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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá Lech Lecha - Abrahão entra em cena - Ong Torá também. פרשת לך לך



          Nossa Parashá nos conta sobre a descida do nosso patriarca Avraham ao Egito.
          Os egípcios antigos eram obcecados por mulheres e Sarah, nossa matriarca era uma mulher linda. A estatística egípcia de maridos assassinados por terem mulheres lindas seria considerada hoje "risco não segurável" ! Avraham pede à Sarah dizer que é sua irmã por motivos de perigo de vida e para ganharem presentes . Essas duas coisas não fazem parte do perfil de Avraham que estava em um nível espiritual elevadíssimo , em Ur preferiu ser jogado ao fogo do que fazer idolatria, e quando salvou o rei de Sodoma, não aceitou  nem um cordão de sapato de presente. Como então Avraham usa agora essas duas coisas como argumento?
          O Tanach traz muitos casos parecidos mas vamos analisar dois deles. Quando Hashem pediu para Moshe ir ao Faraó e fazer milagres, os próprios milagres eram o objetivo dessa empreitada, mas quando D'us pediu ao profeta Shmuel ir para Beit Lehem nomear um rei no lugar de Shaul , o profeta pergunta :- Como irei, Shaul vai ouvir e me matar! Hashem diz para ele levar uma bezerra e dizer que está indo para lá fazer um korban . Ou seja, o próprio D'us dá uma justificativa para ele. No caso de Shmuel o milagre seria apenas uma necessidade particular e poderia ser evitado com uma desculpa , e Hashem diz para ele justificar dessa maneira para não precisar do milagre. Conclusão: quando uma pessoa pode fazer algo de maneira natural mas no lugar disso espera um milagre, o milagre pode não acontecer , ou acontecer mas ser descontado dos méritos dela e isso não é bem visto pela Torá, mas quando estamos em uma situação que não há outro jeito a não ser um milagre , nesse caso o milagre pode acontecer sem ser descontado dos nossos méritos. No caso do nosso patriarca Avraham, D'us não tinha pedido para ele descer ao Egito e fazer milagres, então ele deu um jeito para não precisar dos milagres, iria dizendo que Sarah era sua irmã até eles se acostumarem com a presença dela e "esfriarem" tentando ser apresentados pelo "irmão" que os enrolaria até passar o entusiasmo da chegada da "miss universo" na cidade , e recebendo presentes dos ricos ela estaria protegida contra os assédio dos pobres.

          Aprendemos com Avraham uma grande regra da Torá. Que junto com a reza e confiança em D'us devemos fazer meios naturais para receber as bençãos Divinas e mesmo os Tzadikim precisam fazer isso.  No caso de Avraham foi feito dessa forma e todo o Tanach está cheio de exemplos assim. Os meios honestos de como ganhar nosso dinheiro não só que não estão em desacordo com a reza e a confiança em D'us mas ainda são um complemento à ela sendo que está escrito que D'us vai nos abençoar em tudo o que fizermos e não em tudo o que não fizermos

         Por meio da nossa confiança em D'us, por meio das nossas rezas e das nossas Mitzvot é decretado lá encima quanto vamos receber aqui embaixo e por isso o trabalho deve ser feito somente após cumprirmos nossas obrigações espirituais sendo que ele é só o meio de retirar o que entrou na nossa conta lá encima.  Temos que fazer nosso trabalho somente porque é uma ordem Divina , e junto com isso termos fé em D'us e não ver o próprio trabalho em si como algo que pode nos ajudar ou nos prejudicar . Sendo que a ordem Divina é só em relação ao que podemos fazer e D'us não se comporta com tirania com as suas criaturas , quando não temos a possibilidade de fazer  o receptáculo, não só que isso não enfraquece a confiança que D'us vai nos dar o nosso pedido, mas serve como prova de que nesse caso específico não precisamos de receptáculo . Por isso quando Sarah foi levada ao palácio do Faraó Avraham ficou confiante que o milagre iria acontecer porque nesse caso ele não tinha o que fazer de uma maneira natural e sabia que restou para Hashem fazer um grande milagre.
          Porque Hashem pede para fazermos o receptáculo se o receptáculo por si só aparentemente nem ajuda e nem prejudica?
Por causa de uma intenção Divina profunda que determina que tudo o que desce de lá de cima para o nosso "mundo da Assiá" vem revestido nas vestimentas da natureza , portanto nós que somos criados à exemplo de cima também precisamos fazer uma "vestimenta" natural para podermos receber as bençãos Divinas. Esses meios naturais são o trabalho , os cuidados com saúde , segurança e etc. Quando não fazemos isso estamos roubando de nós próprios o que Hashem quer nos dar ou obrigando Hashem a nos fazer milagres e descontar dos nossos méritos (e com certeza ainda vamos reclamar que D'us cuida melhor do vizinho) . Mas quando vemos que de verdade não há o que fazer e o único jeito é o milagre, podemos ficar confiantes, os milagres vão acontecer!!!

Essa Parashá é dedicada ao mérito de
Alessandro e Marlene Kac Moreira
Que no mérito da sua Tzedaká seu filho Victor cresça no estúdio da Torá é no cumprimento das Mitzvot e que Hashem dê à eles muito sucesso nos negócios

Rabino Gloiber
sempre correndo
mas sempre com você
www.ongtora.com
                                                     
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