nível espiritual elevadíssimo , em Ur preferiu ser jogado ao fogo do que fazer idolatria, e quando salvou o rei de Sodoma, não aceitou nem um cordão de sapato de presente. Como então Avraham usa agora essas duas coisas como argumento? O Tanach traz muitos casos parecidos mas vamos analisar dois deles. Quando Hashem pediu para Moshe ir ao Faraó e fazer milagres, os próprios milagres eram o objetivo dessa empreitada, mas quando D'us pediu ao profeta Shmuel ir para Beit Lehem nomear um rei no lugar de Shaul , o profeta pergunta :- Como irei, Shaul vai ouvir e me matar! Hashem diz para ele levar uma bezerra e dizer que está indo para lá fazer um korban . Ou seja, o próprio D'us dá uma justificativa para ele. No caso de Shmuel o milagre seria apenas uma necessidade particular e poderia ser evitado com uma desculpa , e Hashem diz para ele justificar dessa maneira para não precisar do milagre. Conclusão: quando uma pessoa pode fazer algo de maneira natural mas no lugar disso espera um milagre, o milagre pode não acontecer , ou acontecer mas ser descontado dos méritos dela e isso não é bem visto pela Torá, mas quando estamos em uma situação que não há outro jeito a não ser um milagre , nesse caso o milagre pode acontecer sem ser descontado dos nossos méritos. No caso do nosso patriarca Avraham, D'us não tinha pedido para ele descer ao Egito e fazer milagres, então ele deu um jeito para não precisar dos milagres, iria dizendo que Sarah era sua irmã até eles se acostumarem com a presença dela e "esfriarem" tentando ser apresentados pelo "irmão" que os enrolaria até passar o entusiasmo da chegada da "miss universo" na cidade , e recebendo presentes dos ricos ela estaria protegida contra os assédio dos pobres.
Aprendemos com Avraham uma grande regra da Torá. Que junto com a reza e confiança em D'us devemos fazer meios naturais para receber as bençãos Divinas e mesmo os Tzadikim precisam fazer isso. No caso de Avraham foi feito dessa forma e todo o Tanach está cheio de exemplos assim. Os meios honestos de como ganhar nosso dinheiro não só que não estão em desacordo com a reza e a confiança em D'us mas ainda são um complemento à ela sendo que está escrito que D'us vai nos abençoar em tudo o que fizermos e não em tudo o que não fizermos
Por meio da nossa confiança em D'us, por meio das nossas rezas e das nossas Mitzvot é decretado lá encima quanto vamos receber aqui embaixo e por isso o trabalho deve ser feito somente após cumprirmos nossas obrigações espirituais sendo que ele é só o meio de retirar o que entrou na nossa conta lá encima. Temos que fazer nosso trabalho somente porque é uma ordem Divina , e junto com isso termos fé em D'us e não ver o próprio trabalho em si como algo que pode nos ajudar ou nos prejudicar . Sendo que a ordem Divina é só em relação ao que podemos fazer e D'us não se comporta com tirania com as suas criaturas , quando não temos a possibilidade de fazer o receptáculo, não só que isso não enfraquece a confiança que D'us vai nos dar o nosso pedido, mas serve como prova de que nesse caso específico não precisamos de receptáculo . Por isso quando Sarah foi levada ao palácio do Faraó Avraham ficou confiante que o milagre iria acontecer porque nesse caso ele não tinha o que fazer de uma maneira natural e sabia que restou para Hashem fazer um grande milagre. Porque Hashem pede para fazermos o receptáculo se o receptáculo por si só aparentemente nem ajuda e nem prejudica? Por causa de uma intenção Divina profunda que determina que tudo o que desce de lá de cima para o nosso "mundo da Assiá" vem revestido nas vestimentas da natureza , portanto nós que somos criados à exemplo de cima também precisamos fazer uma "vestimenta" natural para podermos receber as bençãos Divinas. Esses meios naturais são o trabalho , os cuidados com saúde , segurança e etc. Quando não fazemos isso estamos roubando de nós próprios o que Hashem quer nos dar ou obrigando Hashem a nos fazer milagres e descontar dos nossos méritos (e com certeza ainda vamos reclamar que D'us cuida melhor do vizinho) . Mas quando vemos que de verdade não há o que fazer e o único jeito é o milagre, podemos ficar confiantes, os milagres vão acontecer!!!
Essa Parashá é dedicada ao mérito de Alessandro e Marlene Kac Moreira Que no mérito da sua Tzedaká seu filho Victor cresça no estúdio da Torá é no cumprimento das Mitzvot e que Hashem dê à eles muito sucesso nos negócios
Rabino Gloiber sempre correndo mas sempre com você www.ongtora.com |
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